Como prometido, a Ducati apresentou hoje mais uma novidade para 2024. Aquela que é a quarta novidade depois da Monster 30º Aniversário, Multistrada V4 S Grand Tour e da DesertX Rally , é uma moto mais focada na performance, mas nem por isso descura a polivalência. A nova Multistrada V4 RS apresenta-se como uma opção perfeita para quem procura uma moto capaz de aliar polivalência e performance.
E esta RS será, porventura, e principalmente para os amantes da adrenalina gerada pela condução de motos de apetências desportivas, uma excelente forma da Ducati em celebrar o vigésimo aniversário da gama Multistrada.
Tudo começa no seu design com vocação desportiva.
A Multistrada V4 RS combina as inconfundíveis linhas da maxitrail de Borgo Panigale com soluções técnicas que remetem para as tecnologias usadas nas motos de competição, e que atualmente podemos encontrar nas diversas superdesportivas Ducati.
A sigla RS destaca-se pelos vários elementos fabricados em fibra de carbono, tais como o guarda-lamas dianteiro, as proteções de mãos (desenhadas especificamente para este modelo), os escudos térmicos do sistema de escape, e também o “bico” dianteiro.
Estes elementos fabricados num material mais exótico ajudam a criar maiores contrastes com o esquema de cores Iceberg White, a única opção de cor disponível para a Multistrada V4 RS, com os designers da marca italiana a incluírem várias referências à cor da Desmosedici GP que podemos ver a competir em MotoGP.
A esguia e leve secção traseira em tecno-polímero integra as pegas para o passageiro, tornando-se mais compacta e definindo uma vista lateral desportiva. O subquadro traseiro foi concebido em exclusivo para a Multistrada V4 RS, sendo que debaixo do assento encontramos instalado um subquadro fabricado em titânio, um componente estrutural que, para além da sua função principal, ajuda a dotar a RS de uma maior elegância técnica, sem ao mesmo tempo esquecer de acentuar o seu carácter desportivo.
A opção da Ducati por usar um subquadro em titânio permitiu à marca italiana anunciar uma redução de peso de 2,5 kg em relação ao elemento standard que encontramos noutras Multistrada V4.
A ajudar à exclusividade, a Multistrada V4 RS será produzida numa série limitada. O número específico de cada unidade fabricada é imortalizado numa placa em alumínio negro anodizado, embelezada pela bandeira italiana, e que fica fixa na mesa de direção de forma a que o condutor desta trail desportiva italiana saiba sempre que está aos comandos de uma moto única.
E se o subquadro é exclusivo, outra característica importante e que podemos apenas encontrar nesta Multistrada V4 RS em comparação com as restantes variantes da maxitrail é o seu motor.
A configuração de quatro cilindros em V é a mesma. Porém, enquanto as “normais” Multistrada dão uso ao motor Desmosedici Granturismo, mais vocacionado para viagens e uma condução mais “calma”, a Multistrada V4 RS recebe o potente e agressivo motor Desmosedici Stradale da superdesportiva Panigale ou na supernaked Streetfighter.
Isto significa que a cilindrada é de 1103 cc, com distribuição desmodrómica, mas aqui na RS com uma calibração específica.
De acordo com a Ducati, este motor aplicado na Multistrada V4 RS tem uma performance mais contundente a baixos regimes, mas também mais linear, de forma a que o condutor consiga desfrutar em pleno de todo o potencial desta unidade motriz V4 sem ser obrigado a ir ao “redline”.
Exuberante em performance, onde destacamos os 180 cv às 13.500 rpm, o motor da RS conta com o mesmo filtro de ar da Panigale V4, de perfil mais desportivo para garantir um fluxo de ar otimizado para o motor, enquanto o sistema de escape termina numa ponteira específica, fabricada em titânio, e com assinatura dos especialistas da Akrapovic.
A relação final foi também alterada de forma a permitir à Multistrada V4 RS obter melhores registos ao nível da aceleração. Por outro lado, e tendo em vista uma condução mais agressiva, a embraiagem é a seco, a STM SBK-EVO, fabricada em alumínio, e que para além de suavizar o comportamento da embraiagem, também oferece uma experiência de condução ao mais puro estilo das motos de competição Ducati, conferindo uma sonoridade metálica quando se solta a embraiagem.
