Dakar 2025 6ª Etapa – Rui Gonçalves sobe a 13º e Ricky Brabec vence o dia

Ricky Brabec venceu a 6ª Etapa do Rali Dakar. Ross Branch junta-se à lista de desistências. Rui Gonçalves aproxima-se do Top 10 na Geral.

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Conforme a organização do Rali Dakar 2025 tinha avisado, depois do dia de descanso os pilotos das Motos teriam de se preparar para enfrentar etapas bastante longas e complicadas. E esta 6ª Etapa foi disso um bom exemplo, com diversos pilotos a abandonarem a competição, e outros, como António Maio (Franco Sport Yamaha Racing Team), que habitualmente disputa posições dentro dos 25 primeiros, ainda sem chegar ao fim da etapa.

Pela frente neste arranque da segunda semana do Rali Dakar os pilotos das Motos tiveram uma especial de 604 km e um total de 828 km para percorrer. Isto de forma a fazerem a ligação entre Hail e Al Duwadimi.

Conforme referimos, diversos pilotos foram forçados a abandonar a competição.

O primeiro de todos foi Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory), que fruto de estar ainda longe da sua melhor condição física devido a um ano repleto de lesões, decidiu anunciar a sua desistência por não se sentir com capacidade para continuar pois, como o próprio referiu, “O corpo já não aguenta mais”.

Depois, já no decorrer da 6ª Etapa, vimos pilotos como Bradley Cox (BAS World KTM Racing Team) sofrer uma queda logo no arranque da especial. O sul-africano ainda tentou prosseguir, mas sentiu dores no pescoço e chamou o helicóptero de assistência da organização e abandonou.

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Outro dos ‘nomes grandes’ do Rali Dakar, Ross Branch (Hero MotoSports Team Rally), sofreu uma queda ao km 48.

O campeão mundial de Rally Raid tinha sido bastante sólido na sua prestação até ao final da primeira semana de prova, ocupando a 3ª posição na Geral, mas nesta 6ª Etapa foi mesmo obrigado a ser transportado por helicóptero para o hospital onde lhe foi diagnosticado uma concussão e realizados diversos exames que afastam cenário de lesões graves em Ross Branch. A desistência foi inevitável.

Com tudo isto a acontecer, o dia acabou por ser conquistado pelo campeão em título do Rali Dakar: Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC).

O piloto americano decidiu finalmente partir ao ataque e levou a melhor no final da etapa de hoje com um tempo total de 5H00m51s para cumprir a especial, tendo sido seguido de muito perto pelo seu companheiro de equipa Adrien Van Beveren que precisou de apenas mais 23 segundos para atingir a meta.

O Top 3 da 6ª Etapa fica completo com a presença de Jose Ignacio Cornejo que de certa forma amenizou o rude golpe que foi a desistência de Ross Branch para a equipa Hero MotoSports Team Rally, cujo seu líder em termos de estratégia é o português Joaquim Rodrigues Jr.

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Destaque ainda para a prestação do americano Mason Klein. Um dos grandes talentos do off road e dos Rally Raid em especial, não tem tido um Rali Dakar fácil, com diversos problemas na sua Kove. Mas Klein consegue começar a segunda semana de forma bastante positiva ao ser o 7º mais rápido na 6ª Etapa.

Com isto tudo, a classificação Geral do Rali Dakar neste arranque de segunda semana de competição mostra-nos que Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) continua firme na liderança da prova, tendo 11m46s de vantagem sobre Tosha Schareina (Monster Energy Honda HRC).

Aliás, a equipa Honda está em força na classificação Geral, pois ocupa todas as posições de 2º a 5º: Tosha Schareina, Adrien Van Beveren, Ricky Brabec e Skyler Howes. E ainda tem Pablo Quintanilla em 7º. Uma verdadeira demonstração do poderio da armada japonesa que, recordamos, é liderada estrategicamente pelo português Ruben Faria.

Quanto aos pilotos portugueses, esta etapa foi bastante positiva para aquele que tem sido o nosso melhor representante.

Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) conseguiu o 16º tempo do dia, perdendo um pouco mais de 12 minutos para o vencedor Ricky Brabec. Porém, a melhor notícia para o piloto de Vidago foi que esta performance lhe permitiu ascender diversas posições na Geral das Motos, aproximando-se bastante do desejado Top 10, ocupando agora a 13ª posição depois de seis etapas competitivas.

Já Bruno Santos (BS – Frutas Patrícia Pilar), depois dos problemas mecânicos que sofreu na sua Husqvarna 450 Rally Factory ao longo da maratona que encerrou a primeira semana de prova, até conseguiu estar a rodar a bom ritmo entre os 40 melhores na etapa durante grande parte da especial.

Porém – e ainda precisamos de saber pelas explicações do piloto de Torres Vedras o que aconteceu – nos quilómetros finais contra o cronómetro alguma coisa terá acontecido que fez com que Bruno Santos se tenha atrasado. Fechou a etapa em 77º.

Por fim, temos de referir António Maio. O Major da Guarda Nacional Republicana e piloto da Franco Sport Yamaha Racing Team (no momento em que escrevemos este texto) ainda não aparece como tendo terminado a etapa.

O pluricampeão nacional de TT foi obrigado a parar a 65 km da meta com problemas na sua Yamaha WR450 Rally. Iremos atualizar este artigo assim que tivermos mais novidades.

Resultados da 6ª Etapa do Rali Dakar

1 – Ricky Brabec (Honda) – 5H00m51s

2 – Adrien Van Beveren (Honda) – +23s

3 – Jose Ignacio Cornejo (Hero) – +51s

4 – Tosha Schareina (Honda) – +2m27s

5 – Luciano Benavides (KTM) – +3m36s

6 – Lorenzo Santolino (Sherco) – +3m47s

7 – Mason Klein (Kove) – +4m22s

8 – Skyler Howes (Honda) – +5m59s

9 – Daniel Sanders (KTM) – +5m43s

10 – Pablo Quintanilla (Honda) – +5m46s

16 – Rui Gonçalves (Sherco) – +12m28s

77 – Bruno Santos (Husqvarna) – +2H44m23s

Classificação Geral do Rali Dakar

1 – Daniel Sanders – 35H18m49s

2 – Tosha Schareina – +11m46s

3 – Adrien Van Beveren – +19m11s

4 – Ricky Brabec – +23m18s

5 – Skyler Howes – +27m25s

6 – Luciano Benavides – +30m08s

7 – Pablo Quintanilla – +40m52s

8 – Jose Ignacio Cornejo – +44m39s

9 – Lorenzo Santolino – +1H09m28s

10 – Edgar Canet – +1H16m59s

13 – Rui Gonçalves – +2H12m52s

52 – Bruno Santos – +13H11m01s

Antevisão da 7ª Etapa do Rali Dakar

Al Duwadimi – Al Duwadimi

Especial de 455 km / Total de 719 km

Num percurso que será diferente entre as diversas categorias, os pilotos terão aqui uma grande oportunidade para fazer boas diferenças na classificação Geral. Será mais um dia longo, mas que terminará ainda de dia. Vai ser uma etapa com muita navegação, zonas rápidas misturadas com zonas mais lentas, e, para terminar em beleza, um pouco de tilhos de montanha.

Atualização:

Durante a 6ª Etapa os helicópteros de assistência foram chamados para ajudar os pilotos no percurso por inúmeras vezes, tendo de permanecer no percurso até bastante tarde. Como resultado desta situação, o arranque da 7ª Etapa vai ser ligeiramente atrasado de forma a permitir que os helicópteros tenham tempo para se posicionar na manhã de amanhã.

Por outro lado, os pilotos irão começar por seguir um percurso de 188 km de estrada para aquele que passará a ser o novo local de arranque, inicialmente definido como CP2 no percurso original. Os primeiros pilotos das Motos são esperados neste local de arranque pelas 8H00, horas locais.

A especial para as Motos terá então uma distância de 411 km, ligeiramente menos do que o originalmente previsto.

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