A temporada 2024 do piloto português Daniel Madeira, que decidiu investir na sua carreira no mundo do Drag Racing, prosseguiu com a participação em mais uma ronda do campeonato britânico. Na famosa pista de drag racing Santa Pod, o português fechou a sua performance com um lugar nas meias-finais do Summer Nationals 2024.
Numa competição altamente renhida e onde os resultados se definem por diferenças de milésimos de segundo, Daniel Madeira iniciou o fim de semana com um bom dia de testes aos comandos da sua Suzuki Hayabusa Turbo.
A moto japonesa, que em ronda anteriores do campeonato deu alguns problemas de afinação, parece desta feita ter dado ‘descanso’ ao piloto português, com o Daniel a mostrar-se satisfeito com os resultados do dia de testes em Santa Pod.
Depois, já com o Summer Nationals 2024 em pleno andamento e a toda a velocidade, a Hayabusa Turbo com a sua característica cor verde e a bandeira de Portugal em destaque nas carenagens, posicionou-se em quarto nas qualificações de sábado. Uma sessão em que os seis melhores ficaram separados por uma décima!
A competir este ano na categoria 8.5, Daniel Madeira tem sentido como maior dificuldade o facto da sua moto debitar demasiada potência para o nível que é tido como o limite para esta categoria do Drag Racing.
Com uma potência à roda que atinge os 520 cv, o piloto português que há vários anos reside em Inglaterra tem de ‘cortar gás’ ligeiramente antes da meta de forma a não ser demasiado rápido para a categoria e, por isso, desclassificado.
Já nas eliminatórias das meias-finais, enfrentando 13 pilotos neste Summer Nationals 2024, viria a conseguir cumprir os 400 metros em Santa Pod com um tempo de 8,47 segundos, o que deu a Daniel Madeira o tempo mais rápido. Porém, e de acordo com as regras da categoria 8.5, acabou por ficar fora da final.
Com esta prestação, o português e a sua Suzuki Hayabusa Turbo estão em 4º na classificação do campeonato, e à Revista Motojornal, Daniel Madeira confessa que mantém a esperança de conseguir ascender a segundo na classificação, sendo que o primeiro lugar ainda está em aberto e dentro das possibilidades matemáticos, mas para isso terá de conseguir duas rondas finais a grande nível.
Certo é que, para 2025, Daniel Madeira já está a preparar a passagem para a categoria rainha do Drag Racing britânico, algo que lhe permitirá tirar todo o partido da potência extrema que consegue produzir a Suzuki Hayabusa equipada com turbo.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!