A sensação geral de leveza e a pureza das linhas, nesta terceira geração da Hypermotard, reforçam a ligação com o mundo das Supermotard de competição, resultando numa moto com uma personalidade movida a adrenalina que irá encantar os motociclistas adeptos de uma condução mais extrema. Para oferecer a máxima diversão e controlo, foi revista a posição de condução. A nova Hypermotard 950 conta assim com um novo guiador, mais aberto, carenagens laterais mais estreitas e um novo assento que facilita os movimentos durante a condução e permite apoiar melhor os pés no solo, graças à redução em 53 mm no arco interior das pernas.
A Hypermotard 950 está mais leve
A Hypermotard 950 não só é mais compacta visualmente, é também mais leve em 4 kg (dos quais 1,5 kg foram reduzidos no motor) em relação ao modelo anterior. Este resultado foi obtido graças a um novo quadro com tubos de diferente secção, novas jantes, discos de travão com flanges em alumínio, a uma leve forquilha Marzocchi com bainhas em alumínio e ao meticuloso desenho de cada pormenor. O design desportivo está bem patente nos dois silenciadores de escape a despontarem sob o assento e nas reduzidas tampas laterais, deixando que toda a mecânica – incluindo o leve subquadro traseiro em treliça – fique exposta, transmitindo a imagem de leveza do conjunto. No atractivo guiador de secção variável em alumínio estão montadas as manetes com bombas radiais e reservatórios separados dos fluidos do travão dianteiro e da embraiagem (embraiagem hidráulica que substitui a anterior operada por cabo). O desenho e o interface no novo painel de instrumentos com ecrã TFT a cores vão buscar a sua inspiração ao painel da Panigale V4.
Motor desportivo
O coração da nova Hypermotard 950 é o renovado bicilíndrico Testastretta 11° de 937 cm³, que procura ter mais músculo e uma resposta mais poderosa, unido com uma nova gestão electrónica para assegurar um controlo mais suave. Com 114 cv às 9.000 rpm e um binário máximo de 9,8 kgm – sendo que 80% deste valor está disponível logo às 3.000 rpm -, este deverá ser o motor perfeito para proporcionar a máxima diversão, seja numa condução desportiva em pista, em sinuosas estradas de montanha ou nos percursos urbanos do dia a dia. Estas prestações são mantidas sob controlo pelo moderno pacote electrónico que utiliza uma Unidade de Medição Inercial Bosch de seis eixos (6D IMU) para detectar de forma instantânea os ângulos verticais, longitudinais e laterais de movimento da moto. A Hypermotard 950 inclui o sistema de ABS em curva da Bosch com função Slide by Brake (no nível de intervenção 1), Traction Control EVO e Wheelie Control .
Ainda mais especial
Para aqueles que querem uma moto com prestações ainda superiores existe a Hypermotard 950 SP. Com um grafismo dedicado que lhe confere uma imagem ainda mais desportiva, a versão SP conta com um assento plano, suspensões Öhlins de curso mais longo (+15 mm à frente e +25 mm na traseira) que aumentam o ângulo de inclinação (+3º), jantes forjadas Marchesini e Quick Shift Up and Down EVO (opcional na versão base).
A Hypermotard 950 está preparada para receber o Ducati Multimedia System (DMS). Este sistema permite efectuar a ligação da moto ao smartphone e gerir as funções chave de multimédia (atendimento de chamadas, mensagens de texto e música) através de comutadores, disponibilizando a informação relacionada no painel de instrumentos TFT.