No seguimento do sucesso que conseguiu com a X-Cape 650, a Moto Morini, que, recordamos, passou recentemente a ser representada em Portugal pela Puretech Moto, mostrou no Salão de Milão EICMA a nova opção trail concebida para garantir polivalência, mas agora equipada com um motor mais forte e mais tecnologia: a X-Cape 1200.
A marca italiana não deixou nada por fazer nesta X-Cape 1200. Desde motor, chassis ou tecnologia, tudo foi alvo de máxima atenção, e assim esta trail de cariz mais apropriado para o asfalto, mas que não se nega a aventuras fora de estrada, apresenta-se ao serviço com um conjunto de argumentos que não deixam de impressionar.
No coração desta novidade encontramos um moto V2 denominado Corsa Corta EVO. Totalmente projetado e concebido em Itália, este motor foi criado de acordo com as novas normas de homologação Euro 5+. Como o nome indica, é um bicilíndrico em V, com ângulo de abertura dos cilindros de 87 graus, e com um diâmetro de 107 mm e curso de 66 mm, a Moto Morini X-Cape 1200 tem uma cilindrada de 1187 cc.
Deste motor a marca italiana consegue extrair uns saudáveis 125 cv.
Este motor Corsa Corta EVO que evolui o conceito inicialmente pensado por Franco Lambertini, fica instalado num quadro de última geração, com a Moto Morini a conceber uma estrutura mista, que inclui placas superiores em alumínio conectadas a tubos de aço, que se conectam na traseira a um braço oscilante extra longo (630 mm de comprimento).
Isto resulta numa distância entre eixos de 1545 mm, uma distância que indica claramente que a Moto Morini pretende que a nova X-Cape 1200 mantenha estabilidade e garanta o máximo de tração nos momentos de aceleração.
Por falar em distâncias, este novo quadro deixa o condutor sentado num assento desenhado para exponenciar o conforto em condução prolongada, e que se encontra a 860 mm de altura do solo.
As suspensões permitem que as rodas de 19 e 17 polegadas percorram um curso máximo de 180 mm, sendo totalmente ajustáveis no caso da forquilha. Por outro lado, a travagem Brembo recorre a discos dianteiros de 320 mm mordidos por pinças monobloco, enquanto no eixo traseiro a X-Cape 1200 conta com um disco de 280 mm. O ABS é do tipo “cornering”, e pode ser desativado para os momentos de condução “off road”.
Depois, e para além do seu design que segue as linhas iniciadas pela versão 650 que tanto deu que falar desde que foi apresentada, a nova X-Cape 1200 conta com um completo pacote eletrónico.
Através de um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas a cores o condutor será informado da pressão dos pneus que de série são os Pirelli Scorpion Trail , as luzes dianteiras LED têm função de iluminação em curva, quatro modos de condução que alteram parâmetros como disponibilidade da potência e controlo de tração, “cruise-control”, quickshift, visualização das indicações de GPS diretamente no painel de instrumentos ou ainda radar traseiro para informar o condutor da presença de veículos no ponto cego.
Não se sabe ainda quando é que nova Moto Morini X-Cape 1200 estará disponível no nosso País, nem o seu preço. Fique atento pois iremos atualizar este artigo assim que possível com essas informações assim que a Puretech Moto as confirma oficialmente.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!