Os pilotos portugueses continuam a dar que falar além-fronteiras, competindo nas mais diversas modalidades do motociclismo. Neste caso falamos das prestações de Diogo Vieira, piloto que compete no Mundial de SuperEnduro com apoio da GasGas Portugal e que conseguiu este ano a melhor classificação de sempre de um piloto português neste mundial!
Com o 5º lugar no GP da Alemanha II em Riesa, um resultado que é fruto da combinação dos 5º, 8º e 4º lugares nas três finais do dia que marcou o fim do Mundial de SuperEnduro 2022, Diogo Vieira conseguiu garantir um excelente 4º lugar na classificação do mundial.
O piloto português da GasGas, que apesar do apoio por parte do importador da marca em Portugal participou no mundial enquanto privado, sendo, inclusivamente, o melhor piloto do campeonato entre todos os privados, fecha a temporada mundialista com um total de 147 pontos na sua conta pessoal.
Um resultado de excelência numa competição que cada vez tem mais adeptos e que conta com a participação de vários pilotos consagrados.
“P4 no Campeonato do Mundo de SuperEnduro. Estou consciente que é um quarto lugar com alguns asteriscos, mas ainda assim estou mega feliz por este resultado. A prova em Riesa foi bastante dura com quedas fortes e problemas mecânicos, mas não desisti e consegui assegurar o 4º lugar no campeonato. Obrigado a todos os que me apoiaram durante este campeonato”, refere Diogo Vieira, o melhor português de sempre no Mundial de SuperEnduro.
De facto, o Mundial de SuperEnduro 2022 termina com o bem-conhecido Billy Bolt (Husqvarna) a sagrar-se campeão pelo segundo ano consecutivo. O britânico já tinha garantido o título anteriormente, mas Bolt não deixou os seus créditos por mãos alheias e voltou a vencer de forma categórica no GP da Alemanha II somando 63 pontos.
Outro britânico, Jonny Walker, aos comandos de uma Beta, finalizou o GP alemão na segunda posição e com isso conseguiu desempatar a classificação final do campeonato a seu favor. Walker termina o ano na segunda posição do campeonato com 232 pontos, mais três do que Colton Haaker (Husqvarna), que foi também o terceiro classificado em Riesa.
Deste Mundial de SuperEnduro 2022, e para além do enorme resultado e prestações do português Diogo Vieira, fica claro que Billy Bolt será, caso não tenha lesões, o piloto mais dominador desta modalidade. Aos 25 anos de idade o britânico parece não ter rival à altura. Será que em 2023 consegue somar o terceiro título consecutivo?
Classificação GP Alemanha II
1 – Billy Bolt, GBR, HUSQVARNA, 63 pontos
2 – Jonny Walker, GBR, BETA, 51 pontos
3 – Colton Haaker, EUA, HUSQVARNA, 48 pontos
4 – Tim Apolle, ALE, BETA, 35 pontos
5 – Diogo Vieira, POR, GASGAS, 32 pontos
6 – Kevin Gallas, ALE, GASGAS, 32 pontos
7 – Ty Cullins, EUA, TM, 27 pontos
8 – Diego Herrera, CHL, TM, 27 pontos
Classificação final do Mundial de SuperEnduro
1 – Billy Bolt, GBR, HUSQVARNA, 312 pontos
2 – Jonny Walker, GBR, BETA, 232 pontos
3 – Colton Haaker, EUA, HUSQVARNA, 229 pontos
4 – Diogo Vieira, POR, GASGAS, 147 pontos
5 – Tim Apolle, ALE, BETA, 141 pontos
6 – Taddy Blazusiak, POL, GASGAS, 129 pontos
7 – Cody Webb, EUA, SHERCO, 109 pontos
8 – Diego Herrera, CHL, TM, 102 pontos
9 – Will Hoare, GBR, GASGAS, 56 pontos
10 – Manuel Lettenbichler, ALE, KTM, 48 pontos