Dossier: Maxi-Scooter

Desta vez, fazemos uma viagem pelo reino das maxi-scooter, apresentando as scooters de maior cilindrada disponíveis actualmente no mercado nacional. Como não são muitas, alargamos a oferta de forma a integrar os modelos entre os 300 cc e os 750 cc.

Texto: Domingos Janeiro

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Quando se plantou a “semente” em 2009 com a Lei da 125 cc, a ideia era criar uma nova porta de entrada e facilitar o contacto de muitos com o universo das duas rodas, com a esperança de que grande parte desses recém-chegados, pudessem ganhar interesse pelo meio e transitarem para as cilindradas superiores.

O que temos assistido nos últimos tempos é que o mercado tem ganho novo alento nas cilindradas acima das 125 cc, mostrando, claramente, que muitos dos utilizadores das 125 cc têm dado o passo seguinte, que é tirar a carta de moto e evoluir nas cilindradas. Grande parte desses utilizadores que deixam, ou pretendem deixar as pequenas oitavo-de-litro, gostavam de se manter no segmento das scooter, acima de tudo pelo carácter prático deste tipo de modelos.

Muitos deles desconhecem que há opções que podem chegar aos 750 cc, como é o caso da Honda Integra. Desde a mais modesta e acessível TGB X-Motion 300, passando pela elegante Piaggio Beverly 350 até entrarmos no campo das desportivas, com a Malaguti Madison 300 a abrir as hostes, a Yamaha TMAX que se continua a destacar, agora com forte oposição por parte da Kymco, através da nova AK 550, até chegarmos, ao pináculo do conforto, através da elegantes e luxuosas executivas, aqui representadas pela Kawasaki J300, BMW C650GT, Suzuki Burgman 650A e a SYM MAXSYM 600 ABS Executive, há muito por onde escolher.

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