Infelizmente, esta segunda-feira 15 de janeiro fica marcada por uma notícia que não queríamos dar. De acordo com um comunicado da equipa TwinTrail Racing Team, o piloto Carles Falcón faleceu hoje, já em Espanha, não resistindo às inúmeras lesões que sofreu em resultado de uma queda numa etapa do Rali Dakar 2024.
O piloto espanhol, depois de quase uma semana internado nos cuidados intensivos em hospitais na Arábia Saudita, foi transportado para Espanha, onde se encontrava há dois dias, sendo então acompanhado de perto pela família num momento crítico.
Há poucos minutos, a equipa TwinTrail Racing Team emitiu um comunicado onde, infelizmente, confirmou a morte de Carles Falcón, deixando a família do Rali Dakar de luto. Aqui fica o comunicado na íntegra:
“Esta segunda-feira 15 de janeiro, o Carles deixou-nos. A equipa médica confirmou que os danos neurológicos causados pela paragem cardiorrespiratória no momento do acidente são irreversíveis.
O Carles era uma pessoa sorridente, sempre ativo, que disfrutava com paixão de tudo o que fazia, em especial nas motos. Deixou-nos a fazer algo que era o seu sonho, competir no Dakar. Estava a disfrutar, era feliz em cima da moto. Devemos recordá-lo pelo seu sorriso e pela felicidade que gerava em todos.
Engenheiro informático de formação. Instrutor de motos e guia de viagens por paixão. São muitos os que aprenderam ao seu lado. Ensinava com paciência, energia e felicidade, fazia com que todos disfrutassem das motos. Isto é o que nos deixou e o que iremos manter connosco, todos os que tivemos perto dele, família, amigos, companheiros e apoiantes.
A família e equipa pede que seja dada privacidade nos atos de despedida que se realizem nos próximos dias”.
Carles Falcón era um verdadeiro apaixonado pelas motos, pelas viagens de moto, e, claro, pelo Rali Dakar. Em 2021 começou a desenhar a participação na maior e mais dura prova de todo-o-terreno do mundo, algo que fez em 2022, na categoria Original by Motul ou como também é conhecida Malle-Moto.
Em 2024 regressou ao Rali Dakar, novamente a competir sem assistência. Infelizmente uma queda a poucos quilómetros do final da etapa disputada no passado dia 7 de janeiro deixou Carles Falcón com inúmeras lesões, nomeadamente um edema cerebral, fratura na vértebra C2 e ainda fraturas em costelas, pulso e clavícula.
Quando sofreu a queda, Carles foi prontamente socorrido pela equipa médica do Rali Dakar, que ainda conseguiu reverter a situação de paragem cardiorrespiratória em que se encontrava o piloto espanhol.
A redação da Revista MotoJornal deixa aqui as mais sentidas condolências à família, amigos e equipa de Carles Falcón.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!