Para 2023 a Yamaha reforça a gama “sport-touring”, mais conhecida pelos motociclistas como Tracer. No Salão de Milão EICMA ficámos a conhecer a nova variante topo de gama Tracer 9 GT+, que beneficia de um conjunto de melhorias no seu equipamento em relação à versão normal que já conhecíamos.
O grande destaque nesta novidade é a utilização, em estreia num modelo Yamaha, do sistema de radar de ondas milimétricas.
Através da instalação do radar na dianteira da Tracer 9 GT+, os engenheiros da casa de Iwata conseguiram assim instalar nesta moto uma série de sistemas adicionais e que permitem disponibilizar ao condutor diferentes ajudas eletrónicas à condução.
O principal sistema associado ao radar é o cruise control adaptativo (ACC – Adaptive Cruise Control). Ao contrário de um convencional cruise control, em que o condutor da moto define uma velocidade limite e o sistema mantém essa velocidade de forma automática, no caso do ACC que podemos utilizar na nova Tracer 9 GT+ o condutor beneficia do ajuste automático da velocidade.
Isto significa que a moto utiliza os dados recolhidos pelo radar de ondas milimétricas, nomeadamente a distância para o veículo imediatamente à sua frente, e reduz ou mantém a velocidade de forma a garantir que a moto se mantém sempre à mesma distância desse veículo. Neste caso, o condutor da Tracer 9 GT+ não tem de se preocupar com travar ou acelerar, pois a eletrónica faz tudo isso sozinha.
O ACC é ajustável e, quando a moto está em movimento, o condutor pode selecionar uma das quatro opções de distância de segurança diferentes, de modo a adaptar-se às suas preferências individuais. A distância de segurança mais curta é apresentada com uma barra e a mais longa é apresentada com quatro barras.
O ACC oferece uma série de vantagens, incluindo a redução da fadiga do condutor, ao necessitar de menos intervenções da sua parte, além de assegurar uma melhor qualidade de condução mantendo uma distância de segurança constante e também favorecendo um fluxo de trânsito suave.
E como funciona o sistema Adaptive Cruise Control da nova Yamaha Tracer 9 GT+?
Quando o sistema ACC está ativo, o novo indicador no painel de instrumentos TFT de 7 polegadas apresenta um ícone verde (com cinzento para o modo de espera) e entre 1 e 4 barras brancas por baixo do ícone do automóvel para confirmar a distância de segurança selecionada.
Quando o ACC determina que a moto está demasiado perto do veículo à sua frente ou se deteta que o estado atual de aceleração/desaceleração irá, em breve, levar o condutor a aproximar-se demasiado, no indicador aparece o ícone de pedido de intervenção para notificar o condutor de que é necessária uma ação para manter a distância de segurança.
O ACC funciona em velocidades entre 30 km/h e 160 km/h: em 1.a e 2.a a partir de 30 km/h, em 3.a e 4.a a partir de 40 km/h e em 5.a e 6.a a partir de 50 km/h.
A velocidade pode ser aumentada e diminuída em incrementos de 1 km/h ou 10 km/h premindo ou mantendo pressionado o interruptor de ajuste. O sistema ACC é desativado ao travar ou apertar a manete da embraiagem durante mais de 1 segundo ou ao girar o punho do acelerador para além da paragem de aceleração.
Mas o ACC não se limita apenas a ter influência na forma como a Tracer 9 GT+ se relaciona com outros veículos.
Na realidade, o sistema conta com diversas funcionalidades adicionais. O assistente de ultrapassagem permite aumentar a velocidade automaticamente quando o ACC está ativo, garantindo que a moto conclui uma ultrapassagem sem obrigar o condutor a intervir no acelerador.
Outra função interessante é o de funcionar mesmo com a moto inclinada. Ao contrário dos automóveis, que mantêm uma posição horizontal relativamente estável em curva e por isso os radares e outros sensores funcionam sempre sem problema, numa moto, que inclina, existe a possibilidade do radar deixar de conseguir “ler” o que se passa à sua frente. Os chamados “pontos cegos” do sistema.
