O Prólogo que marcou o início da ação do Rali Dakar 2024 teve apenas 27 km a cumprir contra o relógio, com os pilotos a serem obrigados a percorrer outros 130 km em formato de ligação. O percurso de hoje era em “loop” em AlUla, com o piso de areia a predominar, mas com os pilotos das motos a terem dificuldades acrescidas devido às pedras e alguns pontos complicados em termos de navegação.
Depois deste arranque com o Prólogo – clique aqui para aceder aos resultados e crónica, alguns pilotos portugueses que este ano competem no Rali Dakar já reagiram ao resultado do dia desta sexta-feira.
Um dia que foi, principalmente, para “aquecer” motores e tirar alguma da habitual pressão que os pilotos sentem nos dias antes do arranque da maior e mais dura prova de todo-o-terreno do mundo.
Leia também – Dakar 2024: O guia completo
Aqui ficam as declarações e reações dos pilotos portugueses depois do Prólogo do Rali Dakar 2024
Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory): 16º classificado
“Estamos em AlUla onde decorreu o prólogo de 27 km maioritariamente disputado em piso de areia, com algumas pistas muito rápidas e também com algumas mudanças de direção bruscas que obrigaram a uma atenção redobrada com a navegação. O mais importante foi que me senti bem e tive um bom “feeling” com a moto. A classificação de hoje deixou-me satisfeito e numa boa posição para amanhã que é, sem dúvida, quando vai começar o verdadeiro Rali Dakar com uma etapa longa com muitas horas em cima da moto. Sinto-me contente por estar aqui de novo para mais um Dakar, o importante é manter a concentração, dar o meu melhor quilómetro a quilómetro e dia após dia. Obrigada a todos pelo vosso apoio!”.
António Maio (Drag’On Rally Team): 38º classificado
“O prólogo não correu como tinha em mente. Cometi um erro numa nota ao quilómetro 20 o que me fez perder algum tempo. Devido ao pó a visibilidade era baixa e acabei por me desorientar um bocadinho. Mas, estamos só no início da corrida e ainda há muito trabalho pela frente. A moto está bem e não tive problemas nenhuns. Agora vamos preparar a etapa de amanhã que pelas indicações dadas vai ser dura e com muita pedra”.
Bruno Santos (XRaids Experience): 51º classificado
“Bonito prólogo hoje, totalmente em areia, Waypoints traiçoeiros e fazer muita gente enganada. A mim também me tocou ter que voltar atrás para não deixar escapar. Bom feeling! Hoje fizemos o prólogo do Rali Dakar 2024. O dia correu bem. Apanhámos uma pista arenosa com poucos perigos pelo meio, apenas algumas pedras e erva de camelo. Apesar do percurso ter apenas 27 quilómetros tínhamos muitas notas de navegação e muitos Waypoints. Acabei por cometer um pequeno erro, mas que prontamente corrigi e voltei ao Waypoint correto. Tentei imprimir um ritmo regular e optei por fazer o prólogo de forma controlada para não comprometer o resto da corrida. Estamos preparados para amanhã cumprir a primeira grande etapa desta longa competição”.
Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com): 58º classificado
“Foi uma estreia a conduzir esta nova Honda! A moto superou as minhas expectativas e agora é trabalhar para melhorar a nossa simbiose. O nosso objetivo é testar a moto, competir e acima de tudo levar o nome de Portugal o mais longe possível. Agradeço uma vez mais aos meus patrocinadores a confiança”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar 2024. A não perder!