É oficial – MotoGP e Fórmula 1 finalmente juntos!

Os rumores confirmam-se! A Liberty Media anuncia a aquisição de grande percentagem da Dorna e o MotoGP junta-se à F1.

motogp

Embora esta seja uma notícia publicada a 1 de abril, a verdade é que não se trata de uma brincadeira que habitualmente decidimos publicar neste dia dedicado a testar a atenção dos nossos leitores. Depois de muitas especulações e rumores, foi hoje, 1 de abril, anunciado que a Liberty Media chegou a acordo para adquirir a maioria do capital da Dorna, e desta forma o MotoGP junta-se à F1.

A oficialização da aquisição foi alvo de muitas especulações, mas nas últimas semanas estava claro que a Dorna Sports, liderada por Carmelo Ezpeleta, estava a negociar um acordo para venda dos direitos do MotoGP, o maior e mais valioso campeonato de motociclismo do mundo.

A Liberty Media, que já detém há alguns anos os direitos da Fórmula 1 (F1), rapidamente entrou em cena assim que se abriu esta janela de negociação, com a empresa americana a garantir então desde já os direitos a organizar os dois maiores campeonatos do mundo de automóveis e motos.

O novo acordo permite à Liberty Media Corporation adquirir aproximadamente 86% da Dorna, sendo que os atuais responsáveis da empresa continuam a deter 14% do capital da empresa.

O valor da transação ascende a 3,5 mil milhões de euros de valor patrimonial para uma avaliação da Dorna / MotoGP como negócio que ascende a um total de 4,2 mil milhões de euros, valor esse que engloba os ativos e os passivos.

motogpInalterada ficará também a gestão do MotoGP, pois a Dorna continuará a ser uma empresa independente dentro do grupo Liberty Media Formula One, e Carmelo Ezpeleta vai manter a sua posição enquanto CEO da empresa, algo que já acontece desde 1994, sendo que a Dorna Sports vai manter o seu “centro nevrálgico” em Madrid, bem como a sua equipa diretiva.

Pese embora este negócio multimilionário esteja agora anunciado, o comunicado da Liberty Media e da Dorna Sports refere que a concretização de todo o processo está ainda dependente de operações financeiras e aprovação por parte das autoridades de concorrência e investimento em várias jurisdições.

A conclusão do processo deverá estar finalizada até final de 2024.

Neste momento de mudanças que, na verdade, deixam a Dorna Sports e Carmelo Ezpeleta na gestão do MotoGP, como acontece atualmente, o próprio líder da empresa espanhola refere que “Este é o passo perfeito na evolução do MotoGP, e estamos entusiasmados com o que este momento traz para a Dorna, para o paddock de MotoGP e para os fãs do desporto motorizado. Estamos orgulhosos do desporto global que fizemos crescer, e esta transação é o exemplo ao valor deste desporto hoje em dia e o seu potencial de crescimento. A Liberty tem um registo incrível em fazer crescer os ativos desportivos e não poderíamos desejar um melhor parceiro para expandir a base de fãs do MotoGP”.

Refira-se ainda que, como se sabe, a Dorna Sports é detentora exclusiva de outros campeonatos. Para além das categorias Moto2 e Moto3, ou o Mundial MotoE de motos elétricas, a empresa liderada por Ezpeleta detém também os direitos do Mundial Superbike ou do novo Mundial Feminino.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas novidades de MotoGP. A não perder!