No caso da Yamaha Tracer 9 GT+ isso não é problema, pois o radar de ondas milimétricas analisa e encontra os veículos e outros obstáculos à frente da moto, mesmo em inclinação.
Outro ponto que deve ser destacado e que está ligado ao ACC, é a forma como o sistema acaba por acionar o motor e suspensões.
No caso da Tracer 9 GT+, equipada com suspensões de nova geração e controlo eletrónico da Kayaba, quando o ACC verifica que é preciso abrandar a velocidade, é inicialmente reduzida a velocidade de rotação do motor e depois os travões serão acionados. Nesse momento, e de forma a garantir máxima estabilidade do conjunto, as suspensões eletrónicas ajustam a sua afinação de forma a corresponder e maximizar as forças de travagem.
E por falar em travagem, temos ainda de realçar que a nova Tracer 9 GT+ dá uso ao denominado sistema de travagem unificado da Yamaha, e que, também a este nível, está interligado ao radar.
O sistema de travagem unificado é constituído por três elementos principais que funcionam apenas quando o controlo de travagem (BC – Brake Control) está ativado.
Primeiro, o assistente de travagem intervém quando o sistema deteta que uma colisão está iminente. Segundo, a assistência de travagem dianteira/traseira ajusta as forças de travagem em ambas as rodas para uma desaceleração estável. E terceiro, o controlo da travagem nas curvas ajusta automaticamente a força de travagem para evitar o bloqueio das rodas quando a moto está inclinada.
Convém também destacar que este sistema de assistência automática à travagem não é definido pela Yamaha como um sistema que evita colisões! O condutor da Tracer 9 GT+ terá sempre de controlar, no limite, a travagem de forma manual. Apenas beneficia de um nível de assistência superior que permite aumentar a segurança.
Ainda nas novidades eletrónicas, e com efeitos no cruise control adaptativo, a Yamaha revela que a nova Tracer 9 GT+ conta com um quickshift de 3ª geração. É mesmo a primeira moto da marca a dar uso a este novo assistente à passagem de caixa, e que permite ao condutor subir ou descer de relações de caixa sem que isso interfira ou desligue o ACC.
Também sob controlo eletrónico temos as suspensões Kayaba. O condutor tem apenas de selecionar um de dois modos – Sport ou Comfort – e deixar que o sistema receba os dados de telemetria da IMU de seis eixos para constantemente ajustar as afinações da forquilha e amortecedor traseiro para as condições de condução do momento.
Numa moto em que a eletrónica parece ser o ponto fundamental, a Yamaha refere que o novo sistema integrado D-Mode (modos de condução) apresenta melhorias para o condutor. Mais especificamente na forma como permite ao condutor selecionar as diferentes ajudas à condução.
Anteriormente, o D-Mode funcionava de forma totalmente independente das várias ajudas de controlo eletrónico, o que exigia um ajuste individual. Mas agora, ss modos Sport, Street, Rain ou Custom funcionam em conjunto com a seleção D-Mode, ajustando automaticamente o controlo de tração, o controlo de deslizamento, o controlo da elevação da roda dianteira e o controlo de amortecimento da suspensão eletrónica.
Mas a nova Yamaha Tracer 9 GT+ não se fica pela melhoria da eletrónica.
Nesta novidade que estará disponível nos concessionários da marca japonesa a partir de maio de 2023, com um PVP ainda por confirmar oficialmente, encontramos novos detalhes como interruptores ergonómicos, assento com novo acolchoamento e forro, ajustável em altura, travão de disco traseiro que passa para os 267 mm de diâmetro, ou ainda novo suporte de para-brisas dianteiro.
Uma última nota para as opções de cores disponíveis para a Tracer 9 GT+: Icon Performance e Power Grey. Ambas as cores utilizam uma técnica de pintura à mão, dividida para realçar o design da carenagem e a qualidade do acabamento.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todas as novidades da Yamaha e de outras marcas que são apresentadas na EICMA. A não perder!