O Dakar 2021 vai ter um regulamento actualizado para as motos com vista a melhorar alguns aspectos de segurança. Uma das directivas previstas de maior destaque é a obrigatoridade dos pilotos passarem a utilizar dispositivos com airbag.
Outra medida preconizada para as motos está na distribuição do roadbook aos pilotos vinte minutos antes do início de cada uma das etapas, ao contrário da edição passada, onde isso só aconteceu em metade das jornadas.
Uma outra revisão para o regulamento 2021 tem a ver com a limitação a seis pneus traseiros para toda a prova, o que forçará os pilotos a serem muito mais conservadores e cautelosos na gestão do andamento nas 12 etapas que compõem o Dakar.
Haverá também um limite para o número de trocas de pistão, bem como impedimento para realização de quaisquer intervenções mecânicas durante os reabastecimentos.
Portanto, estas são as medidas de sublinhado para as motos nesta 43ª edição do Dakar, que tem o prólogo a arrancar no dia 2 de Janeiro de 2021, com a disputa de uma especial de apenas 11 km, em Jeddah, uma metrópole situada às margens do Mar Vermelho, na Arábia Saudita.
A prova decorre até ao dia 15 de Janeiro, com chegada prevista ao mesmo local de partida, em Jeddah, após estarem cumpridos 7646 quilómetros de prova. O Sábado, dia 9, estará reservado, como habitual, para o dia de descanso da caravana Dakariana.
Para esta edição estão inscritos 109 pilotos em moto, de entre um total de 328 veículos. Ao todo vão estar em competição 560 participantes, oriundos de 49 países.