A designação icónica “NX” regressa à gama de modelos da Honda na forma da nova NX500, uma renovação da trail CB500X. Significando “New X-over” (lê-se New Crossover – Nova Crossover), a NX500 foi concebida para ser usada em todas as situações, desde as estradas sinuosas a trilhos de gravilha ou a aventuras de longa distância.
Com base na popularidade da CB500X agora cessante, este novo modelo apresenta um novo estilo, com excelentes especificações e atualizações nas performances.
O motor é uma unidade de dois cilindros com embraiagem deslizante, compatível com carta A2 e beneficia da adição do controlo variável da marca e de uma reprogramação na ECU para melhorar a acelerações.
Onde quer que vá, uma volta na cidade, estrada sinuosa, autoestrada ou uma escapada fora de estrada, a NX500 tem o aspeto certo.
Face à CB500X que substitui, está com uma imagem mais robusta e aventureira, com um novo estilo que mistura o caráter utilitário com o aventureiro. A tecnologia presente, assume a forma de um novo ecrã TFT a cores de 5 polegadas herdado da XL750, melhorado para uma boa visibilidade sob luz solar intensa.
Juntamente com um interruptor de 4 vias simplificado e retro iluminação no punho esquerdo, permite ter uma navegação detalhada diretamente no ecrã, para o condutor fazer chamadas ou ouvir música. Tudo o que é necessário fazer é descarregar a aplicação Honda RoadSync a partir da Play Store ou da App Store.
A dinâmica e a sensação de maneabilidade foram melhoradas graças a um emagrecimento de 3 kg (1,5 kg dos quais provêm das novas jantes leves de alumínio fundido com 5 raios) no peso em ordem de marcha, para 196 kg, à revisão da mola e do amortecimento da forquilha invertida Showa SFF-BP de 41 mm.
Leve e robusto, o quadro principal em tubos de aço tipo diamante de 35 mm de diâmetro fica inalterado para 2024. Os dois discos dianteiros de 296 mm são acionados por pinças Nissin de dois êmbolos e o disco traseiro de 240 mm tem uma pinça de um só êmbolo.
O motor de 471 cc da NX500, uma moto que pode ser conduzida por detentores de carta A2, é uma unidade de dois cilindros paralelos, 8 válvulas e arrefecimento por líquido. É um motor cujo desempenho geral e carácter são já conhecidos com um pico de potência é de 47,5 cv que chega às 8600 rpm e com o pico de binário de 43 Nm a aparecer às 6500 rpm.
Recebe agora o sistema HSTC de gestão da tração da roda traseira, que oferece uma condução descansada e de toda a confiança em piso de menor aderência. O HSTC pode ser totalmente desligado se o condutor assim o desejar.
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