Dakar 2025 8ª Etapa – Luciano Benavides vence e Rui Gonçalves mais próximo do Top 10

Luciano Benavides vence 8ª Etapa do Rali Dakar. Tosha Schareina aproxima-se do líder Daniel Sanders. Rui Gonçalves sonha com o Top 10.

dakar

Esta segunda-feira cumpriu-se a 8ª Etapa do Rali Dakar, a maior e mais dura prova de todo-o-terreno no Mundo que se disputa até à próxima sexta-feira nos trilhos da Arábia Saudita. E foi precisamente rumo à capital saudita, Ríade, que os pilotos das Motos que ainda se conseguem manter em competição rumaram, tendo partido de Al Duwadimi.

A especial cronometrada de hoje tinha um ‘menu’ de 483 km em modo “time attack”, sendo este dia uma possível altura para os que ainda sonham com melhores posições conseguirem recuperar mais tempo do que o habitual.

No que à discussão pela vitória nesta 47ª edição do Rali Dakar diz respeito, essa batalha muito particular parece estar exclusivamente centrada em Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing), líder desde o Prólogo e piloto com maior número de vitórias em etapas neste ano de 2025, e o espanhol Tosha Schareina (Monster Energy Honda HRC).

Leia também – Rali Dakar 2025: O Guia Completo

dakar
Foto @ Edophoto

A equipa japonesa liderada estrategicamente pelo português Ruben Faria perdeu nesta 8ª Etapa um dos seus pilotos mais fortes, o chileno Pablo Quintanilla. Uma queda à passagem do quilómetro 133 deixou Quintanilla com fortes queixas num dos ombros, e por isso o piloto da armada Honda não teve outra opção a não ser optar pelo abandono.

Ainda assim, a formação japonesa está muito forte, e na verdade esta reta final de Rali Dakar parece que será uma luta de ‘David contra Golias’, neste caso Daniel Sanders e a sua KTM 450 Rally contra inúmeros pilotos Honda que o perseguem constantemente, nomeadamente Tosha Schareina.

O espanhol aproveitou da melhor forma o facto de Sanders ter sido obrigado a abrir pista depois da vitória na 7ª Etapa, e com isto Schareina aproveitou para se manter entre os primeiros ao longo da especial e amealhar bastante tempo de bonificação.

Essa estratégia permitiu-lhe ganhar algum tempo a Sanders, mas a vitória na 8ª Etapa viria a ser conquistada por Luciano Benavides (Red Bull KTM Factory Racing). O argentino e Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda HRC) pararam junto de Quintanilla para o ajudar no momento da queda, e a organização viria a devolver-lhes o tempo que pararam para assistir o piloto da Honda que caiu e, como referimos, abandonou o Rali Dakar.

Depois de devolvido o tempo, Benavides venceu com uma vantagem de 2m08s para Van Beveren, enquanto Tosha Schareina foi 3º a 2m14s.

Para Daniel Sanders a vitória não foi possível, foi 7º, mas ainda assim o australiano da KTM aguentou bem a pressão dos pilotos Honda. Não cedeu mais do que 4m30s para Schareina, e isso permite-lhe manter uma boa margem de segurança no que à classificação Geral das Motos diz respeito.

E para o piloto da KTM a boa notícia é que na 9ª Etapa vai poder partir atrás dos seus rivais Honda, e com isso tem hipótese de recuperar tempo e voltar a reforçar a sua liderança, numa altura em que começam a faltar dias para recuperar de qualquer erro, ou, no caso de Tosha Schareina, colocar mais pressão sobre o líder até agora incontestado do Rali Dakar 2025.

Quanto à participação dos pilotos portugueses, e agora são apenas dois em competição depois do abandono de António Maio no dia anterior, Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) voltou a estar a grande nível nesta chegada a Ríade.

O piloto de Vidago foi o 11º melhor na etapa perdendo 14m13s para Luciano Benavides, mas o melhor é que conseguiu com este resultado ascender duas posições na classificação Geral das Motos, estando agora em 11º a pouco mais de 30 minutos do tão desenhado e sonhado Top 10.

