Há motos que assim que são disponibilizadas no mercado global, acabam por conquistar de imediato um enorme sucesso em termos de vendas. E esse parece ser o caso da Aprilia RS 660, a muito interessante proposta da casa de Noale que tem como principal objetivo transmitir as emoções de conduzir uma moto desportiva, sem obrigar os motociclistas a suportar o esforço físico de conduzir uma agressiva supersport de pista. Em 2023 passará a esta disponível na variante RS 660 Extrema.
De acordo com a Aprilia, a RS 660 tem sido um caso de sucesso na Europa. As vendas, mais uma vez de acordo com a marca italiana, apontam a desportiva de média cilindrada como sendo o modelo mais vendido dentro do seu segmento.
Faz por isso todo o sentido que, aproveitando o bom momento, seja revelada ao mundo das duas rodas no Salão de Milão EICMA a nova RS 660 Extrema.
Esta será a variante mais desportiva deste modelo, com a RS 660 Extrema a receber alguns novos componentes, que, para além de serem visualmente mais apelativos, acabam também por beneficiar a performance deste modelo que tem por base o motor bicilíndrico de 100 cv de potência e que deriva da mais potente RSV4.
Os mais atentos ou fãs da Aprilia, rapidamente se vão recordar que de 1992 a 1994 a marca italiana já utilizou esta denominação numa das suas desportivas. Na altura a RS 125 Extrema destacava-se das rivais pela sua performance superior e velocidade máxima. Trinta anos depois, a RS 660 Extrema procura continuar esse legado de prestações extremas.
E quais são as novidades que melhoram as prestações da RS 660 Extrema?
A receita da Aprilia para criar esta novidade é relativamente simples. Recorrendo aos parceiros SC Project, especialistas em sistemas de escape e que mais recentemente têm ajudado a marca italiana no seu projeto de MotoGP, a RS 660 Extrema conta com um sistema de escape que deriva da competição. Mais leve, com uma ponteira em fibra de carbono que deixa de estar escondida debaixo do motor bicilíndrico como na versão base do modelo, este sistema de escape ajuda a reduzir o peso da moto para os 166 kg a seco!
Uma melhoria significativa e que permite obter uma melhor relação peso / potência, ao mesmo tempo que redefine o centro de gravidade ao ter a ponteira mais acima e lateralmente, o que, inevitavelmente vai trazer alterações ao comportamento dinâmico da RS 660 Extrema.
O sistema de escape é homologado para utilização em estrada, e vem acompanhado com um pequeno suporte lateral em alumínio, que pode ser instalado pelo proprietário caso decida remover os poisa-pés do passageiro. E por falar em passageiro, a Aprilia entrega ao proprietário a possibilidade de optar pela utilização da tampa do assento do passageiro, adotando assim uma aparência ainda mais desportiva, sendo que o assento do passageiro é também entregue com a moto.
Outros componentes que se destacam nesta novidade italiana apresentada na EICMA 2022 são o guarda-lamas dianteiro e quilha do motor, ambos fabricados em fibra de carbono, sendo que no caso da quilha, e devido às modificações do sistema de escape, a Aprilia foi obrigada a redesenhar este componente.
Com uma decoração bastante vistosa e exclusiva, a RS 660 Extrema dispõe de um pacote eletrónico completo.
Aos diferentes modos de condução, modos de potência do motor, diferentes níveis de efeito travão-motor ajustáveis, controlo de tração ajustável, ABS com função em curva ou ainda o “anti-wheelie”, a Aprilia adiciona ainda o software que permite ao condutor desta RS 660 Extrema optar pela caixa de velocidade em formato de pista, ou seja, caixa invertida.
Não é necessário realizar qualquer alteração mecânica à moto para isso, sendo apenas necessário selecionar através do painel de instrumentos TFT a cores e no menu específico essa opção de caixa invertida. E tal como é possível inverter a caixa, é também possível reverter para o padrão mais habitual para uso em estrada, com a 1ª relação para baixo e restantes para cima.
De momento a Aprilia Portugal ainda não confirmou a disponibilidade ou PVP desta RS 660 Extrema. Por isso fique atento a www.motojornal.pt pois iremos atualizar este artigo com estas informações assim que for possível. A não perder!