Depois da “três e meio”, a Royal Enfield ataca no segmento das cruiser de média cilindrada. Neste Salão de Milão EICMA 2022, que hoje começou e que a Revista MotoJornal está a acompanhar de perto e em permanência, a marca indiana decide mostrar a nova Super Meteor 650, equipada com o reconhecido motor dois cilindros que já conhecemos desde 2018 como unidade motriz da gama Twins (Interceptor e Continental GT).
A nova Royal Enfield Super Meteor 650 reforça as suas características de cruiser, combinando comandos e instrumentação simples com uma ergonomia que permite adotar uma posição de condução descontraída, sem esquecer uma estabilidade assinalável para os períodos de condução em autoestrada a velocidades mais elevadas, e ainda permitindo ao condutor desfrutar do máximo prazer nas estradas sinuosas.
Adotando um design que se mantém cruiser mas reforça a elegância das suas linhas, numa clara ligação aos modelos deste tipo que a Royal Enfield criou em meados do século passado e às motos bastante populares nos Estados Unidos, a nova Super Meteor 650 dá uso ao quadro desenvolvido pelos especialistas da Harris Performance, que têm colaborado de forma bastante próxima nos mais recentes projetos da marca indiana.
Este quadro foi desenhado para garantir maior estabilidade sem prejudicar a manobrabilidade típica de uma cruiser.
Está acoplado a um conjunto de suspensões dianteira e traseira com afinações específicas, garantindo assim que o condutor obtém um “feedback” acima da média e mantém o controlo sobre o conjunto que pesa 241 kg a cheio. A forquilha invertida com bainhas de 43 mm de diâmetro será então o principal destaque a este nível, mas realçamos ainda a possibilidade de ajuste da pré-carga dos dois amortecedores traseiros.
Com uma posição de condução que se baseia no assento baixo a 740 mm de altura do solo, e ainda no conjunto de poisa-pés fixos bem à frente, a Royal Enfield Super Meteor 650 dá uso ao seu motor dois cilindros com uma potência de 47 cv às 7.250 rpm, sendo o pico de binário de 52 Nm atingido às 5.650 rpm.
A Super Meteor 650, a variante base da gama, estará disponível em cinco cores – Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Grey e Interstellar Green. Já a Super Meteor 650 Tourer é a variante mais pensada para viajar e estará disponível nas cores Celestial Red e Celestial Blue.
Refira-se ainda que a Royal Enfield utiliza nesta novidade 2023 um sistema de iluminação totalmente em LED, inclui no equipamento de série o sistema de GPS “turn by turn”, enquanto o motor recebe tampas laterais específicas.
Siddhartha Lal, diretor geral da Eicher Motors, que detém a Royal Enfield, refere que “Sempre tivemos uma abordagem diferenciada à construção de motociclos e a nossa fantástica nova cruiser, a Super Meteor 650, não é exceção. Inspirada em algumas das fantásticas cruisers que construímos ao longo da nossa história e por motociclistas, a Super Meteor é sem dúvida uma Royal Enfield e uma cruiser puro-sangue a nível de forma, fator e design. É uma moto com estilo, requintada e atrativa, que se destina a fazer do cruising uma experiência agradável e acessível, mesmo para os motociclistas que nunca tinham considerado uma cruiser até agora”, mostrando-se assim bastante entusiasmado com a chegada desta novidade ao mercado europeu no início de 2023.
De momento a Royal Enfield Portugal ainda não nos confirmou o PVP da nova Super Meteor 650 no nosso país. Assim que for possível confirmar esta informação iremos atualizar o artigo. Fique atento!