Todos aqueles que conduzem uma moto devem estar devidamente equipados com equipamentos específicos e homologados, para garantir a nossa segurança. Capacete, luvas, botas, blusão, calças… existe um “sem fim” de equipamentos de moto para todos os motociclistas, gostos e carteiras (leia-se: preço). Mas muitos motociclistas esquecem-se do básico: manter os equipamentos de moto limpos!
Ao contrário de um automóvel, em que vamos sentados no interior do veículo, num habitáculo fechado e por isso tendencialmente mais limpo, numa moto estamos expostos aos elementos. Seja chuva, poeiras, lama, insetos e até os raios ultravioletas mais intensos nos dias de verão. Tudo isto faz com que os nossos equipamentos de moto fiquem sujos e se degradem mais rapidamente.
Seja um equipamento mais barato ou mais caro, todos merecem ser limpos de forma a garantir que mantêm as suas características por um período mais alargado de tempo. E com isso maximizamos a nossa própria segurança ao andar de moto.
Então como é que devemos fazer a limpeza dos equipamentos? Veja aqui as nossas dicas de como limpar os seus equipamentos de moto!
Os equipamentos podem ser fabricados numa enorme variedade de materiais. Os de pele são particularmente delicados. Os especialistas das limpezas sabem que este tipo de material não deve ser limpo com produtos demasiado agressivos. E aqui estamos a falar de detergentes ou até das esponjas muitas vezes usadas para aplicar os produtos de limpeza.
Os equipamentos em pele devem ser limpos com uma dose de cuidado (e paciência!) adicional.
Quando são novos, estes equipamentos em pele apresentam um brilho que os torna bastante apelativos. As cores são tingidas na pele para que o equipamento ganhe o aspeto desejado pelo fabricante. Para evitar que a cor desbote e a pele comece a apresentar pequenas fissuras ou rasgos, este tipo de equipamento deve ser limpo com uma toalha de pelos suaves (se possível microfibra) molhada com água morna e sabão neutro.
Para limpar a superfície de pele devem ser realizados movimentos circulares suaves, mas vigorosos, de forma a que os poros da pele se abram um pouco, permitindo assim que a sujidade entranhada saia.
Depois da pele estar limpa e seca, devemos aplicar um produto que hidrate a pele. Existem produtos específicos vendidos em casas da especialidade, e até mesmo os próprios fabricantes dos equipamentos disponibilizam pequenos kits de limpeza que já incluem tudo o que é necessário, incluindo este acabamento para hidratação. Desta forma, garantimos que para além da pele estar limpa está também hidratada, mantendo a sua flexibilidade.
No caso dos equipamentos de tecido diferente da pele, a principal coisa que devemos ter em conta é se estes equipamentos contam com membrana impermeável ou não. Se não tem membrana impermeável ou um acabamento semelhante, é possível colocar o equipamento de moto na máquina de lavar e selecionar um programa de lavagem suave, a baixa temperatura, e, se possível, a baixa rotação do tambor da máquina.
Já no caso dos equipamentos de moto com membranas impermeáveis ou Gore-tex, é necessário ter alguns cuidados especiais na sua limpeza.
Tudo porque os movimentos de torsão e tração durante a rotação da máquina de lavar ajudam a degradar este tipo de materiais. Colocar um equipamento deste tipo numa máquina de lavar é simplesmente massacrar desnecessariamente o material.
E não pense que se fizer isto depois pode reclamar em garantia que o fabricante aceita a garantia! Os fabricantes de equipamentos de moto têm capacidade de perceber quando um determinado material é sujeito a situações para as quais não foi pensado. Por isso, pense bem se quer mesmo uma lavagem rápida de um equipamento na máquina de lavar roupa.
Mais uma vez o nosso conselho é usar água e sabão. Por vezes o mais simples é o melhor. E também um pano de tecido suave. Tal como nos equipamentos em pele, no caso dos materiais Gore-tex ou com membranas impermeáveis é necessário limpar os equipamentos com movimentos suaves. Faça esta limpeza com tempo, pois a pressa é inimiga da perfeição.
