EICMA 2024 – A popular Honda NC750X recebe diversas alterações

A pensar em 2025 a Honda anunciou uma renovada NC750X. A popular proposta bicilíndrica da marca japonesa foi apresentada na EICMA.

nc750x

Em pleno período de apresentação de novidades para 2025, a Honda aproveitou o Salão de Milão EICMA para revelar ao mundo das duas rodas a nova NC750X, um modelo que conquistou o coração de milhares de motociclistas portugueses, e não só, apresentando argumentos sólidos e muita polivalência.

Com um design que de certa forma nos transporta para os modelos de aventura, mas adaptado a um ambiente urbano, a Honda NC750X de nova geração é a evolução do conceito que originalmente foi introduzido no mercado europeu em 2012, na altura como uma ‘setecentos’.

O motor bicilíndrico, a posição de condução espaçosa e confortável, versatilidade, e até mesmo o já icónico espaço de arrumação no lugar onde habitualmente se encontra o depósito de combustível, tornaram a NC750X numa moto extremamente relevante para a Honda.

E por isso a marca japonesa teve o cuidado de introduzir nesta versão de 2025 diversas novidades que, não ‘estragando’ o trabalho feito até agora, procuram dar à X novos argumentos técnicos e dinâmicos para responder ao ataque de marcas rivais, num segmento altamente competitivo.

 

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Para 2025, a NC750X continua a sua trajetória de desenvolvimento com uma maior utilização de materiais sustentáveis no seu fabrico, um novo estilo, mais tecnologia e respostas do exclusivo sistema DCT (dupla embraiagem) refinadas, para além de melhores performances e maneabilidade. Mantém-se, como sempre, uma moto verdadeiramente versátil.

Adota agora uma nova identidade mais dinâmica e robusta graças às carenagens superiores e inferiores redesenhada e que apresentam arestas acentuadas e linhas fortes. As revisões da estrutura das carenagens e da forma como estas se fixam à moto foram feitas de forma a melhorar a facilidade de remoção e instalação das mesmas, e, em última análise, a facilidade geral de manutenção.

Outras novidades de estilo que podemos encontra na nova NC750X incluem um novo forro do assento, agora com costuras adicionais, que amplia a sensação de qualidade, e uma cobertura mais resistente e revista para a área de arrumação que existe no lugar do depósito.

Esse espaço de arrumação tem um volume de 23 litros, podendo por isso albergar objetos de maiores dimensões, sendo uma das grandes mais-valias e características tão apreciadas pelos motociclistas.

O novo farol com tecnologia LED confere à X uma assinatura luminosa específica e diferenciada. O para-brisas foi desenhado para oferecer uma excelente proteção contra os elementos, enquanto os painéis laterais e as tampas esguias, para além da traseira redesenhada, destacam a postura descaída para a frente deste modelo.

 

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Para adaptar a NC750X às necessidades de cada um, está disponível como acessório opcional um para-brisas ajustável em altura, bem como um novo assento Comfort, que utiliza enchimento adicional de uretano para dar uma condução ainda mais confortável.

Do ponto de vista de materiais utilizados, a Honda tem feito uma grande aposta na utilização de soluções mais ecológicas.

Esta geração da NC750X utiliza cada vez mais o material sustentável Durabio (uma resina de policarbonato de base biológica), que foi agora aplicado no fabrico de algumas peças da carenagem, para-brisas, bem como de outros componentes. A NC750X é a primeira Honda a utilizar Durabio colorido, com seis peças empregues em toda a moto nas cores Khaki e Preto.

A tecnologia está sempre presente numa moto moderna, e assume aqui a forma de um ecrã TFT a cores de cinco polegadas. A colagem ótica do painel de instrumentos melhora a visibilidade sob luz solar intensa.

O layout do painel de instrumentos pode ser personalizado entre os modos Bar (barra), Circle (círculo) e Simple (simples), sendo que o condutor terá acesso a informações adicionais através da conetividade para smartphones disponível com a aplicação Honda RoadSync.

