Estamos já em plena segunda semana de competição naquela que é a 47ª edição do Rali Dakar. A 7ª Etapa da maior e mais dura prova de todo-o-terreno no Mundo incluiu um percurso ligeiramente alterado por questões logísticas relacionadas com os helicópteros de assistência aos pilotos, sendo que a especial de hoje, um “loop” em Al Duwadimi, tinha uma distância de 411 km.
Depois de Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC) ter arrancando com vitória a segunda semana do Rali Dakar, desta feita foi Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) a prosseguir a sua caminhada que, cada vez mais, parece destinada a terminar em vitória nesta edição de 2025.
O até agora único líder das Motos – líder desde o Prólogo! – regressou às vitórias após ter visto os rivais da Honda em maior destaque nos dias anteriores.
Daniel Sanders precisou de 4H10m33s para percorrer a especial em Al Duwadimi, garantindo o melhor tempo e com isso a quinta vitória em etapas do Rali Dakar. Um resultado que permite ao australiano da KTM reforçar a liderança na classificação Geral, isto num momento em que as diferenças de tempo começam a ser relevantes tendo em conta as contas finais da prova e no que à discussão pela vitória diz respeito.
Leia também – Rali Dakar 2025: O Guia Completo
Para a KTM este foi um dia bastante positivo, pois o “rookie” Edgar Canet conseguiu ser segundo melhor na 7ª Etapa, o melhor entre os pilotos da categoria Rally 2, e com isto ofereceu à marca austríaca uma excelente dobradinha na frente de três motos oficiais da Honda, com Tosha Schareina a ser o terceiro mais rápido do dia, seguido por Pablo Quintanilla e Adrien Van Beveren.
Brabec, que ontem tinha vencido, acabou hoje por sofrer bastante com o facto de ter de abrir pista, e naturalmente perdeu bastante tempo. Acabou precisamente a fechar o Top 10 da etapa, sendo que entre os dez melhores encontramos um português: Rui Gonçalves.
O piloto de Vidago e que compete pela Sherco Rally Factory está em crescendo depois de ter ultrapassado as maiores dificuldades da primeira semana. Já tinha sido 5º numa etapa e nesta 7ª Etapa levou a moto francesa até um muito positivo 8º lugar, reforçando o seu 13º lugar na classificação Geral das Motos.
Entre os pilotos portugueses assistimos hoje à confirmação do abandono de António Maio (Franco Sport Yamaha Racing Team), que sofreu diversos problemas mecânicos na sua Yamaha WR450 Rally no dia de ontem, nomeadamente a ver a sua embraiagem a ceder por completo, e o Major da Guarda Nacional Republicana a não ter outra opção a não ser a desistência neste Rali Dakar.
Felizmente para as cores nacionais Bruno Santos (BS – Frutas Patrícia Pilar) conseguiu recuperar o ritmo (e a sua moto) depois de alguns dias em maior dificuldade. O piloto de Torres Vedras, a cumprir o seu segundo Dakar, foi o 37º mais rápido a cumprir a especial, e isso significa uma subida também em termos de posições na classificação Geral.
Declarações dos pilotos portugueses
Rui Gonçalves #19
“Aqui estamos depois da 7ª Etapa. Foi outro dia longo, mas senti-me bem desde o início, e o ritmo foi bastante rápido em algumas secções. Também tivemos bastante navegação, por isso permanecer focado era essencial, e consegui evitar erros de maior. Rodei a maior parte do dia sozinho, mantendo o meu ritmo, e trouxe a moto para o bivouac em 8º. Estou bastante satisfeito e já penso em amanhã. Por agora, vou recuperar do esforço de hoje e tenho como objetivo fazer outra etapa sólida amanhã”.
