Os responsáveis do Dakar estiveram no passado dia 17 de Junho em Lisboa para a apresentação da edição 2020 desta que é a prova rainha do todo-o-terreno mundial. O evento realizado pela Amaury Sport Organisation (ASO) em colaboração com a Federação de Motociclismo de Portugal e que contou com a presença de Charles Cuypers, Diretor do serviço concorrentes Dakar e Thierry Viardot, Coordenador técnico, decorreu ao longo de todo o dia e dividiu-se em diversas fases.
Começou com um workshop dirigido aos preparadores e responsáveis das equipas portuguesas, onde foram apresentados os novos regulamentos técnicos e as alterações desportivas a implementar na próxima edição. A parte técnica focou-se essencialmente nas motas e nos SSV, nos quais Portugal assume uma posição muito forte no panorama mundial.
Depois deste Workshop que teve lugar no anfiteatro da Federação de Motociclismo de Portugal, teve lugar um almoço com alguns pilotos, ex-participantes no Dakar e potenciais participantes na próxima edição, onde foi também, tal como tinha acontecido na parte da manhã, apresentado o Dakar Challenge que arranca em Portugal já a partir de Setembro próximo.
O Dakar Challenge que coloca de novo Portugal na rota do Dakar, agora por via do campeonato nacional da modalidade (CNTT), engloba duas partes distintas. Começa com o ‘Road to Merzouga’ que permitirá a um piloto de moto e outro de SSV terem acesso a inscrição oferecida pela ASO para o Merzouga Rally 2020. O eleito será aquele que conseguir melhor pontuação no somatório das duas provas que ainda falta disputar esta temporada: a Baja TT Idanha-a-Nova e a mítica Baja Portalegre 500.
Para 2020, o Dakar Challenge prossegue por via do ‘Road to Dakar’. As provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que se realizarem até junho vão permitir, nesse caso, que um piloto de SSV possa ter inscrição gratuita no Dakar 2021, igualmente pelo critério da pontuação conjunta dessas provas. Um prémio que está todavia apenas ao alcance de Rookies, ou seja pilotos estreantes tanto em Merzouga como no Dakar. O Campeonato português passará assim a ter uma ligação mais estreita e direta à marca Dakar, num intercâmbio que se pretende interessante para ambas as partes, com a promoção do Dakar em Portugal e com a divulgação Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno além-fronteiras.