Um dos destaques do motor da Multistrada V4 RS, para além da sua potência generosa, é a capacidade de desativar a bancada de cilindros posteriores. Esta funcionalidade permite poupar combustível, mas, principalmente, evitar o aumento da temperatura emanada do motor quando a moto está parada. Os cilindros são desativados com a moto em ponto morto, parada, e quando a temperatura do motor está acima dos 70 graus.
Por falar em conforto térmico, convém também realçar que o condutor tem a possibilidade de abrir ou fechar condutas de ar que canalizam ar fresco para as pernas.
A ciclística da Multistrada V4 RS foi desenvolvida em torno da jante dianteira de 17’’, que assegura maior precisão e reatividade em condução desportiva.
Esta escolha levou à opção por um quadro monocoque em alumínio diferente dos que equipam as Multistrada V4 S e Rally, para obter uma diferente inclinação da coluna de direção (25.75° em lugar de 24.5°), definindo os valores de trail e de distância entre eixos em função do maior carácter desportivo da moto, numa estratégia semelhante ao que já havia sido feito na V4 Pikes Peak.
As jantes Marchesini em alumínio forjado, 2,7 kg mais leves que as da V4 S, tornam o comportamento dinâmico do veículo mais eficaz graças à inércia reduzida, o que otimiza a agilidade, enquanto os pneus Diablo Rosso IV Corsa, nas medidas de 120/70 à frente e 190/55 atrás, foram escolhidos para garantir a aderência em aceleração e um feeling ideal em curva.
A escolha das suspensões Öhlins Smart EC 2.0 vai na direção de garantir a melhor performance numa utilização desportiva, graças ao uso do sistema “event based”, tal como encontramos nas Panigale V4 S e Streetfighter V4 S.
Estas suspensões eletrónicas auto ajustam-se com base no estilo de condução individual.
O sistema, já utilizado na Multistrada V4 Pikes Peak, foi recalibrado para se obter o melhor equilíbrio entre conforto numa condução descontraída e apoio em condução desportiva.
Em particular, nos modos de condução Touring e Sport, a parametrização do sistema dinâmico foi modificada para melhorar o conforto quando em condução descontraída e, ao mesmo tempo, apoiar quando a RS tem pela frente uma estrada de montanha recheada de curvas.
Ao nível da travagem, a Ducati optou por instalar na Multistrada V4 RS os componentes que equipam a Panigale V4.
Isto significa que à frente o sistema inclui discos de 330 mm de diâmetro e pinças monobloco Brembo Stylema, similares às da Multistrada V4 S, mas às quais são adicionadas as pastilhas da Panigale V4. Na traseira o sistema inclui um único disco de 265 mm de diâmetro, sobre o qual atua uma pinça flutuante Brembo.
O sistema é gerido pelo avançado Cornering ABS Bosch-Brembo 10.3ME, que modula a potência de travagem de acordo com a inclinação lateral da moto para maior segurança.
A pensar na redução do peso, e para além do que já referimos, a RS conta com uma bateria mais pequena para reduzir o peso. Deste modo, são poupados 3 kg em comparação com a Multistrada V4 Pikes Peak.
A nova V4 RS oferece uma ergonomia mais desportiva que a Multistrada V4, com poisa-pés mais altos e recuados, para aumentar o ângulo de inclinação máximo. O guiador, fixo diretamente à mesa para que o condutor obtenha uma ligação mais direta ao que a roda dianteira faz, é mais baixo, estreito, e com uma curvatura menos acentuada.
Realce também para os novos e mais suaves punhos, que apresentam um design mais desportivo. Esta combinação ergonómica traduz-se, de acordo com a Ducati, num melhor feeling em condução desportiva, enquanto mantém em simultâneo um bom nível de conforto.
Claro que numa moto especial a Ducati tinha de instalar um completo e avançado pacote eletrónico.
A Multistrada V4 RS está por isso equipada com o avançado e sofisticado pacote de eletrónica da Multistrada V4 S, que inclui, entre outras características, tecnologia de radar de série, à frente e atrás, que permite ao condutor desfrutar das funcionalidades Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD).