Bruno Santos #35
“Mais um dia concluído, um dia muito extenso, com 700 km em cima da moto, mas felizmente já sem qualquer tipo de percalços. Tive de fazer uma corrida de trás para a frente. Fui dos últimos pilotos a partir devido ao atraso que tive na etapa de ontem, mas hoje, sem problemas, já consegui finalizar em posições mais cimeiras, o que me vai permitir partir e rolar bem mais à frente na etapa de amanhã. Foi uma etapa com pistas muito variadas. Apanhámos valas, pedras, algumas dunas, não muitas, terrenos mais duros e outros mais arenosos. Foi um dia muito interessante. Penso que vamos ter mais dois dias assim antes de chegarmos à zona do Empty Quarter, onde vamos finalizar este Dakar com três etapas de dunas e areia, típicas dessa região. Estou contente por estar a superar estes desafios, por poder continuar neste Dakar que tem sido muito exigente, que já atirou muitos pilotos para fora da corrida e naturalmente estou contente por eu continuar aqui”.
António Maio #30
“Não era isto que eu queria dizer, mas de facto esta aventura para nós terminou e de que maneira. A etapa de ontem era mesmo muito longa e começou logo com uma avaria ao km 2, com uma vela partida. O Mário Franco trouxe-me a vela, mas quando ele chegou já tinham passado bem mais de duas horas. Parti e o receio passou a ser terminar a etapa de noite. Tentei vir o mais rápido possível e estava a rolar bem quando, por volta do km 550 já de noite e a faltarem 50 para terminar a especial fiquei sem embraiagem. No meio do nada onde eu estava, não havia nada a fazer e começou a outra parte da aventura. Começou quando o helicóptero nos atirou um saco de comida e água, para mim e para um indiano que também tinha ficado próximo. Tivemos de procurar os mantimentos de noite e encontramos tudo espalhado no meio das dunas. Depois foram mais duas horas à espera do camião vassoura. Seguiram-se mais de 16 horas no camião à procura de caminho para aqui, no meio daquelas dunas. Foi uma noite sem dormir nada, mas já cá estou, a moto já aqui está. Foi o possível. Estava-me a sentir muito bem e a moto também estava a corresponder. Acho que poderia ter sido uma segunda semana muito boa para nós, mas é assim que as coisas acontecem e voltaremos seguramente mais forte. Obrigado a todos os que tornam esta minha participação possível”.
Resultados da 7ª Etapa do Rali Dakar
1 – Daniel Sanders (KTM) – 4H10m33s
2 – Edgar Canet (KTM) – + 3m36s
3 – Tosha Schareina (Honda) – +3m47s
4 – Pablo Quintanilla (Honda) – +5m27s
5 – Adrien Van Beveren (Honda) – +6m56s
6 – Luciano Benavides (KTM) – +7m24s
7 – Jose Ignacio Cornejo (Hero) – +8m04s
8 – Rui Gonçalves (Sherco) – +8m46s
9 – Lorenzo Santolino (Sherco) – +9m27s
10 – Ricky Brabec (Honda) – +10m01s
37 – Bruno Santos (Husqvarna) – +57m42s
Classificação Geral do Rali Dakar
1 – Daniel Sanders – 39H29m22s
2 – Tosha Schareina – +15m33s
3 – Adrien Van Beveren – +26m07s
4 – Ricky Brabec – +33m19s
5 – Luciano Benavides – +37m32s
6 – Skyler Howes – +38m48s
7 – Pablo Quintanilla – +46m19s
8 – Jose Ignacio Cornejo – +52m43s
9 – Lorenzo Santolino – +1H18m55s
10 – Edgar Canet – +1H20m35s
13 – Rui Gonçalves – +2H31m38s
49 – Bruno Santos – +14H08m43s
Antevisão da 8ª Etapa do Rali Dakar
Al Duwadimi – Ríade
Especial de 483 km / Total de 733 km
Mais uma especial que tem tudo para ser variada. Os principais candidatos à vitória terão aqui nova oportunidade para se defrontarem de uma forma mais direta, num momento da prova em que os conta-quilómetros das motos já terão acumulados milhares de quilómetros que devem estar por esta altura a causar os seus ‘danos’. Por esta altura o Rali Dakar já será uma mistura de força mental, física e também mecânica.
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados do Prólogo
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 1ª Etapa
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 2ª Etapa (primeira parte)
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 2ª Etapa (segunda parte)
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 3ª Etapa
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 4ª Etapa
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 5ª Etapa
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 6ª Etapa
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!