O grande evento dedicado ao mundo das duas rodas é a oportunidade ideal para os maiores fabricantes mundiais revelarem as suas novidades para 2023. E a Suzuki, marca que recentemente apresentou uma estratégia que a afasta do mundo da competição para se focar inteiramente na renovação da sua gama de estrada, acaba de nos mostrar as duas grandes novidades para o próximo ano: a V-Strom 800 DE e ainda a GSX-8S.
Os leitores mais atentos vão perceber que o número 8 ou 800 nos nomes de cada modelo não são uma coincidência. De facto, estamos perante as primeiras motos da Suzuki a darem uso ao novo motor bicilíndrico que substitui o anterior V-twin “seis e meio” que conhecemos da SV e também da V-Strom.
Mais moderno, este motor de 776 cc destaca-se por abandonar a arquitetura em V e passa a posicionar os dois cilindros em linha, com a Suzuki a realçar que definiu o seu caráter para ser um motor agradável de explorar, suave na entrega de potência, mas igualmente forte para corresponder aos desejos dos motociclistas que procuram uma condução dinâmica.
De acordo com o comunicado oficial da Suzuki, o motor bicilíndrico de nova geração consegue disponibilizar uma potência que no caso da V-Strom 800 DE atinge os 84 cv e na GSX-8S é de 83 cv, sendo que em ambos os modelos a marca japonesa confirma um binário de 78 Nm às 8.500 rpm.
Suzuki V-Strom 800 DE
Talvez a primeira nota de destaque nesta novidade de Hamamatsu seja o seu nome. A V-Strom sempre adotou o motor V-twin, e daí o seu nome incluir também o V. Porém, com a adoção do motor dois cilindros paralelos, o nome deixa de fazer sentido. Porém, a verdade é que a marca japonesa entende que seria um erro desperdiçar os muitos anos de nome V-Strom ao serviço dos motociclistas que procuram uma trail de aventura, e por isso manteve então o nome.
Até porque para criar uma maior ligação à história do motor V-twin, a Suzuki instala dois veios de equilíbrio que, em conjunto com a cambota a 270 graus para uma ordem de ignição desfasada, permitem ao condutor da nova V-Strom 800 DE desfrutar de uma sonoridade viciante e parecida ao antigo motor dois cilindros em V.
Esta nova proposta partilha o quadro em aço com a nova GSX-8S, porém, no caso da trail, a Suzuki instala um subquadro mais robusto. Uma opção a pensar no maior esforço suportado pela estrutura traseira numa moto que muitas vezes será usada com passageiro e malas traseiras carregadas de material.
Outro ponto que diferencia a estrutura da V-Strom 800 DE em relação à naked é o seu braço oscilante, mais longo, sendo que o depósito de combustível é também ele mais volumoso para conseguir guardar no seu interior um máximo de 20 litros de gasolina. Uma necessidade tendo em conta que esta proposta da Suzuki é pensada para viagens maiores.
Os serviços de suspensão ficam a cargo de componentes Showa. À frente destaca-se a forquilha invertida e totalmente ajustável, enquanto na traseira está instalado um monoamortecedor com ajuste remoto da pré-carga da mola para aqueles momentos em que a V-Strom 800 DE tem de circular com mais carga no eixo traseiro. Destaque para o curso de 220 mm em ambos os eixos, medida igualmente anunciada para a distância livre ao solo.
Isto coloca a nova Suzuki V-Strom 800 DE como a versão mais alta de sempre na história deste modelo, e por outro lado garante que os condutores mais atrevidos conseguem enfrentar qualquer percurso fora de estrada, com a distância livre ao solo a permitir ultrapassar mesmo os maiores obstáculos. Nota ainda, e continuando no tema “off-road”, para a escolha de jante dianteira de 21 polegadas e traseira de 17 polegadas.
A travagem fica a cargo de discos recortados, 310 / 260 mm, sendo que à frente foram instaladas pinças de quatro pistões para uma “mordida” mais forte, mas com a Suzuki a garantir que será fácil dosear a potência de travagem disponível. Até porque o ABS vai garantir que nas travagens mais exigentes as rodas não bloqueiam, a não ser que o condutor opte por desligar o ABS na roda traseira para algumas derrapagens nos pisos de terra.
Do ponto de vista da eletrónica, encontramos na V-Strom 800 DE um completo pacote denominado de SIRS.
Dentro das diversas opções que podemos selecionar, encontramos o SDMS (modos de potência) que disponibiliza três níveis (A, B ou C) que alteram os parâmetros de potência e binário disponível de acordo com as rotações e impulsos de abertura do acelerador. O controlo de tração inclui quatro níveis de intervenção, incluindo um novo modo G (Gravel) para condução fora de estrada. E o quickshift bidirecional faz parte do equipamento de série, para trocas de caixa rápidas sem recorrer à embraiagem.
E por falar em embraiagem, não podemos deixar de referir que a Suzuki V-Strom 800 DE conta com sistema de ajuda ao arranque desde parado, o que significa que sempre que o condutor da trail começar a largar a embraiagem para arrancar, o motor automaticamente aumenta as rotações de forma a prevenir que os dois cilindros se calem.
Como últimas notas de destaque nesta novidade, resta referir que o assento está posicionado a 855 mm de altura do solo, enquanto o peso a cheio atinge os 230 kg.
A Suzuki V-Strom 800 DE vai chegar aos concessionários nacionais durante o primeiro trimestre de 2023, sendo que o PVP em Portugal ainda não foi anunciado. Mas o que já está confirmado são as três opções de cor diferentes: Champion Yellow nº2, Glass Mat Mechanical Gray, ou ainda Glass Sparkle Black.
Suzuki GSX-8S
Esta novidade é o mais recente membro da gama naked GSX-S, e que neste caso aposta no já referido motor dois cilindros em linha em vez do quatro em linha que encontramos noutros modelos da gama naked da casa de Hamamatsu. No caso da naked, o motor bicilíndrico conta com um sistema de escape exclusivo, de desenho compacto, e ponteira curta.
Esta moto dá uso a uma ciclística especificamente concebida para tornar a GSX-8S numa das propostas mais eficazes dentro do segmento naked de média cilindrada.
Embora mantenha a estrutura principal em aço como a V-Strom 800 DE. No entanto o braço oscilante mais curto, a suspensão dianteira de forquilha invertida e monoamortecedor traseiro da Kayaba, as jantes de alumínio fundido de 17 polegadas e cobertas por pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2, ou ainda o depósito de combustível de apenas 14 litros de capacidade, indicam, claramente, que a GSX-8S é uma naked para enfrentar sem medos uma estrada de asfalto recheada de curvas.
Também com chegada prevista ao mercado nacional durante o primeiro trimestre de 2023, com o mesmo nível de opções eletrónicas que já referirmos na V-Strom 800 DE, a GSX-8S estará disponível nas cores Pearl Cosmic Blue, Metallic Mat Balck nº2 / Glass Sparkle Black ou ainda Pearl Tech White.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as novidades que serão apresentadas durante o Salão de Milão EICMA. A não perder!