Em Noale pensa-se no futuro do motociclismo ao nível do público-alvo. O objetivo claro da Aprilia é aliciar os mais jovens a abraçarem o modo de vida em duas rodas, e desde o lançamento da plataforma 660 que a aposta é clara nesse sentido. E a verdade é que a resposta dos motociclistas mais jovens tem sido positiva. E isso levou a marca do grupo Piaggio a desenvolver novos projetos como a ELECTRICa apresentada no Salão de Milão EICMA.
Lado a lado com a também nova desportiva de média cilindrada RS 660 Extrema, a Aprilia ELECTRICa representa a visão de um futuro de mobilidade urbana, elétrica, e vocacionada para responder aos desejos dos mais jovens.
Aproveitando todos os conhecimentos acumulados pelas marcas do grupo Piaggio, que trabalham em diversos projetos de propulsão elétrica desde 1975, a Aprilia ELECTRICa adota um conceito de estilo de vida onde não se pretendem criar “barreiras” à mobilidade, num mundo cada vez mais digitalizado e onde encaramos o dia-a-dia de uma forma totalmente nova e sob conceitos mais ecológicos.
Adotando um estilo quase a recordar as divertidas supermotos, a ELECTRICa aposta na leveza e no motor elétrico para oferecer diversão, mantendo sempre a ligação ao ADN desportivo da casa de Noale.
Com um design que se baseia em parte da linguagem estilística dos modelos Aprilia, esta concept ELECTRICa apresenta uma secção dianteira que reinterpreta as óticas dos modelos italianos, com três luzes separadas, mas neste caso com um design mais estilizado e futurista.
Recorrendo a um sistema de ignição “keyless”, a Aprilia ELECTRICa conta com o motor elétrico posicionado precisamente à frente da roda traseira, sendo que a transmissão final será por corrente.
Embora sem referir especificações ao detalhe – por exemplo a autonomia, potência ou tempos de carregamento das baterias –, a marca italiana refere que o conceito apresentado em estreia mundial durante a EICMA estará equipado com as mais modernas opções eletrónicas e ajudas à condução, para além de permitir, claro, a ligação a dispositivos móveis de forma a que esta moto elétrica se transforme em mais do que apenas um meio de transporte.
Refira-se ainda que a Aprilia opta por reposicionar os controlos dos travões, nomeadamente do travão traseiro. A ELECTRICa coloca o controlo do travão traseiro no punho esquerdo, em vez do pé direito. De acordo com a marca esta opção foi tomada de forma a facilitar a transição das scooters para motos.
Esperamos agora que este projeto eletrizante da Aprilia continue a ser trabalhado para que no futuro seja apresentada uma versão de produção em série. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto a evolução da Aprilia ELECTRICa. A não perder!