O equipamento eletrónico da Multistrada V4 RS, graças à informação obtida a partir da plataforma inercial Bosch, é formado por quatro Power Modes (Full, High, Medium, Low), Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Engine Brake Control (EBC) e Ducati Quick Shift (DQS) bidirecional.
Todos estes sistemas foram calibrados para as características e tipo de utilização da RS, e integrados nos quatro modos de condução disponíveis, nomeadamente Race, Sport, Touring e Urban.
Na Multistrada V4 RS, o Power Mode Full (associado por defeito ao modo de condução Race) é introduzido pela primeira vez na família Multistrada. Este modo entrega a potência máxima em todas as mudanças, com uma resposta mais imediata do acelerador aos impulsos do condutor.
Os restantes Power Modes foram calibrados para utilização na Multistrada V4:
– High (associado por defeito ao modo de condução Sport) oferece a potência máxima em 4ª, 5ª e 6ª velocidades, com uma ligeira redução de binário em 1ª, 2ª e 3ª, e uma resposta imediata ao acelerador.
– Medium (associado por defeito ao modo de condução Touring) também disponibiliza a potência máxima nas 4ª, 5ª e 6ª velocidades, com uma ligeira redução em 1ª, 2ª e 3ª, mas com uma resposta ao acelerador mais suave.
– Low (por defeito no modo de condução Urban) com potência reduzida para 84 kW (114 cv) e uma resposta ainda mais suave aos impulsos no acelerador.
A Multistrada V4 RS está também equipada com EBC (Engine Brake Control) ajustável em três níveis, que permite ao utilizador customizar o efeito travão-motor em função do contexto e estilo de condução.
O maior carácter desportivo do pacote de eletrónica da V4 RS é sublinhado pelo novo grafismo do painel de instrumentos, que apresenta um painel de controlo no ecrã principal com uma funcionalidade similar à do Infomode Track das Panigale V4 e Streetfighter V4. Este menu ‘drop-down’ mostra os níveis definidos para o DTC, ABS e DWC no modo de condução selecionado.
Para além disto, a intervenção do Ducati Traction Control e Ducati Wheelie Control é destacada pelo piscar do correspondente elemento do menu e por uma luz no canto superior direito do ecrã.
Aqui ficam as principais características da nova Ducati Multistrada V4 RS
– Motor Ducati Desmosedici Stradale de 1103 cc com verificação da folga de válvulas a cada 30.000 km
– Quadro monocoque em alumínio e monobraço oscilante em alumínio
– Subquadro traseiro em titânio (equipamento exclusivo da RS)
– Elementos em fibra de carbono
– Suspensão eletrónica semi-ativa Öhlins Smart EC 2.0 com sistema “event based”
– Curso das suspensões de 170 / 170 mm
– Jantes em alumínio forjado Marchesini de 17″ com pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa nas medidas 120/70 ZR17 à frente e 190/55 ZR17 atrás
– Sistema de travagem Bosch-Brembo ABS 10.3ME Cornering
– Discos dianteiros de 330 mm com pinças radias monobloco Brembo Stylema de 4 pistões
– Ótica Full LED com DRL e Ducati Cornering Lights (DCL)
– Painel de instrumentos TFT com ecrã de 6.5” a cores, com grafismo dedicado (equipamento exclusivo da RS)
– Unidade de Medição Inercial Bosch (IMU)
– 4 Power Modes (Full, High, Medium, Low)
– 4 Riding Modes (Race, Sport, Touring, Urban)
– Tecnologia de radar dianteiro e traseiro (Adaptive Cruise Control e Blind Spot Detection)
– Ducati Wheelie Control (DWC)
– Ducati Traction Control (DTC)
– Engine Brake Control (EBC)
– Arranque Hands Free
– Ducati Connect com aplicações para telefone, música e mapa de navegação
– Ducati Quick Shift (DQS) Up&Down
– Vehicle Hold Control (VHC)
Conforme já referimos, a nova Multistrada V4 RS apenas estará disponível na opção de cor Iceberg White. As primeiras unidades começam a chegar aos concessionários da Ducati em Portugal a partir de janeiro de 2024, sendo que o preço já confirmado é de 38.195€.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!