Quando falamos em motos exóticas ou únicas que foram desvendadas no Salão de Milão EICMA, imediatamente pensamos, por exemplo, na Aston Martin AMB 001 Pro que a Revista MotoJornal aqui apresenta em grande detalhe. Uma scooter não estará propriamente no topo da lista de motos exóticas na EICMA, mas a nova Italjet Dragster 500GP é o exemplo perfeito que não devemos menosprezar as scooters.
Esta mais recente proposta da marca de Bolonha mantém a imagem extrema que já vimos noutras scooters da Italjet. Porém, na Dragster 500GP, não é apenas o design que é levado ao extremo!
Ainda que alguns motociclistas possam entender esta scooter como uma proposta híbrida, uma mistura de elementos de scooter convencional com outros que encontramos numa moto de maior porte, a verdade é que é impossível ignorar as características técnicas apresentadas na Italjet Dragster 500GP.
Com uma aparência de scooter industrial, elementos internos expostos e carenagens desportivas, encontramos no seu interior um motor monocilíndrico de 450 cc, refrigeração por líquido e dois veios de equilíbrio que permitem reduzir as vibrações da Dragster 500GP ao mínimo indispensável.
Com uma potência anunciada de 43 cv às 8.000 rpm e um pico de binário de 43 Nm às 6.000 rpm, esta scooter italiana não será propriamente “lenta”. Até porque, de acordo com a Italjet, e mesmo sem o depósito de combustível estar cheio de 12 litros de gasolina, o peso do conjunto é de 180 kg, o que deixa antever um comportamento dinâmico interessante tendo em conta as prestações do motor.
Outro destaque que torna a Dragster 500GP numa proposta fora do comum é a utilização de uma caixa de 6 velocidades, manual, e acionada por embraiagem multidisco em banho de óleo. A Italjet rejeita por completo a mais convencional opção pelo variador centrífugo que encontramos noutras scooters.
Desta forma, no punho esquerdo encontramos uma manete, mas não a do travão traseiro. É a manete de embraiagem, com o seletor de caixa a ficar fixo ao poisa-pés ao melhor estilo de uma desportiva.
Por outro lado, e mantendo o tema exótico e industrial, a Italjet concebeu um quadro tubular em aço, com reforços laterais em alumínio, e que aproveita o motor como ponto de união entre quadro, subquadro e ainda o braço oscilante. A transmissão final é por meio de uma corrente, sendo que outro ponto em destaque, do ponto de vista da mecânica, é o posicionamento da ponteira de escape na parte inferior da scooter.
A ciclística fica completa com uma forquilha dianteira invertida, com bainhas de 47 mm de diâmetro, acompanhada no eixo traseiro por dois amortecedores fixos em posição horizontal. Tanto à frente como atrás as suspensões podem ser totalmente ajustadas.
A travagem fica a cargo de pinças Brembo em ambos os eixos, com destaque ainda neste particular para os discos dianteiros de 270 mm, para garantir uma potência de travagem de acordo com a performance do motor.
Refira-se ainda que as jantes são de 15 polegadas, sendo que ficam cobertas por pneus Pirelli, de forma a garantir que esta irreverente proposta italiana mantém a aderência ao asfalto, mesmo em condições limite.
Ainda que tenha sido revelada na EICMA como sendo apenas um protótipo, as informações que conseguimos obter no evento italiano é de que a Italjet pretende mesmo comercializar esta scooter Dragster 500GP em 2024. Isso significa que na EICMA do próximo ano teremos a oportunidade de ver a versão de produção definitiva.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a mostrar-lhe todas as novidades apresentada no Salão de Milão EICMA. A não perder!