Por esta altura devíamos estar a descrever as sensações de rodar com a impressionante Ducati Streetfighter V4 no fabuloso circuito Ascari Race Resort. Mas o COVID-19 cancelou, entre tantas outras coisas, a apresentação à imprensa da moto italiana; por isso não só não viajámos até Ronda, na Andaluzia, como não tivemos ainda oportunidade de sentar o traseiro nesta superbike despida.
Porque na verdade é disso que se trata, duma Panigale V4 sem plásticos e com guiador alto. Com guiador em vez de avanços, e com a alteração na localização dos pousa-pés, a posição de condução é uma das poucas diferenças para a desportiva. O assento tem um ‘recheio’ mais generoso para melhorar o conforto e fica a 845 mm do solo, ligeiramente mais baixa que a Panigale V4.
Streetfighter, despida, mas com asas
Apesar de ser uma naked, a Streetfighter V4 tem asas como a Panigale V4. Neste caso foram desenvolvidas especialmente para este modelo, de modo a conseguir carregar a roda dianteira e evitar os cavalinhos em aceleração. Para ter a área suficiente para ter efeito, mas não serem demasiado protuberantes, a Ducati decidiu-se por dois pares de asas.
Colocadas o mais junto possível à roda dianteira, geram 28 kg de força a 270 km/h: 20 kg na roda dianteira e 8 kg na traseira. Para além disso também ajudam a extrair o ar quente em volta do motor e do radiador, aumentando a eficiência do sistema de refrigeração.
Desmosedici Stradale
A alma desta naked é o motor de quatro cilindros em V a 90°, com 1103 cc. Conhecido como Desmosedici Stradale, oferece 208 cv de potência máxima, e um binário máximo de 123 Nm, ou seja, praticamente os valores da Panigale V4.
Equipado com IMU de seis eixos, a electrónica tem também forte presença: ABS Cornering EVO; Ducati Traction Control (DTC) EVO 2; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) EVO; Ducati Power Launch (DPL); Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2; Engine Brake Control (EBC) EVO.
Tal como na desportiva, o motor está instalado no quadro Front Frame e servindo de elemento esforçado, fazendo parte da estrutura.
A travagem está a cargo de um sistema Brembo com pinças Stylema monobloco de montagem radial, de quatro êmbolos, com discos de Ø330 mm, à frente, e uma pinça de dois êmbolos e disco de Ø245 mm atrás.
Duas versões
A Streetfighter V4 existe em duas versões. A versão S (23 545 €) difere da base (20 345 €) na adopção de suspensões electrónicas Öhlins – forquilha NIX30 de Ø43 mm e amortecedor TTX36 com controlo do software Öhlins Smart EC 2.0 -, amortecedor de direcção electrónico e jantes Marchesini de alumínio forjado. A versão base tem suspensões Showa, com uma forquilha BPF de 43 mm à frente; atrás tem um amortecedor Sachs; o amortecedor de direcção é também Sachs.
Não houve apresentação dinâmica, mas a Ducati fez uma apresentação oficial online, que pode rever aqui, e ficar a saber mais sobre a Ducati Streetfighter V4, pela boca dos seus criadores.