Estamos a pouco mais de metade do ano e os rumores sobre novidades para 2023 começam agora a intensificar-se. Com o aproximar dos últimos meses do ano, e mais precisamente quando nos aproximamos dos grandes certames dedicados às duas rodas, como são os casos do Salão de Colónia INTERMOT ou o Salão de Milão EICMA, começam a chegar a público algumas informações como o recente pedido de homologação de uma Ducati Monster SP.
Os documentos foram descobertos pelo portal britânico Bennetts, e neles encontramos, sem dificuldade, uma lista de três modelos da gama Monster.
As versões Ducati Monster e Monster+ já não são novidade para ninguém. A mais recente geração da icónica Monster poderá ter deixado alguns Ducatistas enraivecidos pela utilização de um quadro “front frame” em vez do tradicional treliça tubular. Mas a verdade é que a Monster é uma moto bastante eficiente e cumpre com tudo aquilo que promete.
Mas para elevar ainda mais o nível de prestações da naked de Borgo Panigale, deveremos em breve ter a confirmação da chegada de uma Ducati Monster SP.
Os mais atentos e fãs da marca italiana sabem certamente que quando os responsáveis da Ducati decidem aplicar a sigla SP, isso significa que estamos perante uma versão especial de determinado modelo. E neste caso a Monster SP será uma melhoria em termos de ciclística em comparação com a “normal” Monster ou Monster+ que conhecemos.
E o que são essas melhorias na ciclística?
A Monster SP virá equipada de fábrica com um conjunto de suspensões assinadas pelos especialistas suecos da Öhlins. Provavelmente uma forquilha com bainhas de 48 mm, totalmente ajustável, claro, enquanto no eixo traseiro deverá ser usado um amortecedor TTX36, também ele totalmente ajustável. Desta forma a Ducati deixa de lado a combinação Marzocchi e Sachs da versão base.
As afinações de fábrica serão também elas mais desportivas. Desta forma o condutor da Ducati Monster SP poderá usufruir de um comportamento mais “agressivo” por parte do chassis da naked de Borgo Panigale, encontrando uma moto adaptada a oferecer sensações mais fortes numa estrada recheada de curvas ou até mesmo num circuito.
As jantes Marchesini em alumínio forjado ajudarão a reduzir um pouco o peso, para além de influenciarem o comportamento dinâmico devido à menor inércia, enquanto o sistema de travagem acolhe uma importante alteração: em vez das pinças Brembo M4.32 a Monster SP usará as mais eficazes pinças monobloco de quatro pistões Stylema.
Tudo isto será envolto num esquema de cores e grafismos exclusivos da variante SP.
De acordo com o portal britânico que divulgou inicialmente os documentos de homologação do modelo na Austrália, nada indica que o motor seja alvo de qualquer modificação. Falta saber se na Monster SP a Ducati adicionará um pacote eletrónico mais evoluído.
A nova Ducati Monster SP deverá ser uma das diversas novidades que a marca italiana irá apresentar online na série Ducati World Première 2023. Veja aqui as datas dos diferentes episódios:
– Episódio 1 – The Unexpected – 2 de setembro
– Episódio 2 – Ready For More – 15 de setembro
– Episódio 3 – Unlock Earth – 29 de setembro
– Episódio 4 – This is Racing – 7 de outubro
– Episódio 5 – Push Forward – 20 de outubro
– Episódio 6 – Dare to be Bold – 28 de outubro
– Episódio 7 – Next Gen Freedom – 7 de novembro