Está quase pronta, mas ainda teremos de aguardar pelo ‘produto final’. Isto é o que a BMW Motorrad tem para nos dizer da muito interessante e apelativa Concept F 450 GS, uma proposta que no Salão de Milão EICMA se apresenta ainda no seu formato conceptual, sendo que na verdade a marca alemã revela que o que vemos nas imagens que acompanham este artigo é uma moto praticamente de produção em série.
Esta é a GS destinada aos motociclistas com carta A2, e que ficará inserida na gama entre a G 310 e as maiores F 800 e F 900 GS.
Mantendo o design facilmente reconhecível de outros modelos aventureiros da BMW Motorrad, a Concept F 450 GS apresenta-se ao mundo das duas rodas ‘vestida’ com as cores da versão Trophy da poderosa maxitrail R 1300 GS. Uma escolha que foi feita como forma de sublinhar o caráter dinâmico desta moto.
O coração da Concept F 450 GS é um novo motor bicilíndrico, que a marca alemã diz que foi desenhado de novo a partir de uma folha em branco, em vez de ser uma unidade motriz readaptada a este conceito de média cilindrada.
Neste momento a BMW Motorrad não revela ainda muitas informações técnicas, e por isso apenas podemos realçar que de acordo com a casa de Munique o bicilíndrico vai apresentar uma ordem de ignição especial e que nunca antes foi utilizada.
Será um motor ‘pontudo’, que se sentirá perfeitamente à vontade nos regimes de rotação mais elevados, sendo que a potência estará nos 48 cv. Sem esquecer que vai gerar uma generosa dose de binário logo a partir de baixos regimes.
O motor destaca-se também pelas suas dimensões compactas, sendo que a leveza advém da utilização de materiais exóticos, como por exemplo o magnésio.
Do ponto de vista da ciclística, a Concept F 450 GS apresenta uma estrutura concebida em específico para utilização off road, porém, os engenheiros de chassis da marca alemã desenvolveram a ciclística de forma a conseguirem obter bons resultados dinâmicos até mesmo numa utilização nos pisos de asfalto.
A forquilha invertida é totalmente ajustável, enquanto o amortecedor traseiro conta com tecnologias derivadas das motos de competição nos Rali Raid e enduro. Isto numa moto que vai pesar perto dos 175 kg, o valor mínimo para uma moto da categoria A2.
Outras características em destaque na Concept F 450 GS são o ABS Pro dependente do ângulo em curva, modos de condução totalmente configuráveis, conectividade com smartphone através do painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas, sendo que para a moto de produção a BMW Motorrad irá apenas modificar a altura do assento ao solo para maior acessibilidade, para além de disponibilizar jantes de liga leve em opção às jantes de raios cruzados nas dimensões de 19 e 17 polegadas.
Quando é que poderemos ver a Concept F 450 GS nos concessionários?
De acordo com a BMW Motorrad, o plano passa por desenvolver um pouco mais o conceito e, durante 2025, ficaremos a conhecer então a versão final de produção em série desta pequena moto de aventura que mostra argumentos bem interessantes para se destacar no fora de estrada.
Galeria de fotos BMW Motorrad Concept F 450 GS
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!