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Dossier Maxi-trail

 As motos de filosofia Trail são um dos segmentos de mercado mais bem sucedidos em Portugal. As opções disponíveis são várias, de várias marcas, conhecidas por todos, e desejadas por muitos. Conheçam as principais figuras do nosso mercado actual. 

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Dossier Maxi-trail por: Rui Marcelo

Apesar das dimensões e, por vezes, aspecto intimidatório, certo é que as maxi-trail são das motos mais desejadas pelos que procuram uma máquina potente e completa, em todos os sentidos, seja para simples uso diário, mas sobretudo viajar, dentro e também fora de estrada. A postura de condução mais direita, a capacidade para carregar muito peso, malas e acessórios, sobretudo com pendura a bordo, amplificaram a popularidade destas motos que concorrem com muitas desportivas na elevada potência que debitam, e ultrapassam-nas quando se fala de conforto e até prazer e eficácia de condução.

As opções no nosso mercado são muitas, quase todas assentes em motos com mecânica de dois cilindros (mais que sufi ciente), cada vez mais electrónica a auxiliar a condução – seja no controle e gestão do motor, seja das suspensões – muitos detalhes práticos e robustos a pensar nos que as usam em viagem, onde garantem autonomia, conforto e desfrute de condução mesmo em estradas de piores condições. As opções abrangem vários escalões de cilindrada, mas é acima dos 800 cc que se apresentam as máquinas mais completas e vendáveis, as mais capazes de enfrentar todas as condições mais difíceis e exigentes.

Os números de mercado não enganam e comprovam isso mesmo, reforçando a ideia de ser um segmento dos mais vendidos, logo após as úteis e pequenas 125 cc. Nas trail muitos encontram a resposta ao que procuram e que sonham mesmo, quer até em condição de novos ou usados. E felizmente as novidades e renovação vai surgindo a cada ano que passa. E isso é sempre agradável.

BMW R 1250GS

Dossier Maxi-trailPVP: 17.746€

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Por muitas razões é a líder da categoria em termos de vendas. A mais recente versão, esta 1250, monta o mais avançado 2 cilindros  Boxer bávaro, com sistema Shift cam, muito mais potente, completo, elástico, fácil e aprazível de utilizar. Muita tecnologia, muitos extras nos packs disponíveis, para todos os gostos e carteiras, e ainda uma versão Adventure, com depósito maior, para os mais aventureiros! Tem uma condução única graças ao Boxer, imenso conforto e eficácia em estrada, sendo tão segura como divertida.

MOTOR: 2 CILINDROS BOXER, 1254 cc
POTÊNCIA: 136 CV/7.750 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 850-870 mm
PESO (A SECO): 229 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 20 lts
www.bmw.pt
TELF. 214 873 000

DUCATI MULTISTRADA 1260S

PVP: 17.895€

A alma latina está lá, bem como a génese Ducati que vai muito além do vermelho da arca. A Multistrada é um caso de sucesso, pelo que oferece a nível de motorização – o mais potente, mais fácil e aprazível de sempre motor Desmo, com distribuição variável – pela qualidade da ciclística, a imensa electrónica que permite gerir tudo de forma única e que a destaca na classe. É compacta, de dimensão ideal para uso a dois, e tem para os mais aventureiros a versão 1260 Enduro como opção, uma referência no TT ligeiro.

MOTOR: 2 CILINDROS EM VA 90º, 1262 cc
POTÊNCIA: 158 CV/9.500 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 825-845 mm
PESO (A SECO): 212 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 20 lts
www.ducati.pt
TELF. +34 902 271 149

TRIUMPH TIGER 1200

PVP: 16.200€

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É no somatório das parte que se faz um todo, e é aí que a nova Tiger 1200 se destaca, brilhando mesmo. É das actuais motos mais completas, equilibradas e eficazes, fruto do longo desenvolvimento deste modelo que chega a este expoente máximo de qualidade, equipamento, muita electrónica, e um carácter notável em estrada e mesmo fora dela. O preço ajuda, bem como as muitas versões disponíveis, mais ou menos vincadas para o asfalto, oscilantes entre as XC e XR.

MOTOR: 3 CILINDROS EM LINHA, 1215 cc
POTÊNCIA: 141 CV/9.350 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 835-855 mm
PESO (A SECO): 243 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 20 lts
www.triumphmotorcycles.pt
TELF. 218 292 170

HONDA CRF 1000L AFRICA TWIN

PVP: 13.250€*

O regresso da AT foi em grande e acertou nos propósitos definidos. Desejou-se uma moto robusta, simples mas ainda assim equipada com electrónica q.b., esguia, tão fácil na terra, como ágil e divertida no asfalto. Pende mais para a aventura, não sendo das mais potentes
e centrando o seu foco na facilidade e eficácia global. Tem ainda a possibilidade da exclusiva caixa de velocidades automática DCT (melhorada este ano) e a versão Big Tank, com melhores suspensões, depósito maior e alusão clara aos 30 anos de vida deste modelo.

