Ducati DesertX Rally – Nascida na competição para o “off road” extremo

Os amantes do “off road” extremo têm uma nova opção: a Ducati DesertX Rally! Fique a conhecer os detalhes desta moto nascida na competição.

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Quando foi apresentada ao mundo, a DesertX marcou o início de uma nova era para a Ducati. A proposta “off road” de Borgo Panigal foi a primeira Ducati equipada com mix de rodas de 21’’ e 18’’, uma moto com uma clara inspiração e vocação para os trilhos fora de estrada. E depois de algum tempo a ser usada e testada nas mais diversas competições, nasce a DesertX Rally, uma proposta ainda mais vocacionada para uma utilização extrema em ambiente “off road”.

A nova Ducati DesertX Rally, a terceira novidade da marca italiana a seguir à Monster 30º Aniversário e Multistrada V4 S Grand Tour, nasce da competição e das indicações e informações recolhidas pelo experiente Antoine Meo.

Refira-se, como exemplo do exigente programa de desenvolvimento desta moto, que o protótipo da DesertX Rally foi o protagonista do Prólogo Iron Road no Erzbergrodeo 2023, com Antoine Meo (múltiplo Campeão do Mundo de Enduro e Campeão da Europa de Supercross) a pilotar a moto italiana até ao lugar mais alto do pódio na categoria de bicilíndricas.

desertx rallyPorém, e mais do que os resultados obtidos em formato competição pelas mãos de um piloto de créditos firmados, os motociclistas aventureiros “comuns” poderão ficar mais interessados nas diversas novidades que encontramos na DesertX Rally em relação à versão base já conhecida.

Graças ao novo esquema de cores e soluções típicas do mundo do fora de estrada que caracterizam a sua aparência, a DesertX Rally deixa claramente visível o seu carácter desde o primeiro olhar.

No entanto, é graças ao equipamento técnico que a nova variante Rally se torna numa verdadeira moto de “off road” mais extremo.

O guarda-lamas dianteiro elevado garante a proteção mesmo em condições de terreno particularmente difíceis, as suspensões Kayaba com um curso maior, forquilha de cartucho fechado e amortecedor com um pistão maior, derivam do motocross e permitem ao condutor da DesertX Rally superar qualquer obstáculo.

desertx rallyPor outro lado, as novas jantes de raios centrais com dimensões e características específicas das competições de “off road” tornam a Rally numa moto imparável em qualquer tipo de terreno.

Estas soluções, juntamente com uma leve e resistente proteção de cárter em fibra de carbono, ou o seletor e pedal de travão maquinados, identificam inequivocamente a DesertX Rally como uma moto desenhada para enfrentar as aventuras mais extremas.

A suspensão da DesertX Rally foi desenhada para fazer face aos obstáculos mais difíceis, melhorando as, já se si fortes, capacidades da DesertX. Tanto a forquilha como o amortecedor são caracterizadas pela utilização das mesmas tecnologias usadas em motos profissionais de motocross e enduro.

No eixo dianteiro, e para além das novas mesas de direção concebidas em alumínio, são redesenhadas como forma de redefinir os parâmetros de rigidez, para além de serem mais leves. A forquilha tem a assinatura dos especialistas da KYB, sendo uma forquilha de cartucho fechado, tecnologia usada nas motos de competição.

Esta solução envolve pressurizar o óleo no interior dos cartuchos para evitar a cavitação, garantindo assim um comportamento homogéneo e consistente da suspensão dianteira e o necessário apoio durante as utilizações mais extremas.

desertx rallyPara além disto, e tendo como objetivo melhorar a suavidade e resistência ao desgaste, as bainhas estão equipadas com revestimento Kashima e as jarras com tratamento de superfície DLC.

Também particularmente relevante para os motociclistas que procuram a DesertX Rally para uma utilização mais extrema, temos de referir que o curso da roda aumentou em 20 mm, para um total de 250 mm.

No eixo traseiro encontramos um braço oscilante em alumínio com um ponto de fixação diferente em relação à DesertX na sua configuração standard, ao qual se junta um amortecedor totalmente regulável equipado com um pistão maior, para melhorar o comportamento da moto na mais exigente utilização em off road. O curso da roda traseira também aumenta 20 mm, para um total de 240 mm.

Finalmente, para melhorar a condução nos mais exigentes terrenos de terra, a DesertX Rally está equipada com um amortecedor de direção Öhlins, regulável, fixo diretamente ao guiador com suportes de alumínio maquinados a partir de um bloco sólido.

As novas suspensões permitiram à DesertX Rally aumentar a distância mínima ao solo, que é agora de 280 mm (mais 30 mm que na versão standard), para lhe permitir que supere até os obstáculos mais difíceis.

desertx rallyTendo sempre em vista a melhoria da performance off road, esta novidade está equipada com jantes caracterizadas por medidas específicas, sendo mais robustas e leves graças a cubos maquinados, raios centrais em aço carbono e jantes de alta resistência Takasago Excel com câmara de ar.

Finalmente, para sublinhar a versatilidade da DesertX Rally, tal como na DesertX, uma tripla homologação está prevista para os pneus, com os Pirelli Scorpion Rally STR propostos como equipamento original. Para melhorar as suas capacidades em off road, é possível montar os Scorpion Rally, enquanto, para os que preferem conduzir a moto em asfalto, está disponível o Scorpion Trail II.

