Mais desportiva, mais excitante e mais fácil de conduzir. A Hypermotard, a ‘fun bike’ da Ducati por excelência, renova-se completamente graças a uma estética inspirada no mundo do supermotard de competição, a uma ergonomia revista para garantir ainda mais diversão e a um novo equipamento de primeiro nível nas áreas da ciclística e electrónica.
Para oferecer a máxima diversão e controlo, foi revista a posição de condução. A nova Hypermotard 950 conta assim com um novo guiador, mais aberto, carenagens laterais mais estreitas e um novo assento que facilita os movimentos durante a condução e permite apoiar melhor os pés no solo, graças à redução em 53 mm no arco interior das pernas.
O ar de família para com os modelos que a precederam evidencia-se na zona frontal, dominada pelo ‘bico’ sobre o qual está montada uma compacta óptica com Daytime Running Light (DRL), que torna a Hypermotard 950 bem visível, mesmo durante o dia.
O design desportivo da nova Hypermotard 950 está bem patente nos dois silenciadores de escape a despontarem sob o assento e nas reduzidas tampas laterais, deixando que toda a mecânica – incluindo o leve sub-quadro traseiro em treliça – fique exposta, transmitindo a imagem de leveza do conjunto.
A Hypermotard 950 não só é mais compacta visualmente, é também mais leve em 4 kg (dos quais 1,5 kg foram reduzidos no motor) em relação ao modelo anterior. Este resultado foi obtido graças a um novo quadro com tubos de diferente secção, novas jantes, discos de travão com flanges em alumínio, a uma leve forquilha Marzocchi com bainhas em alumínio e ao meticuloso desenho de cada pormenor.
O coração da nova Hypermotard 950 é o renovado bicilíndrico Testastretta 11° de 937 cm³, com mais músculo, uma resposta mais poderosa e uma nova gestão eletrónica para assegurar um controlo mais suave. Com 114 cv às 9.000 rpm e um binário máximo de 9,8 kgm – sendo que 80% deste valor está disponível logo às 3.000 rpm -, este é o motor perfeito para proporcionar a máxima diversão, seja numa condução desportiva em pista, em sinuosas estradas de montanha ou nos percursos urbanos do dia-a-dia.
Estas prestações exuberantes são mantidas sob controlo pelo ultra moderno pacote eletrónico que utiliza uma Unidade de Medição Inercial Bosch de seis eixos (6D IMU) para detectar de forma instantânea os ângulos verticais, longitudinais e laterais de movimento da moto. O pacote electrónico da Hypermotard 950 inclui o sistema de ABS em curva da Bosch com função Slide by Brake (no nível de intervenção 1), Ducati Traction Control EVO (DTC EVO), Ducati Wheelie Control (DWC) EVO e Ducati Quick Shift (DQS) Up and Down EVO (equipamento de série na versão 950 SP e disponível como acessório na 950).
No atractivo guiador de secção variável em alumínio estão montadas as bombas radiais com reservatórios separados dos fluidos do travão dianteiro e da embraiagem (embraiagem hidráulica que substitui a anterior operada por cabo); o desenho e o interface no novo painel de instrumentos com ecrã TFT a cores vão buscar a sua inspiração ao painel da Panigale V4.
A versão SP
Para aqueles que querem uma moto com prestações ainda superiores existe a Hypermotard 950 SP. Com um grafismo dedicado que lhe confere uma imagem ainda mais desportiva, a versão SP conta com um assento plano, suspensões Öhlins de curso mais longo (+15 mm à frente e +25 mm na traseira) que aumentam o ângulo de inclinação (+3º), jantes forjadas Marchesini e Ducati Quick Shift (DQS) Up and Down EVO.
A Hypermotard 950 está preparada para receber o Ducati Multimedia System (DMS). Este sistema permite efectuar a ligação da moto ao smartphone e gerir as funções chave de multimédia (atendimento de chamadas, mensagens de texto e música) através de comutadores, disponibilizando a informação relacionada no painel de instrumentos TFT.
Detalhes Hypermotard 950
Preço: 13.295€
Promoção de Lançamento: Desconto no valor de 984€
Disponibilidade: A partir de Fevereiro
Cores: Vermelho Ducati com quadro vermelho e jantes pretas
Disponível na versão limitada a 35 kw
Características chave:
– Motor Ducati Testastretta 11° de 937 cm3
– Duplo silenciador sob o assento
– Quadro em treliça com tubos de secção variável
– Sub-quadro traseiro em treliça
– Poisa-pés do passageiro removíveis
– Forquilha Marzocchi totalmente regulável, com bainhas de 45 mm em alumínio e 170 mm de curso
– Amortecedor Sachs com 150 mm de curso
– Jantes em alumínio forjado com três braços em Y
– Pneus Pirelli Diablo Rosso III
– Guiador em alumínio com tubo de secção variável
– Travões e embraiagem hidráulicos com bombas radiais e reservatórios separados
– Instrumentação TFT a cores
– Pacote electrónico de última geração com Unidade de Medição Inercial (6D IMU), incluindo ABS em curva Bosch com função Slide by Brake (no nível de intervenção 1); Ducati Traction Control EVO (DTC EVO); Ducati Wheelie Control EVO (DWC EVO)
– Riding Modes (Sport, Touring e Urban)
– Óptica com Daytime Running Light (DRL)
– Piscas em LED com auto-off (dianteiros integrados nos protetores de mão)
– Preparação para montagem de: sistema antirroubo, Ducati Quick Shift (DQS) up/down, punhos aquecidos, Ducati Multimedia System (DMS)
– Capacidade do depósito de combustível de 14,5 litros
– Arco interior do assento 1.940 mm (-53 mm em relação ao modelo anterior)
– Altura do assento ao solo 870 mm
– Ângulo de inclinação 44°
– Peso em ordem de marcha 200 kg (-4 kg em relação ao modelo anterior)
Detalhes Hypermotard 950 SP
Preço: 16.295€
Promoção de Lançamento: Desconto no valor de 984€
Disponibilidade: A partir de Fevereiro
Cores: Esquema de cor SP com quadro vermelho e jantes pretas
Disponível na versão limitada a 35 kw
Características chave:
– Forquilha Öhlins totalmente regulável, bainhas de 48 mm, 185 mm de curso
– Amortecedor Öhlins totalmente regulável, 175 mm de curso
– Jantes forjadas Marchesini com três braços em Y
– Ducati Quick Shift (DQS) Up and Down EVO
– Assento plano
– Componentes em fibra de carbono: guarda-lamas dianteiro, tampas do motor
– Pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP
– Arco interior do assento 1.980 mm (-53 mm em relação ao modelo anterior)
– Altura do assento ao solo 890 mm
– Ângulo de inclinação 47°
– Peso em ordem de marcha 198 kg (-3 kg em relação ao modelo anterior)