Cerca de 50 milhões de euros. Este foi o valor pago pela Eicher Motors, empresa indiana que tem fortes investimentos no mundo automóvel e conta no seu portfólio com a Royal Enfield, para entrar na empresa espanhola Stark Future, garantindo assim que dá um enorme passo rumo à entrada a sério no mundo da mobilidade elétrica.
O negócio há já algum tempo que se esperava que fosse anunciado, mas foi apenas nos derradeiros dias do ano passado que as duas empresas chegaram a um acordo final, que permitirá agora à Eicher Motors deter 10,3% do capital social da Stark Future.
Dessa forma, o grupo indiano terá igualmente a oportunidade de nomear um administrador para a Stark Future, e beneficiar de todos os desenvolvimentos feitos pela marca espanhola ao nível das motos elétricas, como a Stark VARG, que, de acordo com o fabricando sedeado em Barcelona, é a moto elétrica mais rápida do mundo para motocross.
Este é também um passo lógico tendo em vista a eletrificação da gama Royal Enfield, extremamente popular pelos modelos Himalyan ou as Twins 650, a Interceptor e Continental. Sabemos também que há alguns anos que a Royal Enfield estuda conceitos de motos elétricas, mas até ao momento nada foi ainda revelado a nível oficial.
Pode ser que com a chegada desta parceria com a Stark Future, a Royal Enfield, por intermédio da força da “empresa mãe” Eicher Motors, consiga finalmente dar esse passo rumo às motos elétricas tão aguardadas.
Siddhartha Lal, diretor geral da Eicher Motors, revela que “Amamos a visão, paixão e foco do Anton e incrível equipa da Stark. Motociclos de diversão não são habitualmente conectados como EV devido a desafios como a autonomia das baterias, peso e custos. A Stark Future foi capaz de compreender e aproveitar o potencial da tecnologia EV ao conseguir bater em performance as motos a combustão, sem comprometer peso, autonomia e custos. Eles criaram uma moto absolutamente fantástica para motocross, a Stark VARG. Acreditamos que a Stark Future tem o maior potencial de todos para entrar neste segmento de diversão, mas também o potencial para alargar a plataforma a outros segmentos”.
Uma declaração que claramente deixa no ar a indicação que a Eicher Motors pretende aplicar a tecnologia desenvolvida em Espanha para motos elétricas sob o nome Royal Enfield.
Quem também se mostra bastante satisfeito com este acordo de aquisição de uma percentagem da Stark Future é Anton Wass. O fundador e CEO da empresa espanhola que apostou nas motos elétricas para motocross para se destacar da concorrência, refere que “Ser parceiros de uma das primeiras marcas de motos do mundo, e fazer parte da viagem rumo à sustentabilidade, é uma enorme inspiração para todos nós aqui na Stark. Com a VARG acreditamos que temos um modelo de lançamento que marcará o nível, por isso saber que a base técnica da moto vai espalhar-se para muito mais e ser filtrada para mais modelos, é um orgulho para nós”.
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