Quando a MV Agusta organiza um evento na sua “flagship store” em Milão, coincidindo com o Salão de Milão EICMA, sabemos que estamos perto de ficar a conhecer algumas das mais belas novidades em duas rodas. E de facto, com as portas do salão italiano a poucas horas de abrirem para deixar entrar os muitos milhares de fãs de motos, a MV Agusta não desiludiu! Foi na sua loja na cidade italiana que ficámos a conhecer a nova Superveloce 1000 Serie Oro.
Seguindo as linhas da gama Superveloce 800, a nova Superveloce 1000 Serie Oro foi destapada e vista pela primeira vez em público. Inclusivamente deixou deslumbrado uma das maiores lendas do motociclismo, Giacomo Agostini, que não resistiu a sentar-se na moto de exposição.
De formas esculpidas por verdadeiros artistas do design moderno, mas que vão buscar inspiração aos modelos retro, a MV Agusta Superveloce 1000 Serie Oro é uma moto que não deixará ninguém indiferente à sua presença.
Musculada, aerodinâmica, esbelta, e acima de tudo a apresentar detalhes dignos de uma moto “premium”, esta novidade italiana é a mais recente página num livro recheado de história.
No seguimento de outros modelos que receberam o tratamento Serie Oro, como a F4 750 Serie Oro de 1999, a Brutale 750 Serie Oro de 2001, a F3 675 Serie Oro de 2011, a Brutale 1000 Serie Oro de 2019, ou ainda a Superveloce 800 Serie Oro de 2019, também a nova Superveloce 1000 Serie Oro conta com um certificado de autenticidade que reforça o estatuto especial deste modelo, que tem ainda um número de produção gravado na mesa de direção, e é entregue ao proprietário com um kit de competição.
Neste Racing Kit a MV Agusta inclui um sistema de escape em titânio fabricado pela Arrow, completo com as icónicas quatro ponteiras posicionadas abaixo da traseira, uma centralina específica e mapas dedicados a extrair o máximo potencial do motor quatro cilindros em linha com quase 210 cv de potência!
A grande fonte de inspiração da Superveloce 1000 Serie Oro é uma moto que a Revista MotoJornal já aqui lhe mostrou. A MV500 de competição, de 1972, foi a primeira moto do Mundial de Velocidade equipada com asas aerodinâmicas. No caso, asas que foram posicionadas na carenagem frontal para criar uma força descendente sobre a roda dianteira.
A SV1000 Serie Oro continua esse legado histórico de inovação, aplicando os conceitos de aerodinâmica a vários níveis, obtendo diferentes resultados.
As asas, obviamente, foram desenhadas para criar um efeito aerodinâmico que melhora a estabilidade a alta velocidade, mas que também permitem ao condutor desta MV Agusta beneficiar de uma frente “plantada” no asfalto. De acordo com a casa de Varese, este pacote aerodinâmico consegue gerar mais de 39 kg de força descendente a 320 km/h!
Porém, este conjunto de carenagens aerodinâmicas é também utilizado pela MV Agusta para melhorar a eficiência térmica do motor. De acordo com a marca, a Superveloce 1000 Serie Oro apresenta uma carenagem inferior com asas e entradas de ar, que para além do efeito aerodinâmico, conseguem reduzir em 3,1 graus Celsius a temperatura do óleo do motor.
Numa moto em que todas as carenagens são fabricadas em fibra de carbono, para reduzir o peso sem perder resistência, destaca-se o quadro CroMoly em aço, reforçado com placas laterais em alumínio, nas quais podemos visualizar o ponto de fixação (pivot) do monobraço oscilante. O pivot é ajustável em altura.
As suspensões são fornecidas pela Öhlins, com forquilha e amortecedor traseiro TTX a serem controlados e ajustados eletronicamente, tal como o amortecedor de direção.
A travagem Brembo garante que esta potente desportiva neo-retro consegue parar em segurança, os pneus Pirelli Supercorsa SP com decoração específica maximizam a aderência, e todo um pacote de ajudas eletrónicas, ajustáveis através de um painel de instrumentos com grafismos exclusivos, permite que o condutor da Superveloce 1000 Serie Oro personalize o comportamento da moto ao seu gosto e necessidades.
Outros detalhes que podemos destacar nesta novidade MV Agusta são as jantes forjadas, com desenho de cinco braços ao melhor estilo das icónicas Serie Oro da casa de Varese, a secção traseira que inclui uma pequena asa aerodinâmica, sistema de geo-localização da Mobisat, tampa do depósito de combustível de abertura rápida, ou ainda as coberturas, em fibra de carbono, dos discos de travão dianteiros, e que também contam com condutas de ar para arrefecimento das pinças de travão.
Como habitualmente, a MV Agusta e os seus designers decidem também aplicar uma pintura especial à Superveloce 1000 Serie Oro. Neste caso o esquema de cores é denominado de Pearl Shock Red / Ago Silver, para um acabamento verdadeiramente brilhante numa moto que certamente não passará despercebida na estrada.
MV Agusta Superveloce 1000 Serie Oro – destaques técnicos
– Serie Oro, de produção numerada e entregue com certificado de autenticidade
– Carenagens em fibra de carbono
– Entregue com Racing Kit: escape titânio, ECU e mapas dedicados
– Motor quatro cilindros em linha de 998 cc com cambota contrarrotante
– Potência de 208 cv às 13.000 rpm
– Binário de 116,5 Nm às 11.000 rpm
– Peso de 194 a 192 kg (com Racing Kit)
– Quadro tubular em aço CroMoly com placas laterais em alumínio
– Monobraço oscilante com pivot ajustável em altura
– Pacote aerodinâmico capaz de gerar 39 kg de força descendente a 320 km/h
– Velocidade máxima anunciada superior a 300 km/h
– Pacote eletrónico que inclui modos de condução, modos de potência ajustáveis, controlo de tração ajustável, sistema “anti-wheelie” ajustável, “launch control”, controlo de pressão e temperatura dos pneus, quickshift bidirecional, “cruise control”, sistema antirroubo Mobisat com localizador GPS, indicações de GPS no painel de instrumentos TFT a cores
– Jantes forjadas em alumínio de desenho exclusivo de cinco braços e pintadas em dourado
– Pintura especial Pearl Shock Red / Ago Silver