Ducati 1036 CS – A procura pela perfeição

Um americano acredita que com mais de 90.000 euros investidos atingiu a perfeição em duas rodas. Conheça a exótica Ducati 1036 CS.

Quando Alex Ortner, um americano Ducatista ferrenho e profundamente apaixonado pelas motos da casa de Borgo Panigale, conseguiu adquirir uma 996 em 2002, a obra prima do mestre Massimo Tamburini e que muitas vezes é apelidada como a moto mais bonita de sempre, estaria longe de imaginar naquilo em que esta moto se iria tornar. Mas a verdade é que a Ducati 1036 CS é também ela uma obra de arte que podemos considerar como um expoente da procura pela perfeição.

Tal como tantas vezes acontece quando compramos uma moto, Alex Ortner rapidamente percebeu que queria melhorar a performance da sua Ducati 996. Mas um simples sistema de escape da Termignoni ou algumas peças em fibra de carbono não seriam suficientes para este Ducatista.

A 996 teria de ser profundamente alterada. O objetivo definido era simples: ser a 996 mais leve e mais potente, independentemente do preço a pagar para chegar a esse objetivo. E, como veremos mais à frente, o preço desta procura pela perfeição em duas rodas é algo ao alcance de poucas pessoas.

Ducati 1036 CSMas antes de falar em dinheiro, falemos da moto que agora é conhecida como Ducati 1036 CS.

O motor bicilíndrico foi trabalhado pelo especialista Doug Lofgren da CommonWealth Motorcycles. No seu interior encontramos pistões de competição da BCM com 100 mm, significativamente maiores do que os originais da Ducati 996 com 96 mm.

A centralina foi programada por Duane Mitchell, a injeção Marelli é nova, foi instalado um radiador de maiores dimensões, e o dois cilindros “respira” por um sistema de escape completo da Moto Corse, fabricado em titânio e com coletores de grande diâmetro.

Com tudo isto a Ducati 1036 CS de Alex Ortner vê a sua cilindrada subir, precisamente para os 1036 cc que lhe dão a sua denominação especial. A potência aumentou também e neste caso atinge, de acordo com o seu proprietário, uns bem saudáveis 155 cv às 8.500 rpm, enquanto o binário aumenta também de forma notável dos 93 Nm originais para os 135 Nm!

Ducati 1036 CSCom a questão da performance do motor resolvida, Alex Ortner decidiu depois começar a trabalhar na ciclística de forma a reduzir o peso do conjunto.

O quadro tubular em treliça, desenhado com tubos de aço, foi substituído por uma estrutura de desenho semelhante, mas fabricado em fibra de carbono. O quadro foi fabricado pelos austríacos da Carbo Tec, pesa quase metade do quadro original da Ducati, mostrando agora 6,5 kg na balança. A acompanhar o quadro, também foi fabricado um sub-quadro traseiro em carbono.

As modificações continuam ao nível das suspensões. Na frente brilha uma forquilha Showa de competição, igual à utilizada pelo famoso campeão americano Matt Mladin na sua Suzuki em 1999. O amortecedor traseiro tem a assinatura da Penske e conta com mola em titânio! Já os travões destacam-se pela utilização de pinças Brembo GP P4 30-34.

Como numa moto exótica os materiais também seguem o tema do exotismo, destaque ainda para a utilização de um monobraço oscilante fabricado em magnésio, igual ao usado pela Ducati no Mundial Superbike. Já as jantes foram fornecidas pelos especialistas da BST e são fabricadas em fibra de carbono para leveza adicional, para além da melhoria estética.

Ducati 1036 CSCertamente tudo isto não foi adquirido e montado de um dia para o outro. Mais uma vez, Alex Ortner explica esta parte do processo: para chegar ao resultado final e à Ducati 1036 CS tal como a vemos agora, foi necessário trabalhar no projeto de preparação ao longo de mais de 1700 horas!

Mas o resultado não deixa de ser impressionante. De acordo com o seu proprietário, a Ducati 1036 CS tem uma potência de 155 cv, conforme já referimos anteriormente, para um peso de 155 kg sem contar com gasolina colocada no depósito de combustível. Ou seja, estamos quase perante 1 cv por quilo! Um rácio impressionante numa moto que mantém as suas linhas estéticas criadas por Tamburini.

Em relação ao peso destaque para o facto de ser 10 kg abaixo do que pesavam as motos de competição no Mundial Superbike naquela época, sendo que em comparação com a 996 de série, Alex Ortner conseguiu que a sua Ducati 1036 CS baixe nada menos do que 40 kg!

Mas estes números não são nada impressionantes quando entramos no tema do preço.

Este projeto, como é fácil imaginar por tudo o que nele foi feito, obrigou Ortner a um investimento avultado ao longo do processo de preparação. Sem contar com os custos associados à mão de obra e ao preço de aquisição da 996, a Ducati 1036 CS conta com um total de mais de 90.000 euros só em material!

Alex Ortner apresenta ainda um documento de Mark Mederski do Mederski Vintage Motorcycle Services, em que é dito que o valor da Ducati 1036 CS é de mais de 192.000 euros.

Por incrível que pareça, e depois de todo este investimento em material e preparação, o proprietário desta obra de arte em duas rodas decidiu colocar a 1036 CS à venda através de um processo da plataforma eBay. O valor para “comprar já!” está fixado em aproximadamente 54.000 euros. A moto será entregue ao comprador com uma revisão feita e pronta a utilizar.

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