A gama Monster é uma das mais conhecidas e reconhecidas por todos aqueles que andam e gostam de motos. Esta naked italiana, nas suas mais diversas gerações e versões especiais, conquistou um lugar bem especial na história do motociclismo. E agora a mais recente Ducati Monster SP é revelada, adicionando componentes de topo para maximizar o fator diversão!
Depois de nos ter mostrado a Streetfighter V4 Lamborghini no primeiro episódio, a Ducati aproveitou o segundo episódio da série Ducati World Première 2023 para revelar mais uma novidade para o próximo ano. A nova Monster SP promete muita adrenalina.
Para aqueles que já “salivam” a imaginar um aumento de performance do motor Testastretta 11º, a má notícia é que o bicilíndrico italiano mantém-se inalterado em comparação com a já conhecida Monster. Isso significa que disponibiliza os mesmos 111 cv de potência e 93 Nm de pico de binário.
Mas a Monster SP é mais do que apenas o seu motor instalado no quadro Front Frame.
Para além do esquema de cores e gráficos exclusivos inspirados nas motos de competição de MotoGP da Ducati Lenovo Team, esta versão mais “espigada” da naked de Borgo Panigale recebe um conjunto de componentes “premium”, que podemos dividir em duas vertentes: redução de peso e melhoria das qualidades dinâmicas.
A Ducati Monster SP apresenta como grande destaque a utilização de uma forquilha Öhlins NIX30. Totalmente ajustável, esta forquilha permitiu à Ducati redefinir a altura livre ao solo, o que maximiza o ângulo máximo de inclinação em curva, sendo que a afinação de série das suspensões foi também redefinida.
Refira-se ainda que esta forquilha da Ducati Monster SP é 0,6 kg mais leve do que a utilizada na versão base deste modelo.
Mantendo o conceito de melhoria das capacidades dinâmicas e redução do peso do conjunto, encontramos um conjunto de pinças Brembo Stylema e discos de 320 mm, com falanges de alumínio, que permitiram reduzir em meio quilo o peso em comparação com a normal Monster.
A complementar as novidades encontramos ainda uma bateria de lítio, mais leve. Tudo isto contribuiu para reduzir o peso total da Monster SP em 2 kg quando comparamos com a normal Monster. Desta forma a Ducati alcança assim um patamar mais elevado em termos de dinamismo e agilidade, ao mesmo tempo que otimiza a relação peso / potência.
Ainda nas novidades que “saltam à vista”, é impossível não referir a instalação como equipamento de série de um valioso amortecedor de direção, mas também a utilização de um conjunto de ponteiras Termignoni para uma sonoridade mais viciante.
Já o pacote eletrónico foi totalmente recalibrado. Aos modos de condução predefinidos (Sport e Touring) junta-se o novo modo de condução Wet, que, tal como o nome indica, foi desenvolvido para extrair o máximo potencial da Monster SP em piso molhado e total segurança. Todos os modos de condução contam com parâmetros redefinidos, ajustando automaticamente as diversas opções e ajudas à condução.
Refira-se ainda que a Ducati anuncia a chegada da nova Monster SP aos concessionários oficiais a partir do final do ano, sendo possível adquirir este modelo em versão limitada para a carta A2.
Quanto ao preço da nova Ducati Monster SP, estamos a aguardar a confirmação oficial por parte da Ducati Portugal. Assim que possível iremos atualizar este artigo com esta importante informação.