Dorna lança FIM MiniGP World Series

O MiniGP World Series é a mais recente categoria promovida pela Dorna e conta com a chancela da FIM.

O objectivo para a criação da FIM MiniGP World Series é proporcionar um modelo uniformizado de competição para os jovens pilotos de todo o mundo, sob a alçada de regulamentos técnicos e desportivos iguais.

Assim, os organizadores oficiais de competições regionais, nacionais ou de maior abrangência geográfica, podem adoptar este programa de competição e formação de jovens pilotos, sendo que os vencedores locais vão depois participar numa final mundial, que terá lugar durante a semana que antecede o último evento de MotoGP da temporada.

O vencedor da Final Mundial irá, dependendo da idade e localização e nacionalidade, garantir um lugar num dos programas Road To MotoGP, subindo assim mais um degrau na sua carreira.

Os melhores de cada MiniGP World Series nacional, regional ou continental também terão – dependendo de sua idade e localização – acesso direto à seleção da Idemitsu Asia Talent Cup, ou disponibilidade de entrada na Honda British Talent Cup, Northern Talent Cup, ou European Talent Cup.

Como requisitos para integrar esta nova disciplina, as corridas devem realizar-se em circuitos que cumpram os critérios mínimos estabelecidos pela FIM ou pelas respectivas Federações Nacionais.

Os pilotos devem ter entre 10 e os 14 anos, competindo em máquinas Ohvale GP-0 160 iguais. O único fornecedor oficial de pneus para todas as FIM MiniGP World Series será a Pirelli.

O calendário terá o mínimo de quatro eventos, compreendendo um mínimo de oito corridas. O pelotão deve contar com um número mínimo de 15 pilotos permanentes em cada competição.

O primeiro evento deve ocorrer até julho de 2021, e o evento final da temporada deve ser realizado até o dia 17 de outubro.

Sobre esta nova série, Jorge Viegas, Presidente da Federação Interncaional de Motociclismo refere que “a FIM MiniGP World Series é o primeiro passo para todos os jovens fazerem um caminho de realização do seu sonho e alcançarem o Campeonato do Mundo FIM de MotoGP! Este é o ponto de partida que faltava no ‘Caminho para o MotoGP’ e que vai permitir a todos os pilotos talentosos subirem ao ‘pódio’, com um orçamento extremamente baixo. Além disso, esta iniciativa FIM/Dorna coloca as Federações Nacionais na vanguarda do sistema, porque cabe-lhes organizar totalmente o nacional e escolher a dedo o melhor piloto que irá estar presente na Final Mundial, em Valência.”