Um dos primeiros lançamentos da edição deste ano do EICMA foi a Ducati Scrambler 1100 que marca o alargamento da gama Scrambler com uma porposta ainda mais “encorpada”. Equipada com uma nova versão do motor de 1079cc de cilindrada, que já fez as delícias de muitos quando equipava a Monster, esta Scrambler foi alvo de um trabalho apurado para poder albergar esta unidade motriz. O quadro em treliça foi trabalhado para comportar este bicilíndrico e o depósito em forma de gota está maior e com uma capacidade de 15 litros.
Com as alterações no motor, este debita agora 86 cv de potência às 7.500 rpm e 88,4 Nm de binário às 4.750 rpm e possui três modos de utilização: Active e Journey com 86cv e City onde a potência é reduzida para os 75cv. Em termos electrónicos esta Scrambler conta ainda com controlo de tracção que pode ser desligado e um sistema ABS da Bosh.
A posição de condução também foi adaptada às potencialidades do novo motor e surge com as peseiras e o guiador posicionados um pouco mais à frente para uma postura mais em cima da “acção”.
A irmã mais potente da família Scrambler é proposta em três versões, a base, a Special e a Sport. A versão Special traz ao de cima o carácter mais custom e urbano da Scrambler seguindo algumas das novas tendências para quem faz da cidade o seu habitat natural. Já a Sport surge destinada àqueles que dão mais relevância às prestações e sensações de condução. Esta última contam com uma suspensão Öhlins com uma forquilha de 48mm totalmente ajustável e um amortecedor também ele regulável, ao passo que a versão base e a Special estão equipadas na frente com uma forquilha Marzocchi de 45mm.
A nível estético, a Special surge com umas jantes totalmente negras, uma cor cinzenta Custom específica, um banco em tons de castanho, um guiador um pouco mais baixo, ponteiras cromadas e o braço oscilante com efeito escovado. Já a Sport surge com uma cor negra bem mais agressiva denominada Viper Black decorada com alguns detalhes em amarelo , além disso conta com jantes em alumínio com efeito maquinado.