Xavier Soultrait abandona a prova após acidente na 8ª Etapa, com lesões no joelho e cotovelo. Antoine Meo vence pela segunda vez, enquanto Adrien van Beveren mantém-se no topo da classificação geral.
Depois de terminada o África Eco Race, as atenções viram-se agora para o Dakar, com a luta pelas posições cimeiras a estarem ainda em aberto, uma vez que a prova ainda vai a meio.
Após um dia de merecido descanso em La Paz, os concorrentes fizeram um balanço desportivo. Com uma sequência de dificuldades encontradas no terreno, os concorrentes que lutam pelos lugares cimeiros da classificação, têm encontrado inúmeras dificuldades. Que o diga por exemplo Sam Sunderland, que aterrou mal de um salto, e foi obrigado a abandonar. Quem causou sensação foi
Adrien van Beveren, que tinha já dado provas da sua capacidade de pilotagem e navegação nas últimas duas edições do Dakar. Voltou a provar que é necessário contar com ele, depois de ter rodado nos lugares principais da tabela. Especialista na areia, o francês, acompanhado pelo seu companheiro de equipa Xavier de Soultrait, teve vantagem no terreno e soube aproveitá-la. À chegada à Bolívia, Van Beveren perdeu a liderança para Kevin Benivades, ele que é considerado como uma verdadeira esperança para os seus fãs, bastante deliciados por verem um piloto argentino a liderar a prova.
O piloto natural de Salta tornou-se assim a chave do sucesso para a equipa Honda, que ainda pode contar com os serviços de Joan Barreda, que se encontra na 4ª posição. Durante duas especiais que venceu, o espanhol demonstrou que é o mais rápido da equipa, mas teve alguns contratempos, como um erro de navegação na Etapa 3, o que se repetir, o poderá afastar definitivamente da liderança e da vitória final. Mas também a KTM está presente na prova e naturalmente não está disposta a baixar a guarda nesta prova tão mediática e importante para o seu público. Matthias Walkner (em 3º) tem vindo a mostrar uma notável consistência de andamento, enquanto que Toby Price (em 5º) tem mostrado igualmente ser um excelente piloto. Quem deu já nas vistas foi Antoine Meo ( 7º classificado), que venceu a última especial antes do dia de descanso.
Entretanto, realizou-se a 8ª Etapa, num total de 585 km, entre Uyuni e Tupiza, sendo de registar o abandono de Xavier de Soultrait. O piloto sofreu um acidente ao km 147, tendo magoado o joelho e o cotovelo. Apesar de ter colocado o cotovelo no devido lugar, ainda tentou prosseguir em prova por mais 15km, mas a dor insuportável levou-o a ser evacuado por helicóptero até Uyuni e posteriormente para o hospital de La Paz, onde está em observação.
Classificação Geral após a 8ª Etapa
1º Adrien van Beveren – Yamaha
2º Kevin Benavides – Honda
3º Matthias Walkner – KTM
4º Toby Price – KTM
5º Joan Barreda – Honda
6º Antoine Meo – KTM
7º Stefan Svitko – KTM
8º Ricky Brabec – Honda
9º Gerard Guell – KTM
10º Johnny Aubert – GasGas
13º Laia Sanz – KTM
NDR: (Entretanto, e segundo dados recolhidos ontem, domingo, a Etapa 9, a realizar hoje, foi cancelada, devido à possibilidade de tempestade e derrocadas.)