Para a marca sedeada em Borgo Panigale, a Multistrada tem um significado bem especial. A “faz tudo” da Ducati conseguiu reunir um conjunto de capacidades dinâmicas que, nas diferentes gerações e variantes disponibilizadas, permitiram a milhares de motociclistas descobrir as diferentes facetas da maxitrail italiana. Agora chega a vez dos motociclistas apaixonados por grandes viagens receberem aquilo que tanto esperavam: a Ducati Multistrada V4 S Grand Tour.
Nesta novidade o conceito principal é que viajar não é um opcional! Na verdade, o nível de equipamento de série que encontramos na nova Multistrada V4 S Grand Touring permite posicionar a maxitrail no topo do seu segmento.
Num momento em que a Ducati assinala os 20 anos de existência do modelo, a Multistrada V4 S Grand Tour apresenta-se como a versão mais completa alguma vez fabricada e saída da linha de montagem da fábrica em Borgo Panigale.
A Multistrada V4 S Grand Tour é uma moto “Full Optional” baseada no modelo S que já conhecemos há alguns anos, e equipada com as definições Travel & Radar.
Por isso, e como equipamento de série, esta versão conta com o sistema de radar com Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD), ajudas eletrónicas à condução que para além de otimizarem a segurança, permitem ao condutor usufruir de maior conforto durante a condução.
Ainda em relação à segurança, o sistema TPMS, que mostra a pressão dos pneus no painel de instrumentos, e luzes LED adicionais para melhorar a visibilidade à noite ou quando a visibilidade está comprometida (nevoeiro ou chuva), são montadas de série na Grand Tour.
Numa moto concebida para viajar, não podiam faltar as malas. Por isso, as malas laterais, de série na Multistrada V4 S Grand Tour, são integradas com o esquema de cores da moto. Graças ao seu volume total de 60 litros, permitem aos motociclistas transportar todo o equipamento e bagagem que habitualmente necessitam, mesmo para as viagens mais longas.
Durante essas viagens será necessário realizar algumas operações de manutenção, e por isso a Ducati inclui o descanso central, um componente que ajuda a tornar mais fáceis todas as operações de manutenção, mas também o acesso às malas, desde a montagem e desmontagem ao abrir e fechar.
O conforto na Multistrada V4 S Grand Tour é também reforçado pela instalação de série de punhos aquecidos, tal como os assentos do condutor e passageiro. Para além disto, a presença do tampão de combustível ‘hands-free’ simplifica os reabastecimentos, permitindo ao condutor manter a chave no seu bolso graças à ignição “keyless”.
Finalmente, a Multistrada V4 S Grand Tour incorpora várias atualizações previamente apresentadas e desenvolvidas para a Multistrada V4 Rally. O guiador encontra-se agora montado rigidamente na mesa de direção, sem sinoblocos, proporcionando sensações de condução mais diretas sem comprometer o conforto.
O assento do passageiro é o modelo introduzido na V4 Rally, para um apoio ideal em viagens longas, e, tal como o do condutor, é embelezado com uma cobertura externa com grafismo dedicado, que para além do aspeto funcional, confere a este elemento um visual “premium”.
Para além disto, de modo a incrementar o conforto térmico, a Multistrada V4 S Grand Tour adota escudos térmicos no braço oscilante e no lado esquerdo do sub-quadro traseiro, bem como condutas que se podem fechar na área das pernas. Já o compartimento dedicado ao smartphone é agora ventilado, o que evitará o sobreaquecimento deste tipo de dispositivos móveis durante os períodos de condução ao sol.
Tal como em todas as motos da família Multistrada V4, a Grand Tour está também equipada com o sistema de navegação baseado na solução Phone Mirroring, que lhe permite transformar o ecrã TFT de 6.5’’ num mapa de navegação a cores com toda a informação necessária para conduzir a moto.
Na Multistrada V4 S Grand Tour o condutor conta ainda com a função Minimum Preload, que permite rebaixar a moto ao parar ou quando circula a baixa velocidade, reduzindo a pré-carga do amortecedor para o mínimo. A função Easy Lift, por seu lado, reduz o esforço exigido para levantar a moto do descanso lateral ao abrir o hidráulico da suspensão quando a ignição está em ON.
