Num momento em que assinala o primeiro aniversário desde que iniciou a sua vida em Portugal, a marca chinesa QJ Motor marcou presença, em força, no Salão de Milão EICMA, com toda a variada gama de modelos que já conhecemos e temos vindo a testar nas edições da Revista MotoJornal, mas também com duas novidades quatro cilindros: a SRK1000 RC e a SRK800 RR.
Ao todo, a completa gama da QJ Motor inclui 37 motos de diferentes segmentos e cilindradas, 4 propostas elétricas e dois ATV. Porém, entre tantas motos a ocuparem o espaço da marca na EICMA, foram mesmo as duas desportivas que foram o centro de todas as atenções e que marcam a estreia da QJ Motor ao nível dos motores de quatro cilindros.
Começando pela mais poderosa, a SRK1000 RC está equipada com um motor de quatro cilindros em linha com refrigeração líquida e que deriva do motor inicialmente utilizado pela MV Agusta em alguns dos seus modelos.
Este motor tetracilíndrico tem uma cilindrada de 1078 cc, e de acordo com a marca chinesa a potência máxima será de 144 cv (106 kW), para acompanhar um binário máximo de 112 Nm. A esta performance digna de uma moto desportiva temos de juntar um peso a seco que é de 198 kg.
O sistema de escape inspira-se em grande parte pelas soluções da marca italiana, mas neste caso a QJ Motor também opta por desenhar um par de ponteiras (uma em cada lado da moto) exclusivas da sua criação.
Tal como nas MV Agusta, também a SRK1000 RC conta com um quadro tipo treliça, em tubos de aço, reforçado com placas laterais em alumínio, e que funciona em conjunto com um monobraço oscilante que deixa totalmente à vista a esbelta jante com um design bastante atraente.
Esta desportiva maior da QJ Motor encontra-se equipada com forquilha dianteira Marzocchi, com bainhas invertidas e ajustáveis, à qual se junta ainda um amortecedor traseiro em posição central conectado a um sistema de bielas.
Na travagem, esta novidade desportiva faz uso de um sistema assinado pelos especialistas da Brembo, com dois discos dianteiros de 320 mm e pinças Stylema, e um único disco traseiro de 260 mm.
Numa moto em que o design segue uma tendência agressiva e moderna com carenagens aerodinâmicas de asas embutidas no desenho das mesmas, destacamos ainda a iluminação totalmente por LED, um painel de instrumentos TFT a cores e uma embraiagem hidráulica, para além de um quickshift eletrónico para trocas rápidas e mais precisas de caixa, e câmaras dianteira e traseira que mostram imagens diretamente no painel de instrumentos.
Sem dúvida a nova SRK1000 RC será uma moto a ter em conta por todos os motociclistas que desejam sentir a adrenalina de conduzir uma moto desportiva com argumentos bem interessantes. Apenas necessitamos que a QJ Motor revele preço em Portugal e também todas as especificações técnicas.
Continuando nos modelos desportivos e equipados com motor quatro cilindros em linha, também na EICMA a QJ Motor mostrou ao mundo a nova SRK800 RR.
No caso desta SRK800 RR, e novamente destacando o design que privilegia totalmente as soluções aerodinâmicas com recurso a asas dianteiras proeminentes, o motor tetracilíndrico vai buscar inspiração à unidade motriz que a Honda utiliza nas suas 650 cc.
Compartilha o mesmo diâmetro de pistões, 67 mm, porém a marca chinesa alterou o curso para garantir um aumento de cilindrada que neste caso é de 778 cc.
A QJ Motor não revela ainda qual a potência gerada por este seu novo motor, mas as informações não oficiais, e que por isso carecem de confirmação quando as especificações técnicas forem divulgadas, apontam para uma potência ligeiramente superior a 100 cv o que compara com os 95 cv das Honda “seis e meio”.
Do ponto de vista do chassis, a SRK800 RR aposta num quadro que se assemelha também às Honda, inclusivamente com as placas laterais de reforço a apresentarem as mesmas “reentrâncias” ou recortes das motos japonesas. Tendo em conta o que sabemos do comportamento das 650 da Honda, podemos então antecipar que este quadro permitirá ao condutor da SRK800 RR usufruir de um conjunto estável e equilibrado mesmo em condução mais no limite.
As suspensões são Marzocchi, com destaque para uma forquilha dianteira invertida ajustável (até que ponto podemos ajustar ainda falta confirmar), enquanto o monoamortecedor fixa diretamente ao braço oscilante.
Outros detalhes que podemos realçar nesta novidade da QJ Motor são o painel de instrumentos TFT a cores, os modos de condução que, presumimos, deverão ajustar algumas ajudas eletrónicas à condução, e ainda um sistema de escape que termina numa ponteira que visualmente se assemelha muito às ponteiras fabricadas pela Akrapovic, e que por isso deverá conferir uma sonoridade bem interessante à SRK800 RR.
Tal como acontece com a SRK1000 RC, também na 800 cc teremos de aguardar pelas informações oficiais para conhecer todos os detalhes técnicos e também qual será o preço desta moto no nosso país.
A presença da QJ Motor no EICMA com estas duas novidades é assim uma firme declaração de intenções da marca, que pretende aumentar a sua oferta de produtos na Europa de forma progressiva.
De momento, a gama do fabricante asiático em Portugal é formada por propostas que tocam três dos segmentos considerados pelos seus responsáveis como sendo os mais importantes do mercado, como o Adventure com os modelos SRT 800, SRT 800X, SRT 700X, SRT 550 e SRT 550X, o Street para o qual contam com os modelos SRK 700, SRK 400, SRK 125 S e SRV 550 e ainda o segmento Custom onde aposta nos modelos SRV 300 e SRV 125.
Convém também não esquecer que todas as motos da QJ Motor comercializadas em Portugal beneficiam de nada menos do que 6 anos de garantia de fábrica! Uma aposta que revela a confiança que a marca chinesa tem nos seus produtos, e não escondendo que estes são mesmo “Made in China”.
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