Já Bruno Santos (BS – Frutas Patrícia Pilar) tem estado a recuperar o ritmo (e alento) depois de vários dias de contratempos com a sua Husqvarna 450 Rally Replica. O piloto de Torres Vedras fechou a especial desta 8ª Etapa com o 34º tempo, e na Geral ascende duas posições para ser agora o 47º.

Declarações dos pilotos portugueses

Rui Gonçalves #19

“Estou satisfeito com este 11º lugar de hoje! Tivemos um pouco de tudo: secções rápidas, partes técnicas, pedras, areia e dunas. Rodei muito tempo com o Santolino e o Brabec, e consegui manter um bom ritmo ao longo da etapa. Senti-me ótimo e totalmente confiante com a moto. A nossa equipa está a fazer um excelente trabalho e quero agradecer-lhes, assim como a todos os que me continuam a apoiar”.

Bruno Santos #35

“Hoje foi um dia muito interessante e bem longo neste Dakar. De especial foram quase 500 km. A ligação também era extensa, foram quase 800 km ao todo. No início alternámos entre zonas rápida e outras mais empedradas, mas sempre com muita atenção na navegação. Depois voltámos a passar por zonas mais rápidas e por fim, por pistas mais perigosas, mais empedradas, mas sempre com muita velocidade. Tivemos ainda direito a algumas dunas no final. Ainda não tivemos muitas até ao momento. Pude rolar todo o dia sozinho, sem outros pilotos por perto, sem pó e sem percalços. Foi um dia intenso, longo, mas estou muito contente por estar à chegada e pronto para partir para o dia de amanhã”.

Resultados da 8ª Etapa do Rali Dakar

1 – Luciano Benavides (KTM) – 4H50m46s

2 – Adrien Van Beveren (Honda) – +2m08s

3 – Tosha Schareina (Honda) – +2m14s

4 – Ricky Brabec (Honda) – +4m21s

5 – Skyler Howes (Honda) – +4m59s

6 – Michael Docherty (KTM) – +6m28s

7 – Daniel Sanders (KTM) – +6m44s

8 – Edgar Canet (KTM) – +7m11s

9 – Jose Ignacio Cornejo (Hero) – +7m33s

10 – Toni Mulec (KTM) – +10m48s

11 – Rui Gonçalves (Sherco) – +14m13s

35 – Bruno Santos (Husqvarna) – +53m02s

Classificação Geral do Rali Dakar

1 – Daniel Sanders – 44H26m52s

2 – Tosha Schareina – +11m03s

3 – Adrien Van Beveren – +21m31s

4 – Luciano Benavides – +30m48s

5 – Ricky Brabec – +30m56s

6 – Skyler Howes – +37m03s

7 – Jose Ignacio Cornejo – +53m32s

8 – Edgar Canet – +1H21m02s

9 – Tobias Ebster – +1H52m13s

10 – Stefan Svitko – +1H57m41s

11 – Rui Gonçalves – +2H29m07s

47 – Bruno Santos – +14H55m01s

Foto @ Edophoto

Antevisão da 9ª Etapa do Rali Dakar

Ríade – Haradh

Especial de 357 km / Total de 589 km

Continua a expedição pela Arábia Saudita. O caminho rumo a Haradh vai levar a caravana rumo ao Sul, na sua grande maioria num percurso rápido. Uma especial mais curta que será particularmente bem-vinda pelos pilotos que se destacam pela sua velocidade pura. Provavelmente teremos aqui uma enorme dose de estratégia por parte dos primeiros classificados, mas não poderão esquecer-se de acelerar para não se deixarem surpreender.

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados do Prólogo

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 1ª Etapa

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 2ª Etapa (primeira parte)

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 2ª Etapa (segunda parte)

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 3ª Etapa

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 4ª Etapa

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 5ª Etapa

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 6ª Etapa

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 7ª Etapa

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!