Depois de em abril ter iniciado a sua temporada 2024 de Drag Racing britânico com a sua nova Suzuki Hayabusa turbo a revelar alguns problemas de ‘juventude’, o que condicionou então o resultado final, o piloto português Daniel Madeira voltou à pista de Santa Pod para a segunda ronda da temporada deste campeonato.
No evento Festival of Power a famosa pista de Santa Pod voltou a receber os pilotos que gostam de sentir a adrenalina de acelerar a fundo rumo à meta nos 400 metros e no menor tempo possível.
Este ano Daniel Madeira compete numa nova classe, a denominada 8.5, equivalente à categoria Moto2 do Mundial de Velocidade, e tem vindo a preparar e trabalhar a sua Suzuki Hayabusa turbo de forma a ser ainda mais veloz do que já era. E neste Festival of Power o esforço do piloto português emigrado em Inglaterra acabou por dar bons resultados!
Desde os primeiros treinos que a moto se comportou da forma esperada, e depois de ter realizado os primeiros arranques de teste, Daniel Madeira estava já a conseguir percorrer os 400 metros perto do objetivo que era de o fazer em 8,5 segundos.
Leia também – Entrevista Daniel Madeira – Viver aos 400 metros e a mais de 300 km/h
Como tantas vezes acontece em Inglaterra, as condições climatéricas acabaram por ter um papel importante.
Neste caso as temperaturas baixas e a maior humidade existente no ar acabaram por obrigar o português a alterar a afinação da sua moto, realizando ajustes na centralina, reduzido ligeiramente a potência disponibilizada pela configuração turbo de forma a garantir a consistência em todos os arranques. Foi com naturalidade que conseguiu chegar a fazer a distância em 8,4 segundos.
Após os treinos que correram dentro das expectativas, Daniel Madeira e a sua Suzuki Hayabusa turbo, que ostenta orgulhosamente as cores portuguesas nas suas carenagens, enfrentaram as qualificações.
Na ida para a “drag strip” de Santa Pod para participar na Q1 do Festival of Power, um membro de uma equipa adversária reparou que o pneu traseiro da moto do Daniel tinha um parafuso cravado. Isso obrigou-o a desistir da Q1 para trocar de pneu.
Restava apenas a Q2 para tentar passar depois às Eliminatórias.
Sem perder muito tempo, Daniel Madeira fez logo no primeiro arranque na Q2 uma passagem com um tempo de 8,51 segundos, colocando-se assim no topo da qualificação. Depois de concluída a qualificação, o piloto português manteve essa primeira posição, e estava então preparado para atacar a vitória no Festival of Power.
Mas as condições climatéricas, nomeadamente chuva torrencial, fizeram com que a pista de Santa Pod não apresentasse as condições necessárias para prosseguir com esta segunda ronda da temporada de Drag Racing britânico, e assim terminou de forma antecipada o Festival of Power.
Para Daniel Madeira esta não era a forma como queria fechar a sua participação pois acreditava ter os argumentos para vencer esta ronda do campeonato em Santa Pod, mas ao ter sido o mais rápido e melhor na qualificação, conseguiu somar bastantes pontos para a classificação do campeonato ocupando agora a 4ª posição quando faltam disputar cinco rondas.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!