* A Honda recentemente lançou a evolução CFR1100L com preços a começar nos 15.200 €.

MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 998 cc
POTÊNCIA: 95 CV/7.500 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 850/870 mm
PESO (A CHEIO): 232 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 18,8 lts
www.honda.pt
TELF. 219 155 300

MOTO GUZZI V85TT

PVP: 11.870€

Uma das novidades do ano. De linhas clássicas mas modernizadas no pormenor, elegante, performance na estrada e fora dela. A nova V85TT é uma Guzzi clássica pelo conceito que concentra em torno do motor V2 refrigerado a ar e com embraiagem a seco, único neste campo, mas junta muita tecnologia – luzes led, gestão do motor com modos de potência, cruise-control, etc – numa máquina que relembra o passado, mas aponta forte ao futuro. Acabou de chegar aos mercados e já faz furor, especialmente entre os fãs da marca.

MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 90º, 853 cc
POTÊNCIA: 80 CV/7.750 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 830 mm
PESO (A SECO): 208 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 23 lts
www.motoguzzi.com
TELF. 219 609 110

KTM 1290 SUPER ADVENTURE

PVP: 17.993€

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Os números são claros: a 1290 é a Trail de maior cilindrada e mais potente do mercado actual. Mas é também mais, e não só, isso. É uma moto grande, efi caz tanto na estrada como fora dela – tem a versão Adventure R com rodas maiores para tal – robusta, digna de uma KTM parida nas corridas mas apta a todos. É uma das motos mais vincada desta classe, para quem aprecia potência, suspensões de longo curso, carácter agressivo para uma condução excitante.

MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 75º, 1301 cc
POTÊNCIA: 160 CV/8.750 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 890 mm
PESO (A SECO): 217 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 23 lts
www.ktm.com/pt
TELF. 218 260 655

MV AGUSTA TV 800 LUSSO

PVP: 19.500€

Pode a cilindrada não ser das superiores, mas esta MV faz ressalvar o carácter expressivo e desportivo do seu motor de três cilindros, para quem gosta de andar depressa numa trail. Uma moto compacta, bem derivada das conhecidas MV de estrada, mais alta, não tão adaptada a dois ocupantes, mas equipada com o necessário para viajar bem e depressa. Uma máquina de elite quase apenas para uso estradista, onde logo o nome a torna um caso raro.

MOTOR: 3 CILINDROS EM LINHA, 798 cc
POTÊNCIA: 110 CV/10.150 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 850 mm
PESO (A SECO): 192 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 21,5 lts
www.imexmoto.com
TELF. 244 101 500

KAWASAKI VERSYS 1000

PVP: 14.195€

Este ano recebeu uma forte renovação, apostando-se sobretudo em várias soluções electrónicas que ampliam as capacidades dinâmicas. Mais fácil de utilizar, mais apta a todos os terrenos, embora com maior vocação estradista, onde se faz notar o único e soberbo motor de 4 cilindros em linha. Foram muitos os melhoramentos numa moto de raiz mais desportiva, grande, fácil, devoradora de longas distâncias. E para esses há as opções Tourer e Grand Tourer, mais equipadas.

MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 1043 cc
POTÊNCIA: 120 CV/9.000 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 840 mm
PESO (A CHEIO): 250 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 21 lts
www.kawasaki.pt
TELF. 256 600 870

YAMAHA XTZ 1200Z SUPER TÉNÉRÉ

PVP: 13.795€

Já sobra curriculum à Super Ténéré, a seu tempo uma das melhores da classe. Os anos pesam e apesar das evoluções, foi ficando algo “esquecida” na classe, mais agora que
Ténéré 700 já está no mercado. Esta 1200 oferece robustez, um motor comprovado e muito excitante, bom desempenho em estrada, conforto e a suavidade da transmissão por cardã. Este ano surgiu a versão Raid Edition, com muitos extras, para os viajantes natos. É das mais pesadas, mas ainda assim muito fácil de levar em TT.

MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 1199 cc
POTÊNCIA: 112 CV/7.250 rpm
ALTURA DO ASSENTO: 845/870 mm
PESO (A CHEIO): 257 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 23 lts
www.yamaha-motor.pt
TELF. 214 722 100

SUZUKI V-STROM 1000A

PVP: 12.999€

Para quem conhece bem as particularidades do V2 da Suzuki, a Strom maior continua a ser a trail de eleição. Mas os anos pesam a este modelo, que carece de maior actualização que não seja apenas a gestão electrónica recebida há dois anos. Uma moto equilibrada, eficaz em muitas situações, mais limitada na terra, mas hábil a viajar com dois a bordo. O estilo é único, as dimensões mais contidas na classe, e para quem pretende uma moto mais completa, de origem (com extras) a opção está na Strom 1000 XA.

MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 90º, 1037 cc
POTÊNCIA: N.D.
ALTURA DO ASSENTO: 850 mm
PESO (A CHEIO): 232 kg
DEPÓSITO GASOLINA: 20 lts
www.suzukimoto.pt
TELF. 234 300 760

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