No quinto episódio da série de vídeos Ducati World Première 2024, dedicados a mostrar ao mundo das duas rodas as novidades de Borgo Panigale para o próximo ano, a marca italiana liderada por Claudio Domenicali revelou finalmente, e conforme estava prometido, qual o modelo que dará uso ao recentemente desvendado motor monocilíndrico Superquadro Mono: a Hypermotard 698 Mono!
O regresso da Ducati ao formato monocilíndrico é também uma nova visão de uma supermoto que se quer divertida de conduzir, e recheada de argumentos técnicos e tecnológicos que fazem desta Hypermotard 698 Mono uma moto a ter em conta em 2024, em particular pelos motociclistas que procuram “shots” de adrenalina cada vez que andam de moto.
O motor Superquadro Mono que equipa esta nova supermoto da Ducati, e sobre o qual a Revista MotoJornal já aqui entrou em maiores detalhes técnicos, é uma unidade motriz que se destaca pelo seu conceito e performance, recebendo soluções bem conhecidas dos Ducatistas, como é o caso da distribuição Desmodrómica que foi evoluída a partir do mundo da competição, mais propriamente do MotoGP, mas que podemos encontrar nas motos de estrada da Ducati.
De acordo com a marca italiana, o Superquadro Mono de 659 cc é o motor monocilíndrico de produção em série capaz de gerar a maior potência de sempre: 77,5 cv às 10.500 rpm, sendo que esse valor poderá ascender aos 84,5 cv caso o proprietário decida instalar o escape de competição fornecido pela Termignoni.
Números que impressionam, mas que não surpreendem, tendo em conta que estamos perante um monocilíndrico que deriva do bicilíndrico utilizado na superdesportiva 1299 Panigale.
Refira-se ainda que o motor italiano que equipa a Hypermotard 698 Mono disponibiliza um binário máximo de 63 Nm que ficam disponíveis pouco acima do limite das 8.000 rpm.
Em termos de estilo, estamos perante uma supermoto que segue as linhas de estilo da família Hypermotard, com as necessárias adaptações a esta variante menos potente, mas sempre divertida.
A Hypermotard 698 Mono conta por isso com uma imagem de linhas compactas e agressivas, resultando numa moto esguia, onde o quadro e subquadro traseiro são reduzidos ao mínimo possível, permitindo assim destacar o principal componente mecânico que é o novo motor.
O assento alto e plano, o guarda-lamas dianteiro elevado, a secção traseira de dimensões reduzidas e afilada, e as placas de número traseiras são, todos eles, elementos que realçam a atitude de uma moto que foi concebida para ser conduzida no limite dos limites definidos pelo Código da Estrada!
Em linha com o estilo Ducati, as jantes de liga leve com cinco braços de desenho em “Y” conjugam uma imagem desportiva com a vantagem da leveza. Outro elemento único são os dois silenciadores montados em posição elevada, de ambos os lados da secção traseira, um elemento distintivo da família Hypermotard bem como das supermoto de competição.
A ótica dianteira mantém o conceito de “menos é mais”, revelando-se compacta e utilizando tecnologia LED, integrando a função DRL com um perfil luminoso de duplo “C”, uma opção que torna a Hypermotard 698 Mono numa moto que não passa despercebida na estrada. A mesma assinatura luminosa é encontrada na luz de presença traseira.
A personalidade de fun-bike da Hypermotard 698 Mono sobressair ainda mais claramente na versão RVE, que se caracteriza pelo esquema de cores dedicado ‘Graffiti’, que usa uma decoração específica com recurso a decalques aplicados em água e desenhos de inspiração na arte urbana do graffiti.
Como seria de esperar numa supermoto desta gama de cilindrada e arquitetura de motor, o peso do conjunto anunciado pela Ducati é baixo. A Hypermotard 698 Mono, de acordo com as informações oficiais, pesa apenas 151 kg (a seco).
Este peso reduzido foi conseguido graças à adoção de elementos especiais como o quadro em treliça com tubos de espessura diferenciada que pesa apenas 7,2 kg, discos de travão com flange em alumínio que ajudam a reduzir o peso em 17% em comparação com discos de aço, sem esquecer a forquilha dianteira concebida pela Marzocchi que pesa 8,1 kg.
Neste caso convém também realçar que a forquilha é totalmente ajustável, e apresenta bainhas de 45 mm de diâmetro.
O que combina com o amortecedor traseiro Sachs, também totalmente ajustável, fixo a um braço oscilante de linhas “simples”, mas que, de acordo com a Ducati, foi trabalhado de forma a garantir a flexibilidade e rigidez necessárias para conferir ao pneu traseiro de 160 maior tração, mesmo nos momentos de condução mais agressiva ao estilo supermoto.
O sistema de travagem dianteira está entregue a um único disco de 330 mm, desenvolvido especificamente pela Brembo para a Hypermotard 698 Mono, mordido por uma pinça radial Brembo M4.32. Na traseira encontra-se instalado um disco de 240 mm, também com desenho dedicado.
