Ducati Desmo450 MX com estreia de sonho no campeonato italiano de motocross!

O protótipo Ducati Desmo450 MX estreou-se com vitória numa manga na ronda de Mantova que abriu o campeonato italiano de motocross.

desmo450 mx

O mais recente projeto da Ducati está a ter um início de vida bastante interessante. Pelas mãos de pilotos experientes como são os casos de Tony Cairoli ou de Alessandro Lupino, o protótipo Desmo450 MX tem vindo ultrapassar as mais diversas fases e desafios durante o seu desenvolvimento. E um dos mais importantes desafios era validar, em competição, o trabalho feito pela divisão Ducati Corse Off-Road.

Essa validação aconteceu com a estreia da Ducati Desmo450 MX no campeonato italiano de motocross. A prova de abertura da temporada 2024 disputou-se no passado fim de semana em Mantova, e os resultados foram muito bons para a marca italiana, que, pela primeira vez na sua história, decide entrar no mundo especializado das motos de motocross.

Com o piloto de desenvolvimento Alessandro Lupino aos comandos de um protótipo Desmo450 MX, a moto de Borgo Panigale alcançou resultados até acima do expectável tendo em conta a fase inicial de desenvolvimento em que se encontra esta moto.

Em Mantova, Lupino, oito vezes campeão nacional italiano, participou pela primeira vez com a Ducati na classe MX1. Foi de imediato o mais rápido nos treinos e depois reforçou essa rapidez ao alcançar o melhor tempo na qualificação.

desmo450 mxEstava dado o mote para o que se seguiria.

Na primeira manga do fim de semana em Mantova, Alessandro Lupino liderou todas as voltas, e conseguiu com isso colocar a Ducati Desmo450 MX no topo do pódio. Uma estreia de sonho para o protótipo de Borgo Panigale que, recordamos, servirá de base para que no futuro apareçam uma série de modelos off-road com o ADN da marca italiana.

Na segunda manga em Mantova o resultado já não foi tão positivo.

Com um mau arranque, Alessandro Lupino foi obrigado a fazer uma corrida em modo recuperação, conseguindo, ainda assim, fechar o fim de semana com o 7º lugar na segunda manga das MX1. Com esta combinação de resultados, o saldo final da estreia da Desmo450 MX em competição ficou-se pelo excelente 2º lugar final.

Com Tony Cairoli na pista de Mantova a apoiar Lupino nesta fase de desenvolvimento em competição, para os técnicos e engenheiros da nova divisão Ducati Corse Off-Road, liderada por Paolo Ciabatti, que anteriormente supervisionava todo o departamento de competição da casa de Bolonha, este fim de semana permitiu validar um conjunto de características da Desmo450 MX.

O principal foco, para além das capacidades dinâmicas desta moto de motocross, era perceber qual a performance do novo motor. De acordo com o comunicado oficial da marca, os engenheiros, e para além do “feedback” dado por Alessandro Lupino, ficaram satisfeitos por perceber que este motor de MX consegue entregar ao piloto muita potência e entrega-a de forma linear.

No final de abril, mais propriamente nos dias 27 e 28, o protótipo Ducati Desmo450 MX voltará a estar em ação no campeonato italiano de motocross participando na segunda ronda da temporada no circuito de Cingoli.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!