Nascida em 2021, mas disponibilizada ao mercado nos primeiros meses deste ano, a scooter elétrica MÓ 125 tornou-se na primeira aposta da marca espanhola Seat no mundo das duas rodas. A Revista MotoJornal já aqui testou a proposta espanhola de cariz urbano e amiga do meio ambiente, mas em 2023 teremos uma segunda variante. A nova Seat MÓ 125 Performance foi apresentada no Salão de Milão EICMA e em breve chegará ao mercado.
Apresentando-se como uma solução que se adapta à cidade e, principalmente, às necessidades do motociclista, a nova MÓ 125 Performance inclui tecnologia refinada, suspensões e travões melhorados, conforto de condutor e passageiro otimizado, e ainda beneficia de imagem “refrescada” graças a novas cores.
Para chegar ao resultado final que é revelado em estreia mundial na EICMA 2022, a Seat testou a nova MÓ 125 Performance em ambientes mais exigentes, em particular ao nível da temperatura ambiente, que, como se sabe, afeta bastante a autonomia e outros aspetos relacionados com a performance de um veículo elétrico.
Testada nas montanhas geladas de Baqueira, no norte de Espanha, ao calor extremo do deserto de Tavernas, esta eScooter da marca catalã foi também submetida a um intenso programa de testes no circuito de Zuera.
Durante este intenso programa de desenvolvimento a scooter conquistou dois recordes do Guinness: o de maior distância percorrida em 24H, nada menos do que 1430 km, por uma equipa de vários motociclistas, recorde registado a 6 de outubro, sendo que no dia seguinte a MÓ 125 Performance bateu o recorde de scooter elétrica capaz de percorrer a maior distância com um só condutor em 24H, ao percorrer 1158 km.
Os desenvolvimentos conseguidos neste programa de testes levaram à utilização de um motor elétrico capaz de gerar uma potência de 11,5 kW (valor de pico), estando o motor integrado no cubo da roda traseira. No caso da variante Performance, a velocidade máxima sobe para 105 km/h, uma melhoria de 10 km/h em comparação com a normal MÓ 125.
Esta velocidade superior é possível graças à utilização de um sistema de “boost”, que confere então a velocidade adicional. O sistema tem um tempo limite de utilização de 30 segundos de forma consecutiva, período após o qual deixa de poder ser usado. Depois é necessário aguardar 2 minutos antes do sistema “boost” voltar a estar ativo. Isto acontece de forma a permitir ao motor arrefecer depois do referido período em que disponibiliza máxima performance.
Uma nota importante para todos aqueles que conduzam a MÓ 125 Performance em ambiente puramente citadino, e onde a capacidade de aceleração é mais solicitada na saída dos semáforos, é que a aceleração até aos 50 km/h é reduzida para apenas 2,9 segundos, uma melhoria neste particular de um segundo em comparação com a normal MÓ 125.
E numa scooter elétrica mais rápida, é preciso um sistema de travagem mais eficaz. Neste departamento a MÓ 125 Performance dá uso a um sistema de discos e pastilhas de travão da Galfer, que, de acordo com a Seat, disponibilizam maior potência de travagem e um “feeling” mais apurado.
Com motor e travões melhorados, a scooter elétrica da Seat também recebe uma importante melhoria ao nível da ciclística.
A marca espanhola decidiu recorrer aos especialistas da Öhlins, que fornecem então o amortecedor traseiro, totalmente ajustável, e que garante à partida um melhor controlo dos movimentos da traseira da scooter elétrica quando conduzida de forma mais desportiva. Nota ainda para o facto de o grupo Andreani ser o responsável pela definição da afinação de fábrica.
Por outro lado, e a pensar no conforto de condutor e passageiro, a Seat MÓ 125 Performance recebe um novo assento criado pelos especialistas espanhóis da SHAD. O assento é forrado a Alcantara, e o acolchoamento foi redesenhado de forma a reduzir a fadiga física de conduzir por períodos mais alargados.
Numa proposta de visual dinâmico e que agora pode ter as carenagens de dois tons pintadas em Tarifa Blue ou Barcelona Grey, não pode faltar o destaque para o “pack” de baterias de iões de lítio.
Têm uma capacidade de 5,6 kWh e, mesmo pesando 40 kg, podem facilmente ser removidas da scooter graças ao mecanismo de transporte incluído, e que permite movimentar a bateria para um local seguro onde poderá ser carregada.
A bateria é totalmente carregada em 6 a 8 horas de ligação a uma tomada elétrica doméstica.
A nova Seat MÓ 125 Performance estará disponível nos diferentes mercados europeus durante os primeiros quatro meses de 2023.