EICMA 2022 – Aston Martin AMB 001 Pro

A Aston Martin e a Brough Superior surpreenderam na EICMA com a nova hyperbike AMB 001 Pro. Mais leve, mais potente… e mais cara!

Apresentada em 2019, testada um ano depois, e já com produção totalmente esgotada, a exótica AMB 001 trouxe a Aston Martin para o mundo das duas rodas. O fabricante britânico de automóveis decidiu arriscar numa parceria com a reconhecida marca de motos Brough Superior, e a AMB 001 tornou-se no expoente do exotismo e tecnologia. Agora, no Salão de Milão EICMA deste ano, ficámos a conhecer a nova Aston Martin AMB 001 Pro.

Mais uma vez apresentada como uma moto de produção muito limitada – apenas 88 unidades serão fabricadas nas instalações da Brough Superior –, a nova AMB 001 Pro vai buscar inspiração ao hypercarro Aston Martin Valkyrie AMR Pro.

Agora disponibilizada apenas na especificação Pro, esta moto continua a apostar num conceito “no rules” (sem regras), o que a torna numa proposta apetecível para todos aqueles motociclistas com carteira bem recheada, e que, além disso, apenas desejam uma moto para conduzir em pista pois a AMB 001 Pro não será homologada para condução em estradas públicas.

amb 001A grande novidade será o seu motor V-twin que passa a ostentar uma potência declarada de 225 cv, o que, de acordo com a Aston Martin, envolvida também na Fórmula 1, coloca a AMB 001 Pro ao mesmo nível de relação peso / potência com um carro de F1: 1,28 cv por cada quilo!

O aumento da potência deste motor dois cilindros em V com abertura de 88 graus e refrigerado por líquido advém da utilização de um bloco totalmente fabricado a partir de um bloco sólido de alumínio AL 5000, que foi depois maquinado com extrema precisão para garantir que tem a rigidez necessária para aguentar com esta potência. Os cilindros foram redesenhados e agora a cilindrada é de 997 cc.

O quadro é também ele em CNC, fabricado em alumínio, conta com o motor V-twin como elemento estrutural de reforço, para além das carenagens em fibra de carbono serem também elementos integrantes da estrutura que apresenta um peso total de 175 kg a seco.

amb 001Numa moto em que os componentes exóticos podem ser encontrados em todos os detalhes, como por exemplo as jantes em fibra de carbono com desenho de dez braços e uma cobertura da jante traseira, também em carbono, destaca-se a intensa utilização de elementos aerodinâmicos.

A Aston Martin AMB 001 Pro explora ainda mais o campo da aerodinâmica através da utilização de asas dianteiras e laterais, com a carenagem frontal agora a estar fixa ao corpo da moto, ajudando assim a gerar uma carga aerodinâmica descendente ainda mais intensa sobre o eixo dianteiro.

O ar é direcionado para o interior da carenagem dianteira através de uma grande abertura por cima da asa frontal, sendo que o fluxo de ar é depois direcionado de forma a passar por cima do condutor graças a uma “lâmina” desenhada para o efeito. Ainda ao nível das novidades, encontramos na traseira uma pequena asa em posição vertical que ajuda a garantir maior estabilidade a alta velocidade.

amb 001A AMB 001 Pro será disponibilizada apenas numa única especificação Pro, que inclui a pintura derivada dos automóveis de competição da Aston Martin. A cor Verdant Jade cobre a superfície de grande parte da moto, deixando à vista pequenas secções em fibra de carbono com acabamento acetinado. O motor e suspensões são em Cerakote, e os detalhes em Photon Lime ajudam a acentuar ainda mais o pedigree de competição desta moto exótica.

Comum aos automóveis de performance mais extrema da Aston Martin, a AMB 001 Pro recebe um logótipo especial da marca britânica. De acordo com as informações disponibilizadas pela marca durante a EICMA, este logótipo, criado quimicamente, foi especificamente desenvolvido para o projeto Valkyrie AMR Pro.

É 99,4% mais leve do que o logótipo normal da Aston Martin, e apresenta uma espessura de apenas 70 microns, o equivalente a uma espessura 30% mais fina do que a de um cabelo humano!

Todas as 88 unidades da Aston Martin AMB 001 Pro serão fabricadas nas instalações da Brough Superior em Toulouse, França. As entregas aos novos proprietários começam no último trimestre de 2024.

O qual será o preço?

A Aston Martin não revelou ainda o valor certo que tem de ser pago para se ter esta joia de duas rodas na garagem, mas se tivermos em conta que a original AMB 001 custava em Portugal mais de 120.000 euros, não será difícil imaginar que uma versão mais recente e evoluída como é a AMB 001 Pro terá um PVP ainda mais elevado.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a trazer até si as melhores e mais recentes novidades do mundo das duas rodas que foram apresentadas no Salão de Milão EICMA. A não perder!