A Honda, enquanto fabricante de motos (e não só) comprometeu-se a atingir a neutralidade carbónica de todas as suas atividades empresariais até 2050. E esse objetivo é ainda mais ‘apertado’ no que diz respeito à divisão dedicada às duas rodas, que tem até 2040 para atingir a neutralidade carbónica.
E por isso a marca japonesa revelou no Salão de Milão EICMA 2024 dois novos protótipos que foram concebidos como forma de acelerar o ritmo rumo à neutralidade carbónica: a EV Fun Concept e a EV Urban Concept.
Refira-se que com a futura adição aos modelos da sua gama comercial do novo protótipo desportivo EV Fun e do protótipo EV Urban, a Honda está a progredir no sentido de realizar o seu plano de introduzir 30 modelos elétricos de motos em todo o mundo até 2030.
Uma missão ambiciosa, mas que na EICMA ganhou um importante “boost”.
Protótipo EV Fun Concept
Este protótipo apresenta-se como uma moto elétrica concebida para uma utilização divertida. É um modelo desportivo do tipo naked, equivalente a uma convencional moto de média cilindrada que esteja equipada com motor de combustão interna.
Ao contrário das scooters elétricas Honda já conhecidas, esta moto conta com uma bateria fixa, e este é o primeiro modelo desportivo elétrico da Honda zero emissões que tem a sua comercialização prevista para 2025.
O protótipo EV Fun Concept é o primeiro modelo desportivo elétrico da Honda e está a ser desenvolvido como uma moto elétrica de próxima geração, que oferece uma nova sensação de condução silenciosa e um sentimento emocional único nas motos elétricas.
Para além das características técnicas e tecnológicas que, de acordo com a marca, vão contribuir para um comportamento dinâmico especial, esta nova forma de viver as motos é silenciosa e isenta de vibrações. A Honda acredita que esta nova experiência elétrica vai melhorar o estilo de vida dos motociclistas.
O sistema e a forma de carregar o protótipo EV Fun Concept foram desenvolvidos aplicando o “know-how” e as tecnologias da Honda usadas nos seus automóveis e produtos elétricos. A bateria é compatível com o carregador rápido CCS2 (o mesmo standard que os automóveis) e foi desenvolvida para otimizar o equilíbrio entre baixo peso e carregamento rápido, bem como para proporcionar uma autonomia superior a 100 km, o suficiente para uma utilização citadina.
Protótipo EV Urban Concept
Por outro lado, a marca japonesa está consciente que a mobilidade urbana será o principal ‘ambiente’ em que as motos elétricas se conseguem destacar das motos com motor a combustão.
Por isso, os engenheiros nipónicos desenharam o protótipo EV Urban Concept, um modelo elétrico, tipo scooter, que incorpora a visão da Honda sobre a mobilidade urbana elétrica com design funcional, tecnologias que permitem manter a moto e o condutor conectados ao mundo que os rodeia, e um conjunto de baterias desenvolvido internamente pela Honda.
De acordo com a marca japonesa, “O modelo representa a visão da mobilidade do futuro próximo que coopera e se relaciona com as pessoas e a sociedade através do seu estilo essencial e sofisticado, da interface intuitiva homem-máquina (HMI – Human-Machine Interface) e das novas experiências criadas pela fusão de software e hardware”.
Refira-se que em relação a esta scooter elétrica a Honda não revela ainda quando é que eventualmente a poderemos ver nos concessionários.
Galeria de fotos protótipos Honda EV Fun Concept e EV Urban Concept
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!