O motor continua a ser o admirado V4 que equipa a restante gama. O motor Granturismo de 1158 cc disponibiliza um máximo de 170 cv às 10.500 rpm e 125 Nm às 8.750 rpm como pico de binário, com uma curva particularmente linear e que, de acordo com a Ducati, garante uma resposta mais suave e progressiva a qualquer velocidade.
A performance do motor, combinada com o seu peso total de apenas 66,7 kg, combina com destaques técnicos tais como a cambota contrarrotante, derivada da experiência ganha pela Ducati Corse em MotoGP, que trabalha “contra” a inércia giroscópica das rodas.
Claro que numa maxitrail moderna, como é o caso, não podia faltar um pacote eletrónico bastante completo e pronto a tornar a moto personalizada de acordo com as preferências ou necessidades do condutor.
Para além dos sistemas já mencionados, o pacote eletrónico da Multistrada V4 S Grand Tour oferece as opções mais evoluídas das diversas ajudas à condução em termos de segurança, conforto, performance e conectividade.
A plataforma inercial (IMU) gere a operação dos sistemas de ABS com função de ativação em curva, o Ducati Wheelie Control (DWC), o Ducati Traction Control (DTC), as Cornering Lights (DCL) e ainda o Vehicle Hold Control (VHC), que torna simples o arranque em estradas inclinadas.
Na Multistrada V4 S Grand Tour, a plataforma inercial também comunica continuamente com o sistema de controlo da suspensão semi-ativa Ducati Skyhook Suspension (DSS). Este sistema não só é capaz de analisar as condições de condução, ajustando instantaneamente a forquilha e o amortecedor, como, pela primeira vez, integra também a função Autolevelling.
E o que é o Autolevelling?
Neste caso a Ducati desenvolveu um sistema que reconhece as definições da moto e ajusta-as de forma autónoma para colocar o assento à altura ideal do solo em diferentes configurações de condução, adicionando-se às opções (manuais) já disponíveis para o utilizador: condutor, condutor mais bagagem, condutor e passageiro, condutor e passageiro mais bagagem.
Finalmente, o pacote eletrónico fica completo com as funções de espelho do smartphone, implementadas através do Ducati Connect System, que permite controlar o telefone e a música de modo simples e intuitivo.
Em termos estéticos, esta versão vê o seu visual alterar graças aos grafismos dedicados, que misturam elegância com dinamismo. O esquema de cores das superestruturas é refletido na cor negra para o quadro, braço oscilante, mesas de direção e guiador.
A Multistrada V4 S Grand Tour completa a família composta também pela V4 Pikes Peak, desenhadas para os amantes da condução desportiva, e pela Multistrada V4 Rally, dedicada aos ‘globetrotters’ que não param mesmo quando as estradas de asfalto terminam.
Apesar do completo nível de equipamento de série, esta maxitrail viajante poderá ainda ser customizada através de um vasto conjunto de acessórios e opcionais da Ducati, específicos para elevar o nível de polivalência ou performance desta moto.
Para ir ao encontro das necessidades ergonómicas de condutor e passageiro, o catálogo de acessórios oficiais oferece uma variedade de assentos, um conjunto de rebaixamento da moto e várias opções para o para-brisas.
Os Ducatisti que pretendam realçar ainda mais as qualidades turísticas da Multistrada V4 S Grand Tour podem adotar soluções de bagagem adicionais, desenhadas tanto para o depósito como para a grelha traseira, tais como uma top case ou saco de depósito.
E aqueles que dão preferência ao “look”, também têm à disposição elementos como diferentes componentes fabricados em fibra de carbono, manetes e poisa-pés maquinados a partir de alumínio sólido, piscas dinâmicos em LED e reservatórios de líquido de travões e embraiagem maquinados em alumínio.
E se tudo isto que escrevemos acima o deixou com vontade de partir em viagem aos comandos da nova Multistrada V4 S Grand Tour, então convém saber que esta novidade estará disponível na rede de concessionários oficiais Ducati a partir do fim de setembro, apenas no esquema de cor Grand Tour.
Quanto ao preço, a Ducati Portugal confirmou já que o valor a pagar para ter esta italiana na sua garagem e pronta a viajar é de 27.795€.
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