Tal como a Revista MotoJornal já aqui publicou, os pilotos mais rápidos (ou aqueles que não sofreram problemas) já terminaram a 5ª etapa do Rali Dakar 2023, com o francês Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team) a ser o grande vencedor do dia em que, infelizmente, a comitiva portuguesa sofre novo revés: António Maio foi obrigado a abandonar!
O campeão nacional de TT e piloto da Yamaha, já não aparecia nas classificações dos “check points” da 5ª etapa do Dakar desde início, pelo que suspeitávamos que algo de errado se tivesse passado com o piloto luso.
A verdade é que, depois de tanta preparação para estar presente numa prova como esta, António Maio sofreu uma falha técnica que acabou por impedir a sua continuidade na prova.
De acordo com o piloto, que nos explica o que aconteceu nesta 5ª etapa e que levou ao abandono, “Arranquei para a especial e fiz 50 metros quando tive de parar porque corrente da moto partiu. A corrente bateu no cárter e com a força do embate acabou por o partir. As corridas são assim”, referiu um desalentado António Maio que assim termina a sua participação no Rali Dakar de forma inglória.
António Maio vai agora regressar a Portugal para se preparar para o início do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023, competição que arranca com a Baja TT Montes Alentejanos que se cumpre nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro.
Fique atento a www.motojornal.pt para continuar a ficar a par de tudo o que acontece no Rali Dakar 2023. A não perder!