A Ducati aumenta a sua família Streetfighter com a introdução de dois novos modelos: a ousada e pura Streetfighter V2 e a topo de gama Streetfighter V4 SP. Toda a informação detalhada sobre as duas motos foi revelada durante o quarto episódio da série web Ducati World Première (link da apresentação aqui).
A nova Streetfighter V2 é uma naked desportiva com um carácter único. Preenche as necessidades dos motociclistas que estão à procura de uma moto capaz de combinar o ADN desportivo da Panigale V2 com a atitude e o estilo da admirada Streetfighter. O resultado é uma moto intuitiva e fácil de conduzir, com a dose certa de potência para assegurar uma performance cheia de garra e a máxima diversão de condução.
Este projeto é o precioso fruto da reinterpretação da bem-sucedida “Fight Formula” da Ducati, desta vez aplicada à Panigale V2, despida das suas carenagens e equipada com um guiador largo e elevado. O peso a seco deste veículo é de 178 kg, e o motor é o Superquadro de 955 cc e 153 cv, controlado por um pacote de eletrónica de última geração.
A nova Streetfighter V2 é uma moto de carácter essencial, com um design verdadeiramente aguçado, abraçando os clássicos elementos estilísticos da Streetfighter V4, a começar pela distintiva ótica, que recorda as típicas DRL das Ducati desportivas e é inspirada pelo famoso sorriso do Joker.
O conceito de design por detrás deste novo modelo é criado em torno da mecânica herdada da Panigale V2, com o motor Superquadro como elemento portante.
A ergonomia tem características principais muito focadas no condutor e no uso em estrada, com os valores acrescidos do carácter desportivo e do conforto . O guiador largo e elevado substitui os avanços da Panigale V2. A assento é agora mais largo e tem um novo estofo que contribui para tornar esta moto ainda mais confortável. Para além disto, os poisa-pés foram reposicionados para aumentar o espaço para o condutor. Todas estas melhorias permitem ao motociclista um grande controlo em condução desportiva e, em simultâneo, facilitam a utilização no dia a dia.
O motor da Streetfighter V2 é o Superquadro de 955 cc com homologação Euro 5, capaz de disponibilizar uma potência máxima de 153 cv às 10.750 rpm e um binário máximo de 101,4 Nm às 9.000 rpm. Este motor resulta não só utilizável e agradável na estrada, mas também eficaz e excelente em pista, onde pode ser facilmente gerido. Em comparação com a Panigale V2, o projeto Streetfighter V2 tem uma relação final mais curta (15/45 vs 15/43): este número garante um maior binário à roda a velocidades de estrada, ao mesmo tempo que oferece uma melhor resposta do motor ao reabrir do acelerador.
Ao desenvolver este novo modelo, os engenheiros da Ducati focaram a sua obsessiva atenção nas afinações da parte ciclística. De facto, o motor Superquadro é utilizado como elemento portante, unindo-se à compacta estrutura frontal que consiste num quadro monocoque em alumínio fundido fixo à cabeça do motor. O monobraço oscilante, também ligado ao motor, é 16 mm mais longo em relação ao da Panigale V2, um ponto ganho na contribuição para assegurar a estabilidade de toda a moto.
A esta plataforma são adicionados uma forquilha Showa BPF com bainhas de 43 mm e um monoamortecedor Sachs, contando com uma calibragem específica para tornar a moto mais confortável em estrada, sendo também facilmente ajustável para toda uma nova dimensão de diversão em pista.
A Streetfighter V2 está equipada com jantes de 5 braços e os novos pneus Pirelli Diablo Rosso IV: 120/70 ZR17 na frente e 180/60 ZR17 atrás, que proporcionam uma resposta super-rápida às necessidades do condutor, juntamente com um superior ‘feeling’ em curva. Com exceção das pastilhas de travão caracterizadas por uma mordida menos agressiva, mais adaptadas a um uso em estrada, todo o sistema de travagem é fielmente retirado da Panigale V2, contando com pinças radiais Brembo M4-32 monobloco e discos com 320 mm de diâmetro.
O completo e moderno pacote de eletrónica que equipa a Streetfighter V2 é herdado da Panigale V2. A plataforma inercial IMU de 6 eixos gere todos os controlos eletrónicos da moto e dá a posição da moto no espaço em tempo real, enviando a informação para as unidades de comando que gerem os controlos. O pacote de eletrónica inclui: ABS Cornering EVO com função “slide by brake”, Ducati Traction Control (DTC) EVO 2, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2, Engine Brake Control (EBC) EVO.
A Streetfighter V2 conta com três diferentes Riding Modes (Sport, Road, Wet) com definições de controlo específicas. O equipamento eletrónico pode ser incrementado por uma gama de acessórios disponível no catálogo Ducati Performance: Ducati Data Analyzer (DDA + GPS) and Ducati Multimedia System.
A moto está equipada com óticas full-LED com DRL dianteira e um painel de instrumentos com ecrã full-TFT de 4.3”, um painel com uma interface intuitiva com um ar de família para com a Streetfighter V4.
A Streetfighter V2 estará disponível a partir de finais de dezembro próximo, em Ducati Red com jantes negras.
O catálogo Ducati Performance conta com numerosos acessórios desenhados para incrementar a imagem, performance e estilo da nova Streetfighter V2. Entre estes, sobressaem as asas, desenhadas pela Ducati para obter ainda melhores prestações num uso em pista.
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