Estes conselhos de limpeza são válidos para blusões, calças ou luvas. Inclusivamente para fatos de pista em pele.
A limpeza do capacete, pelo menos do seu exterior, é algo relativamente simples de se fazer. Materiais abrasivos não devem ser usados! E, por exemplo, uma esponja com superfície verde, mais agressiva, é algo que nem deve estar ao pé de si quando estiver a limpar o capacete.
Água, sabão e um pano microfibra devem ser os materiais usados para esta operação de manutenção.
Caso alguma sujidade teime em não sair da superfície exterior do capacete, é possível usar uma esponja suave. Não faça movimentos demasiado fortes. É preferível passar várias vezes com um pano na zona que apresenta sujidade mais entranhada. Movimentos suaves, de forma a “amolecer” a sujidade e assim facilitar a sua remoção.
A viseira é um componente especialmente sensível de um capacete.
Neste caso o ideal será mesmo remover a viseira do capacete seguindo as instruções do fabricante, e usar água morna e sabão para remover impurezas e a gordura que se acumula na superfície. Há produtos específicos para facilitar esta operação de limpeza de viseiras, incluindo panos húmidos com um detergente especial.
Mas uma coisa que deve ser evitada a todo o custo é o uso de líquido para limpar vidros! Os seus compostos são demasiado agressivos para os materiais em que as viseiras são fabricadas. Água, sabão e os nossos dedos é tudo o que devemos usar para limpar a viseira do capacete. caso não seja possível utilizar produtos específicos.
E caso a viseira do seu capacete esteja equipada com um Pinlock, uma película que se coloca no lado interno da viseira para evitar o embaciamento da mesma, deverá ter uma dose adicional de cuidado pois a película de Pinlock é particularmente sensível e fina. Deverá reduzir ao mínimo a limpeza desta película.
Se a limpeza do exterior do capacete é relativamente simples, o interior é um pouco mais complicado.
Tudo começa pela remoção das almofadas que fazem parte do forro interno. Deve usar água morna num alguidar, sabão de PH neutro, e lavar à mão evitando esfregar o tecido do forro com muita força para não estragar o próprio tecido, criando, por exemplo, os chamados borbotos.
Há alguns fabricantes que já anunciam que os forros dos seus capacetes podem ser lavados numa máquina de lavar roupa convencional. Confirme que o forro do seu capacete tem esta indicação antes de o lavar. E se decidir mesmo assim lavar o forro na máquina, selecione o programa de lavagem delicado. Mas tenha em conta que uma lavagem manual mantém durante mais tempo o “feeling” original do tecido.
Como extra, pode também utilizar algum “desodorizante” específico para interior de capacete. Estes produtos ajudam a higienizar o interior do capacete. Por outro lado, muitos destes desodorizantes têm aromas específicos, o que poderá ser algo agradável a ter em conta.
Não use a máquina de secar para eliminar a humidade do forro do capacete. Nem deixe o forro exposto diretamente ao sol durante muito tempo. É preferível colocar as esponjas a secar numa zona à sombra e seca. Se secar o forro numa garagem ou numa sala fechada em vez de ser ao ar livre, pode mesmo optar por usar um desumidificador para facilitar a secagem das esponjas antes de as recolocar na sua posição no interior do capacete.
Por último, apenas queremos deixar a indicação que o interior de um capacete deve ser limpo, no mínimo, duas vezes por ano. Mas sempre que verificar que os forros estão a apresentar odores estranhos ou tenha utilizado o capacete num dia de muito calor o que leva a maior transpiração, tenha o cuidado de limpar o forro ou deixar a secar numa zona arejada.
Quanto aos restantes equipamentos de moto que referimos, e partindo do princípio que o caro leitor está atento aos sinais de sujidade, devem ser limpos sempre que necessário. O mais normal é após uma viagem mais longa e que deixa os equipamentos cravejados de mosquitos. É importante limpar os equipamentos. Não deixe esta sujidade secar, pois será um fator de desgaste adicional dos materiais.