A posição de condução foi concebida para garantir o máximo controlo em condução desportiva, suportando tanto a pilotagem tradicional de uma supermoto, com a perna esticada em direção ao solo, como um estilo mais agressivo ainda em que o joelho estará apontado e a deslizar pelo asfalto.
Ainda ao nível da posição de condução, o guiador de secção variável está fixo de forma a permitir ao condutor adotar uma posição dominante, favorecendo a movimentação do corpo. Porém, o avanço é ajustável através de parafusos excêntricos em U, o que dará ao condutor um certo nível de personalização ao seu gosto.
Claro que uma supermoto moderna como é a Ducati Hypermotard 698 Mono teria de contar com um avançado pacote tecnológico, e neste departamento encontramos nesta novidade muitas soluções ou opções que foram evoluídas no mundo da competição e encontramos em uso nos modelos mais desportivos da casa de Borgo Panigale.
O equipamento eletrónico de série da Hypermotard 698 Mono inclui muitos dos comandos presentes na Panigale V4, com parametrizações redefinidas especificamente para a supermoto.
Entre as opções eletrónicas encontramos o ABS Cornering, Ducati Traction Control, Ducati Wheelie Control, Engine Brake Control, Ducati Power Launch e, ainda, o Ducati Quick Shift (DQS) Up/Down, que pode ser adquirido como acessório para a versão base, mas é fornecido de série na versão RVE.
A Hypermotard 698 Mono disponibiliza quatro modos de condução (Sport, Road, Urban e Wet) para quais o Engine Mode (disponível em 3 níveis), bem como os níveis do DTC, EBC e ABS, são atribuídos por defeito, mas que podem ser alterados pelo condutor de forma a adaptar o comportamento da moto ao tipo de condução preferido.
Tudo é gerido através de um painel de instrumentos com ecrã LCD de 3,8’’ com caracteres brancos em fundo negro, para assegurar a legibilidade da informação.
E se a muitos níveis a Hypermotard 698 Mono aproveita soluções já vistas noutros modelos Ducati, a verdade é que esta supermoto também apresenta algumas estreias!
É a primeira Ducati a oferecer quatro níveis de ABS. Dois destes modos de ABS são integrados na funcionalidade Slide-by-Brake, que, através do uso do travão traseiro, permite curvar de forma segura e repetida em powerslide numa condução desportiva em pista.
Com o ABS definido para nível 3, ao usar o travão traseiro durante travagens agressivas em pista ativa-se o Slide-by-Brake, permitindo à moto um ângulo em curva contido que é mais fácil de gerir. Apenas é preciso travar, começar a entrar em curva e a eletrónica toma conta do resto. Este nível de intervenção do ABS foi desenvolvido para motociclistas menos experientes em pista que queiram começar a abordar a pilotagem atravessando a moto à entrada das curvas.
Com este nível de Slide-by-Brake, os powerslides tornam-se mais facilmente controláveis, deixando margem para a diversão, e sempre em segurança, garantindo assim que o condutor poderá evoluir a sua técnica de travagem e curva sem correr tantos riscos.
Quando o ABS está definido para o nível 2, o Slide-by-Brake permite atravessar a moto num ângulo maior e desfrutar de powerslides mais pronunciados ao entrar em curva. Este nível foi desenvolvido para uso desportivo em pista e para aqueles motociclistas que já têm experiência com derrapagens, mas querem poder contar a segurança acrescida do sistema ABS.
Para pilotos mais experientes que desejam gerir de forma independente os powerslides ao entrar em curva em pista, está disponível o nível 1, no qual o ABS, não Cornering, está ativo apenas na frente.
Finalmente, o ABS da Hypermotard 698 Mono tem também o nível 4, desenvolvido para situações de baixa aderência para garantir a máxima estabilidade e segurança. Está associado por defeito ao modo de condução Wet (chuva). Neste caso o sistema irá ser significativamente mais interventivo do que nos modos anteriores que foram desenvolvidos para uso em asfalto seco.
Esta moto disponibiliza quatro níveis de Wheelie Control. Os níveis 4, 3 e 2 garantem a máxima aceleração à saída das curvas minimizando a elevação da roda dianteira. Enquanto o nível 1 foi desenvolvido para utilização em pista e permite uma elevação a maior altura da roda dianteira, maximizando tanto a performance como a diversão.
Para além disto, exclusivamente para uso em pista, o software Ducati Performance para o Ducati Wheelie Control está disponível como acessório.
Esta funcionalidade pode ser ativada apenas em associação com o escape Termignoni Ducati Performance, não homologado para estrada, e fornece uma estratégia de assistência adicional designada Wheelie Assist. Neste caso a eletrónica assiste ao piloto na execução e manutenção de um ‘cavalinho’ prolongado, regulando o ângulo em relação ao solo ao gerir o binário entregue de acordo com os impulsos do condutor no acelerador eletrónico.
O preço desta novidade italiana em Portugal não está ainda definido oficialmente, mas sabemos desde já que as primeiras unidades chegam aos concessionários nacionais já no mês de janeiro de 2024.
Apenas estarão disponíveis duas cores: a opção mais clássica Ducati Red com quadro revestido a tinta em pó, ou na versão RVE com grafismo dedicado, quadro negro e quickshifter DQS de série.
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