A superdesportiva de Iwata deixará de estar disponível como modelo de estrada a partir de 2025. A icónica Yamaha YZF-R1 deixará, na Europa, um vazio no coração de muitos motociclistas que se apaixonaram pelo design e prestações da moto japonesa. Mas, felizmente, continuaremos a poder ter a R1 Race como moto para pista, sendo que a equipa oficial do Mundial de Resistência FIM, a YART – Yamaha Austria Racing Team, decidiu criar e apresentar no Salão de Milão EICMA três edições especiais R1 8 Horas de Suzuka.
A YART, equipa que terminou a temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM como vice-campeã, teve uma temporada repleta de incidências e altos e baixos. Mas um dos momentos de maior destaque foi a participação nas icónicas 8 Horas de Suzuka.
A prova japonesa é um ‘ponto de honra’ para os fabricantes que competem na disciplina de Resistência de motos. E principalmente para as marcas japonesas, que, por norma, colocam em pista nessa corrida equipas especiais com pilotos de renome mundial.
A YART competiu com a sua formação de pilotos habitual frente a algumas dessas equipas especiais de fábrica, e o resultado final, o 2º lugar, fez com que a YZF-R1 fosse um dos grandes destaques das 8 Horas de Suzuka.
Este resultado inspirou a equipa YART e a Yamaha Motor Europe para criarem um novo conjunto de edições especiais denominadas R1 8 Horas de Suzuka. São apenas três variantes, cada qual com um nível de equipamento específico que eleva o patamar de eficácia e performance da R1 para um novo patamar superior.
As três R1 8 Horas de Suzuka estarão disponíveis nas variantes Base, Evo ou a mais equipada e exótica Factory.
A variante Base tem uma potência de 202 cv, estando equipada com suspensões Öhlins de competição: forquilha FGK 219 e amortecedor traseiro TTX YA468. A acompanhar temos um amortecedor de direção Öhlins de competição, sistema de escape de competição da Akrapovic em titânio, enquanto as jantes são assinadas pela Marchesini sendo fabricadas em alumínio forjado e cobertas por pneus Bridgestone Slick V02.
A travagem está a cargo da Brembo, especialistas italianos que fornecem as pinças GP4-RX, discos T-Drive e pastilhas Z04, sendo que o piloto poderá ajustar remotamente o feeling da travagem com o afinador remoto também da Brembo.
A variante Evo desta Yamaha R1 8 Horas de Suzuka sobe um patamar em termos de equipamento. Nomeadamente com a inclusão de forquilha Öhlins FGR252, pinças Brembo GP4-MS, pinça traseira de travão com acabamento de níquel, bomba de travão principal radial CNC PR18x19 da Brembo, e no interior da caixa de ar está instalado um filtro de ar especial da BMC.
Finalmente, a variante Factory mantém todos os upgrades que referimos na Evo, mas adiciona a isto um kit completo de motor da GYTR.
A YART instala então novos componentes internos – árvores de cames, bielas, pistões, molas de válvula, etc – e que permitem à equipa anunciar uma potência de 220 cv! Muito próximo da potência que a YART consegue extrair do quatro em linha CrossPlane utilizado na moto de competição.
Convém também realçar que todas as edições especiais R1 8 Horas de Suzuka incluem numerosos componentes GYRT.
Neste particular destacamos o sistema “quick release” da roda traseira de última geração, centralina de competição ou acelerador de curso curto.
As motos serão fabricadas pelos mesmos especialistas da YART que integram a equipa do Mundial de Resistência FIM. Os clientes poderão registar o seu interesse clicando aqui , sendo que a Yamaha Motor Europa disponibiliza entrega gratuita da moto em todo o território europeu.
Galeria de fotos Yamaha R1 8 Horas de Suzuka
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!