No dia anterior ao início do Salão de Milão EICMA 2022, que a Revista MotoJornal vai acompanhar de perto e trazer até si todas as novidades do próximo ano, a Ducati acaba por apresentar a renovada gama Scrambler, que aposta na diversão e também na personalidade individual graças ao maior número de opções de customização.
A nova gama Ducati Scrambler é a derradeira novidade 2023 que a casa de Borgo Panigale tinha reservado para a sua série de apresentações online Ducati World Première.
A mais recente geração do denominado “Land of Joy” é mais divertida e personalizada do que nunca, reforçando a irreverência tão popular entre os motociclistas europeus atualmente, mas também mantendo a sua ligação aos modelos scrambler que se tornaram tão importantes nas mais diversas facetas do motociclismo durante os anos dourados do século passado.
Mantendo a aposta no motor bicilíndrico Desmodue refrigerado por ar de 73 cv, quadro em treliça fabricado em tubos de aço, guiador largo, um baixo centro de gravidade para maior diversão de condução, as novas Ducati Scrambler ganham uma nova aparência, modernizada, e com uma iluminação “Full LED” redesenhada, onde se destaca a ótica dianteira com a luz diurna facilmente associada a este modelo e em forma de X.
O depósito em aço foi redesenhado e conta agora com uma cobertura intercambiável que, juntamente com os guarda-lamas e detalhes no farol, dá à moto a sua cor e permite uma fácil, rápida, mas completa personalização ao gosto de cada proprietário ou ocasião.
Nas novidades 2023 da Scrambler destacamos também a nova instrumentação, que inclui agora um ecrã TFT a cores de 4,3 polegadas e HMI dedicada, o que torna a nova Ducati Scrambler ainda mais moderna, integrando-se perfeitamente com o novo estilo da moto no design exterior, com a informação a ser transmitida ao condutor de forma mais legível.
Um elemento-chave na personalidade da Ducati Scrambler, o motor bicilíndrico Desmodue, tem novas tampas da embraiagem e alternador com o logótipo “X”, enquanto as tampas das correias têm agora um formato mais refinado. O sistema de escape, também redesenhado, inclui curvas dos coletores que deixam o motor totalmente exposto.
O peso desta nova geração Scrambler foi um dos elementos que foi alvo de particular atenção por parte da equipa de desenvolvimento. Nesse sentido, destaca-se a redução do peso total em 4 kg, graças ao novo quadro tubular em treliça, que apresenta uma geometria redefinida ao nível da coluna de direção para combinar melhor com as jantes de 18 e 17 polegadas, sendo que o motor bicilíndrico foi também alvo de uma cura de emagrecimento tendo perdido nada menos do que 2,5 kg.
Numa moto que sempre fez questão de ser simples e prática de conduzir, a Ducati opta por instalar agora um acelerador eletrónico. A utilização do “ride-by-wire” nas novas Scrambler permite, por um lado, disponibilizar dois modos de condução (Wet e Road), com controlo de tração adaptado a cada um, e um sistema de ABS com função em curva.
Realce ainda para a possibilidade de instalar, como opcional, um quickshift bidirecional, que no caso da variante Full Throttle faz parte do equipamento de série.
Comum a todas as três variantes da gama Ducati Scrambler, é o novo braço oscilante que também recebe um monoamortecedor em nova posição central.
E agora que já passámos pelo lado mais técnico desta gama italiana, vamos ficar a conhecer as características de cada uma das três variantes Scrambler 2023.
Ducati Scrambler Icon
A versão Icon representa a Ducati Scrambler por excelência. O novo depósito é o elemento que dá forma ao conceito de customização da nova Ducati Scrambler Icon. De facto, a secção colorida é uma cobertura substituível, tal como os guarda-lamas, as etiquetas nas jantes, e as pequenas coberturas do farol.
Agora, a imagem da Ducati Scrambler pode adaptar-se a todos os gostos com grande facilidade. De facto, às três cores standard (’62 Yellow, Thrilling Black and Ducati Red) juntam-se outras seis, disponíveis como kits de acessórios, para vestir a nova Scrambler Icon em nove diferentes esquemas de cores.
As cores disponíveis incluem a Rio Celeste, que representa uma das mais claras e vivas matizes da paleta de cores Ducati Scrambler, ou Jade Green, que é inspirada pelo jade e distinguida por um brilho suave, e ainda o Velvet Red.
A Ducati Scrambler Icon conta com um guiador revisto que é mais baixo e está posicionado mais próximo do condutor, para maior controlo sobre a moto. O assento foi redesenhado, com um novo formato mais afilado. Completando o design desta nova geração da Icon estão os novos painéis laterais negros abaixo do assento com gráficos Ducati Scrambler.
Ducati Scrambler Full Throttle
A Ducati Scrambler Full Throttle é a proposta mais desportiva da gama 2023, e é inspirada pelas competições de flat track nos EUA realizadas nas pistas ovais de terra. As placas de número laterais exibem o número 62 – 1962 foi o ano de estreia da primeira Ducati Scrambler – em perfeito estilo Tracker, e, em conjunto com a placa sob o cárter, definem uma estética decididamente mais arrojada, para aqueles motociclistas que não querem passar despercebidos.
O carácter da Full Throttle é sublinhado pelo assento de estética desportiva, o esquema de cores próprio em GP19 Red/Dark Stealth, o acabamento em negro das proteções térmicas do escape e das tampas laterais dianteiras. Um guarda-lamas dianteiro mais curto, uma traseira sem guarda-lamas, etiquetas vermelhas nas jantes em liga leve, uma ponteira de escape homologada Termignoni, indicadores de direção Ducati Performance em LED e Quick Shift up/down de série completam o equipamento de série.
Ducati Scrambler Nightshift
A mais elegante das propostas na gama Ducati Scrambler 2023 é a Nightshift, distinguindo-se por pormenores mais clássicos, tais como o assento, em estilo Café Racer, costurado e em tom de couro escuro, ou na alternância de superfícies brilhantes e mate.
A Scrambler Nightshift, tal como a Full Throttle, conta com placas de número laterais, um guarda-lamas dianteiro minimalista, ausência de guarda-lamas traseiro e acabamentos a negro para os pormenores estéticos em alumínio, bem como indicadores de direção em LED.
Está disponível na cor Nebula Blue e jantes de raios, agora totalmente negras, tornam a aparência da Nightshift decididamente sofisticada, ficando completa com um guiador plano de diâmetro variável com os espelhos retrovisores nas extremidades, também ao melhor estilo café racer.
De acordo com a Ducati, a nova gama Scrambler 2023 chega aos concessionários da marca em março do próximo ano.