Graças à utilização de componentes altamente preparados, a DesertX Rally tem apenas um quilo mais que o modelo standard, apesar do aumento no comprimento e tamanho da suspensão.

desertx rallyA Ducati também aplicou a esta nova versão outras modificações, nomeadamente ao nível do motor.

A DesertX Rally continua equipada com o motor bicilíndrico Ducati Testastretta 11° de 937 cc com distribuição desmodrómica. A potência máxima é de 110 cv às 9.250 rpm e o binário máximo de 92 Nm às 6.500 rpm. Números já conhecidos da versão normal DesertX.

Porém, o seu comportamento foi otimizado para o off road graças a relações de caixa dedicadas e a estratégias e calibração específicas dos sistemas eletrónicos.

Os seis Riding Modes da DesertX Rally (Sport, Touring, Urban, Wet, Enduro e Rally) têm influência nas ajudas eletrónicas como o ABS com função em curva, o Ducati Traction Control (DTC) e Ducati Wheelie Control (DWC), ajudas que foram alvo de novas parametrizações de funcionamento de acordo com a nova ciclística e para um uso mais desafiante.

As funções eletrónicas da DesertX Rally são geridas através do ecrã de alta resolução TFT de 5’’ e orientação vertical, posicionado para oferecer uma melhor visibilidade mesmo durante a condução em pé. Este ecrã foi desenhado para a integração com o Ducati Multimedia System, que permite a ligação ao smartphone.

desertx rallyPara além dos equipamentos de série, a DesertX Rally poderá facilmente ser personalizada através das inúmeras opções disponíveis no catálogo de acessórios da Ducati Performance.

Por exemplo, e a pensar nas grandes tiradas em que por vezes é difícil encontrar postos de abastecimento, para aumentar a autonomia, é possível montar o depósito adicional de 8 litros, que garante quase 40% mais de capacidade, perfeitamente integrado nas linhas da moto.

Para transporte de equipamento, as malas laterais em alumínio também estão disponíveis, as quais, combinadas com a top-case, dão à moto italiana uma capacidade de carga de quase 120 litros. Para os viajantes que nunca param, mesmo nos períodos de condução em que a visibilidade é reduzida ou o frio se faz sentir com maior intensidade, existem ainda focos de LED adicionais e punhos aquecidos.

As proteções de motor em tubo de aço protegem o depósito e o motor de quedas ou impactos durante o uso em off road, minimizando assim os possíveis danos das inevitáveis quedas quando exploramos os limites fora de estrada.

Finalmente, os entusiastas que desejem tornar a imagem da moto ainda mais desportiva podem escolher o escape homologado Termignoni. Quem pretender utilizar a DesertX Rally em competição pode melhorar os valores de potência e binário em 7% através da instalação do sistema de escape de competição, novamente assinado pelos italianos da Termignoni.

Quanto a preço, a Ducati Portugal – clique aqui para descobrir o concessionário mais perto de si – confirma que a nova DesertX Rally tem um PVP de 21.745€, chegando aos concessionários portugueses durante o mês de janeiro de 2024.

desertx rallyVeja aqui os destaques da nova Ducati DesertX Rally

– Motor Testastretta 11° de 937 cc com 110 cv às 9.250 rpm e 92 Nm às 6.500 rpm

– Quadro em treliça em tubos de aço, com braço oscilante em alumínio

– Capacidade do depósito de 21 litros

– Guarda-lamas dianteiro elevado com tubo de travão dividido

– Jantes com cubos em alumínio maquinado, 21” x 2.15” e 18” x 4”, raios em aço carbono e aros de alta resistência Takasago Excel de câmara de ar

– Pneus Pirelli Scorpion Rally STR nas medidas de 90/90-21 à frente e 150/70 R18 atrás (em alternativa: Pirelli Scorpion Rally, Pirelli Scorpion Trail II)

– Forquilha de cartucho fechado KYB Ø de 48 mm, com 250 mm de curso, ajustável em compressão e extensão, tratamento Kashima Coating nas bainhas e DLC nas jarras

– Mesas de direção maquinadas em alumínio

– Amortecedor KYB com pistão de 46 mm e 240 mm de curso, ajustável em compressão a alta e baixa velocidade, extensão e pré-carga

– Distância mínima ao solo de 280 mm

– Amortecedor de direção Öhlins regulável e fixo ao guiador

– 6 Riding Modes customizáveis (Sport, Touring, Urban, Wet, Enduro, Rally)

– 4 Power Modes e 3 níveis de potência

– ABS Cornering Bosch ajustável em 3 níveis

– Ducati Traction Control ajustável em 8 níveis

– Ducati Wheelie Control

– Engine Brake Control

– Ducati Cruise Control

– Instrumentação TFT a cores de 5″ com suporte Ducati Link App e navegação curva-a-curva

– Utility Bar

– Ducati Brake Light

– Ducati Quick Shift Up & Down (DQS)

– Sistema de iluminação Full LED

– Esquema de cores dedicado Iron Giant

– Seletor e pedal de travão maquinados

Galeria de fotos Ducati DesertX Rally

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