Todos os anos os grandes fabricantes optam por apresentar algumas novidades em diversos dos seus modelos. Isso, quando não decidem renovar de forma mais profunda. E no segmento das superdesportivas, esta estratégia torna-se ainda mais fundamental tendo em conta que são estas motos que, habitualmente, apresentam as mais importantes novidades do respetivo fabricante. E isso é o que podemos ver na nova Ducati Panigale V4.
A casa de Borgo Panigale tem vindo a evoluir a sua superdesportiva ao longo dos anos. Este processo de refinamento da moto italiana com o seu motor Desmosedici Stradale, um poderoso V4 que tem vindo a dar cartas no Mundial Superbike por intermédio de Alvaro Bautista, embora numa versão especial de homologação na Panigale V4 R, passa para um novo capítulo graças à utilização de um pacote eletrónico ainda mais especial.
Os principais destaques da nova Ducati Panigale V4 podem ser encontrados precisamente ao nível da eletrónica.
Leia também – A Ducati revela a gama Panigale V4 para 2022
A grande novidade é o sistema Engine Brake Control EVO 2 (EBC), um sistema que permite ao condutor da Ducati Panigale V4 ajustar o efeito travão-motor nas reduções de caixa e desacelerações.
De acordo com a marca italiana, este sistema de ajuda à condução, que já vai na sua segunda evolução, daí a denominação EBC EVO 2, conta com uma diferente calibragem mudança-a-mudança em cada um dos três níveis selecionáveis. A nova estratégia eletrónica foi desenvolvida para otimizar a intensidade do travão-motor de acordo com a carga na roda traseira.
Na primeira fase da travagem, quando existe pouca carga no pneu traseiro, o EBC EVO 2 disponibiliza menos efeito travão-motor, sendo que a intensidade aumenta à medida que a Panigale V4 se aproximado centro da curva: o momento em que a intervenção do travão-motor mais contribui para diminuir a velocidade da moto e fechar a trajetória.
Leia também – Vídeo: Teste Ducati Panigale V4 S no circuito de Jerez
Graças a esta estratégia, que assegura uma intervenção mais equilibrada do controlo do travão-motor em qualquer fase da condução, o sistema reduz o bloqueio da roda traseira nas mais exigentes situações de travagem, melhorando assim a estabilidade e precisão na fase de curva.
Com a Ducati a revelar que continua a evoluir os parâmetros de funcionamento do sistema de controlo de tração, esta atualização 2022 da Panigale V4 conta ainda com uma importante alteração ao nível da caixa de velocidades com quickshift bidirecional.
A partir de agora o Ducati Quick Shift (DQS) funciona de duas formas distintas: caso o condutor não “abra” acelerador a fundo, o sistema deixa de cortar por completo a ignição, que é a estratégia habitual num sistema deste tipo. Agora, nesta situação que habitualmente acontece numa condução em estrada, quando o condutor utiliza o quickshift para trocar de caixa a eletrónica apenas retarda a ignição, e dessa forma a troca de caixa acontece de forma mais suave.
Já nas situações de acelerador totalmente “aberto”, o sistema adota a estratégia convencional de corte completo da ignição no momento de troca de caixa. No entanto, também aqui a Ducati Panigale V4 apresenta novidades, pois no momento em que o motor volta a disponibilizar binário para a roda traseira, a forma como o binário é disponibilizado é mais suave, permitindo ao condutor desta superdesportiva sentir mais confiança e uma ligação ainda mais natural entre o punho direito e a roda traseira.
É também importante referir que, para além de todas as melhorias e atualizações na eletrónica para garantir maior eficácia na condução, quer em pista ou em estrada, a Ducati Panigale V4 recebe ainda uma atualização ao sistema de refrigeração.
Leia também – Ducati Panigale V4 SP2: A evolução da eSPécie
De acordo com a marca de Borgo Panigale, foi adotada uma nova estratégia de funcionamento das ventoinhas que ajudam a controlar a temperatura excessiva que se acumula no motor quando o V4 Desmosedici Stradale é levado ao limite.
Controlando de forma mais pormenorizada a temperatura do motor, a Ducati garante que isso levará a um melhor conforto térmico para o condutor.
Estas atualizações, disponíveis para todos os modelos Panigale V4, V4 S e V4 SP2 2023, também estarão disponíveis para todos os proprietários de Panigale V4, Panigale V4 S e Panigale V4 SP2 2022, através de uma simples intervenção que pode ser efetuada num Ducati Service a partir do final de julho de 2022.
Quer saber qual o concessionário oficial mais próximo de si para atualizar a sua Panigale V4? Então clique aqui!