 

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No coração deste modelo encontramos o conhecido e fiável motor bicilíndrico paralelo ‘sete e meio’. Com uma potência de 58 cv às 6.750 rpm, e o binário máximo é de 69 Nm estando disponível às 4.750 rpm. A potência poderá ser adaptada para os 35 kW, podendo então a NC750X ser conduzida por motociclistas habilitados com a carta A2.

Este motor destaca-se pela sua suavidade, e para isso recorre dois veios de equilíbrio, sendo que a ordem de ignição desfasada de 270 graus permite à Honda encontrar uma calibração ótima para a entrega do binário produzido pelo dois cilindros.

Nesta nova geração Euro5+, destaca-se a ponteira de formato pentagonal e baixo peso.  Utiliza duas câmaras unidas por um tubo de ligação furado que trabalha como câmara de ressonância final e criam uma sonoridade distinta. O sensor OBD-2 e o novo catalisador garantem a conformidade com a norma Euro 5+ de emissões, numa moto que anuncia consumo médio de 3,5 litros.

Acoplado ao motor encontramos, em opção, a transmissão de dupla embraiagem. O conhecido DCT.

Esta tecnologia, exclusiva da Honda, está a ser desenvolvida desde há 14 anos, e agora entra numa nova geração, mais refinada, permitindo assim que os motociclistas que conduzem modelos equipados com DCT usufruam de maior conforto e despreocupação com o controlo da caixa de velocidades.

Podendo ser usados os modos Automático ou Manual, para 2025 os objetivos de desenvolvimento da DCT da NC750X foi conseguir um arranque mais suave a partir de parado e melhor controlo a baixa velocidade – a menos de 10 km/h.

Ultrapassando os parâmetros de funcionamento da geração anterior do DCT, esta nova versão estima a pressão do óleo na câmara do êmbolo da embraiagem e avalia completamente a forma como o ganho de feedback é aplicado – em vez de depender apenas de um sensor de pressão do óleo a montante do êmbolo da embraiagem – o que resulta numa resposta melhorada e mais delicada da embraiagem.

 

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Para além da forma como o acelerador eletrónico abre agora a partir de fechado, a caixa DCT também inclui uma parametrização específica e inteiramente dedicada para velocidades extremamente baixas.

Refira-se que no caso da NC750X com transmissão convencional o peso do conjunto é de 216 kg, enquanto a moto equipada com DCT apresenta um peso de 226 kg.

Na ciclística podemos ainda realçar novidades na travagem. Nomeadamente a substituição da pinça anterior por uma nova pinça de fixação radial, neste caso agora são duas, que atuam sobre discos recortados de 320 mm. No eixo traseiro está instalado um disco de 240 mm com pinça simples, sendo que o sistema de ABS é do tipo de dois canais.

Por último, as novas jantes dianteira e traseira em alumínio fundido com raios ‘3 por 3’ – tamanhos 17 x 3,50 polegadas e 17 x 4,50 polegadas – estão cobertas por pneus 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17, respetivamente, e permitem poupar 1,8 kg, anulando o peso extra do sistema de travagem dianteiro revisto.

A Honda disponibilizará inúmeros packs de acessórios que poderão ser usados individualmente ou em conjunto. Aguardamos a confirmação oficial por parte da Honda Portugal Motos sobre quando é que esta nova NC750X estará disponível nos concessionários da marca no nosso País, e também qual será o preço das diferentes versões.

Quanto a cores, sabemos já que a polivalente proposta japonesa estará disponível nas opções de cor Verde Earth Ivy Ash com acabamentos em Preto Graphite, Preto Earth com acabamentos Prata Metalizado Mate Beta, Branco Pérola Mate Glare com acabamentos Preto Graphite, e ainda a opção Vermelho Fighting com acabamentos Preto Graphite.

Galeria de fotos Honda NC750X

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