Dicas – Cuidados a ter no regresso à estrada com a sua moto

As condições climatéricas começam a melhorar e vai voltar à estrada com a sua moto. Aqui ficam algumas dicas importantes.

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A primavera aproxima-se a “alta velocidade” e as condições climatéricas em Portugal vão dando sinais de que os motociclistas podem começar a voltar a planear os seus passeios e viagens de moto. Pelo menos para aqueles que não rodam de moto no inverno, pois, felizmente, há aqueles indefetíveis que utilizam a sua moto ao longo de todo o ano. Para os que “hibernam”, preparámos um conjunto de dicas básicas para ajudar no regresso à estrada.

Após o denominado período de hibernação adotado por alguns motociclistas, período em que a moto fica resguardada das intempéries dos meses de inverno, é essencial fazer uma inspeção à sua moto antes de voltar à estrada.

Entres os diversos elementos e componentes a ter em atenção nesta inspeção de regresso à estrada deverá ter em conta detalhes como a bateria, os travões e, claro, os imprescindíveis pneus.

Neste conjunto de dicas que a Revista MotoJornal aqui publica neste artigo, realçamos várias verificações para evitar o risco de perder o controlo da moto.

Leia também – Dicas: Quando devo mudar o pneu dianteiro da moto?

dicasVerificar a bateria, os travões, os níveis de líquidos, as lâmpadas e a corrente

Após vários meses em repouso, é necessário verificar certos elementos, como a bateria, os níveis de líquidos e o funcionamento das lâmpadas.

O nível de carga da bateria pode diminuir durante um período de paragem prolongado. Neste caso, existem no mercado de acessórios de moto diversas opções que permitem carregar a bateria no caso de estar abaixo do nível exigido.

Verifique qual o modelo de carregador / booster indicado para a bateria da sua moto.

No caso da bateria, o nível de carga é naturalmente o mais importante a verificar, embora possa ser necessário limpar os terminais.

No entanto, e aqui já a pensar no futuro, considere investir num carregador de bateria. Neste caso irá gastar dinheiro neste equipamento, mas esse investimento será depois compensado evitando ter de comprar uma bateria nova, habitualmente mais dispendiosa. Os carregadores mais modernos contam com função de manutenção da bateria, ideal para manter a bateria sempre pronta a arrancar a moto.

dicasNa inspeção de regresso à estrada tenha particular atenção a pequenas fugas de líquido de refrigeração, do líquido de travões ou até mesmo fugas de óleo do motor que também podem ocorrer, sem serem facilmente detetáveis, representando um verdadeiro risco para a segurança do condutor e a fiabilidade da moto.

No capítulo da segurança verifique também as lâmpadas e o sistema de iluminação. Além de serem um elemento importante para a sua segurança, uma luz intermitente não funcional pode resultar numa multa.

E o dinheiro que gastar a pagar a multa poderia perfeitamente ser usado para pagar gasolina e fazer ainda mais quilómetros na sua moto!

Além disso, ao colocar a moto novamente em funcionamento, é um bom momento para verificar pontos importantes, como a espessura das pastilhas de travão e a tensão e lubrificação da corrente.

dicasNo que diz respeito às pastilhas de travão, vários fatores devem ser considerados: o desgaste das pastilhas, a pressão e o estado das tubagens, bem como o nível e a qualidade do líquido de travão.

Por fim, o desgaste da corrente de transmissão final deve ser verificado quanto à sua tensão e lubrificação, para evitar o risco de quebra.

Caso a sua moto esteja equipada com correia, e embora não seja necessário lubrificar, deverá verificar se a correia apresenta desgaste anormal, ou se está ressequida apresentando fissuras, que podem ser quase invisíveis.

Verificar o desgaste e a pressão dos pneus

Os pneus de uma moto são um elemento crucial para uma condução segura. Controlá-los é, portanto, fundamental antes de regressar à estrada, especialmente após um período sem uso.

Na verdade, todos os pneus, mesmo novos, podem sofrer pequenas perdas de pressão, especialmente quando a moto não está em movimento. Isso pode dever-se a uma válvula defeituosa, a uma vedação imperfeita com a jante, entre outros fatores.

É importante manter os pneus a um nível ótimo de pressão para garantir o desempenho total da moto e, ao mesmo tempo, manter-se seguro na estrada. A pressão recomendada geralmente está indicada numa etiqueta localizada no protetor de corrente ou braço oscilante da moto. Se tiver dúvidas sobre a pressão correta dos pneus, é importante procurar aconselhamento profissional ou verificar os níveis certos no manual de instruções.

Além dos riscos de perda de controlo e aumento do consumo, pneus com pressão insuficiente geram um sobreaquecimento e representam riscos significativos que podem, em casos mais extremos, terminar com um pneu rebentado.

Também é importante verificar o desgaste dos pneus através dos indicadores presentes nas ranhuras. Se forem observadas fendas, é recomendado proceder rapidamente à sua substituição.

Tendo em conta que os únicos pontos de contacto entre a moto e a estrada são os pneus, tenha especial atenção a estas dicas.

E por falar em pneus, e no caso da sua moto estar parada há muito tempo na garagem, com os pneus apoiados no solo, convém perceber se os mesmos não apresentam um formato “achatado” ou “quadrado”. Para evitar esta situação, considere adquirir um conjunto de cavaletes que eleva a moto do solo.

As motos com descanso central devem estar guardadas no descanso central para evitar esta situação.

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